PROUNI

Consulte as vagas disponíveis, digitando "UNIANDRADE" aqui

Dúvidas Frequentes

PORTARIA NORMATIVA No 2, 1o DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA No 87, DE 3 DE ABRIL DE 2012

PORTARIA NORMATIVA No 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015

EDITAL No 6, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

Fonte: conforme legislação vigente PORTARIA NORMATIVA No 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015

Inscrição ProUni 2017

Os alunos que podem realizar a inscrição ProUni 2017 são aqueles que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O aluno deve, também, ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do ENEM e não pode ter zerado na redação.

Além disso, para concorrer à bolsa integral, o aluno deve ter uma renda bruta familiar de até 1 1/2 salários mínimo. Para concorrer à bolsa parcial de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa e estar em conformidade com ao menos uma das condições listada abaixo:

• Ter cursado e concluído o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada com bolsa integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo a função na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

O processo de seleção para a obtenção das bolsas acontece em três fases:

a) Inscrição Prouni e pré-seleção pelo MEC: o aluno escolhe a modalidade de bolsa em até cinco instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, de acordo com a sua renda familiar por pessoa e sua adequação às condições do programa. Em seguida, o Sistema do ProUni (Sisprouni) classifica os alunos, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no ENEM.

b) Conferência das informações preenchidas pelo candidato pelas instituições de ensino superior: os alunos devem comparecer às instituições de ensino, portando os documentos que comprovem todas as informações que constam em sua ficha de inscrição.

c) Seleção feita pelas instituições: os alunos poderão ser encaminhados para processos seletivos realizados pelas próprias instituições que o aluno escolheu. Se aprovados, serão inseridos no programa por meio da emissão do Termo de Concessão de Bolsa.

A reprovação do candidato em qualquer das etapas descritas implicará a pré-seleção em segunda chamada do candidato seguinte na listagem de classificação, de acordo com a ordem das notas obtidas no ENEM, além das vagas remanescentes ProUni 2017.

O aluno selecionado para participar do programa deverá apresentar, durante o curso, um aproveitamento de, no mínimo, 75% nas disciplinas que fazem parte do curso escolhido, durante cada período letivo para poder permanecer como bolsista.

Documentos Obrigatórios

Para o Processo Seletivo do ProUni e Matrícula

Candidato

(03 Cópias) Histórico Escolar;

(03 Cópias) Certificado de Conclusão do Ensino Médio na ausência do Histórico;

(02 Cópias) Carteira de Identidade (RG);

(01 Cópia) Título Eleitoral;

(03 Cópias) Certidão de Nascimento/ Casamento;

(03 Cópias) CPF;

(02 Cópias) Comprovante de Residência;

(01 Cópia) Comprovante de Rendimentos: C.T.P.S. e os 3(três) últimos demonstrativos de pagamento (contracheque);

Comprovante de Ausência de Rendimentos: C.T.P.S. e declaração (modelo na Uniandrade);

Comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública, quando for o caso;

Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos cursados em instituição privada, quando for o caso, emitido pela respectiva instituição;

Comprovante de efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta, quando for o caso;

Laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com a redação alterada pelo Decreto nº 5.296, 2 de dezembro de 2004, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, quando for o caso.

Grupo Familiar (cópia individual para cada membro do grupo familiar)

Carteira de Identidade;

CPF;

Comprovante de Residência;

Comprovante de Rendimentos: C.T.P.S. e os 3 (três) últimos demonstrativos de pagamento (contracheque);

(não havendo renda ou comprovante formal, verificar declarações em anexo);

Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato. Caso a ausência dos pais do candidato ocorra em função de motivos diferentes dos já citados, o candidato deverá apresentar elemento comprobatório da situação fática específica, a critério do Coordenador do Prouni na instituição de ensino superior;

Cópia de decisão judicial determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro de grupo familiar.

Quaisquer outros documentos que o coordenador ou representante(s) do ProUni eventualmente julgar (em) necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato devem ser apresentados, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar, inclusive contas de gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito e quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.