FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Portaria Normativa

07/02 a 10/02  Período de inscrições
          TIRE SUAS DÚVIDAS

- Inscrições

- Nota de corte
 13/02  Resultado da pré–seleção na chamada única e Lista de Espera  - Classificação e pré–seleção

- Lista de espera
 14/02  Conclusão da inscrição no Sisfies pelos estudantes pré–selecionados na chamada única  - Conclusão da inscrição
14/02 a 03/03  Os estudantes participantes da Lista de Espera que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de 5 (cinco) dias.  - Lista de espera

- Conclusão da inscrição

Antes de iniciar sua contratação do financiamento junto ao SisFies, o estudante deverá observar que:

- Deve estar regularmente matriculado junto à Instituição;

- Sua inscrição deverá ser dentro do semestre para o qual se pretende o financiamento;

- Verifique o manual com o passo a passo que está disponível no site do SisFies;

- A senha do SisFies é responsabilidade do estudante e é com ela que se realizam todos os procedimentos necessário relativos ao Fies;

- Todas as fases do processo têm prazos e devem ser observados.

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no SisFIES

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFIES e informar os dados solicitados.

Nesta etapa, o estudante deverá informar os valores da semestralidade. Em caso de dúvida, entre em contato com nossa Central de Atendimento para confirmação destes valores. Ainda nesta etapa é informado o percentual a ser financiado. Caso seja contemplado com uma bolsa PROUNI e queira financiar o restante do curso pelo FIES, o percentual a ser informado deverá ser 100%, pois é em relação à diferença não contemplada pelo PROUNI.

2º Passo: Entrega de Documentos

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá protocolar a ficha de inscrição juntamente com os documentos abaixo:

- Comprovante de renda;

- Cópia da Carteira de Identidade; ou outro documento oficial que contenha foto, (*);

- Cópia do CPF;

- Cópia do Histórico Escolar de Ensino Médio; e

- Comprovante de Residência (caso não esteja no nome do estudante, deverá ser declarado no verso da cópia que o estudante reside naquele endereço).

(*) São aceitos como documentos de identidade: RG; CNH e CTPS.

O estudante deverá trazer os originais para conferência.

3º Passo: Validação das informações pela CPSA

Assim que a documentação for recebida pela Central de Atendimento, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que é responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato, irá verificar e, se estiver correto, validará a inscrição.

4º Passo: Validação das informações pelo aluno

Após a validação por parte da CPSA, o aluno também deverá validar o processo, acessando com sua senha, o site do SisFies

5º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência. Sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

6º Passo: Finalização do processo

Após a devida contratação junto ao agente financeiro, o estudante deverá protocolar uma via do contrato junto à Central de Atendimento para que sejam lançados os créditos financeiros do Fies para a baixa das mensalidades.

Não esquecer que semestralmente:

- O estudante deverá ter aproveitamento acadêmico de 75% por exigência do MEC;

- Deverá ser feito o Aditamento do financiamento, conforme cronograma que será disponibilizado oportunamente pela Instituição.

Mais detalhes no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Em caso de dúvidas, procure nossa Central de Atendimento ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Conheça também as condições para estudar com o PROUNI: CLIQUE AQUI