Oficina sobre o conto de Machado de Assis
Data: 05/12/20 Horário: 9h às 12h Carga Horária: 4 horas Público Alvo: Alunos de Letras e demais interessados Local: Online Número de Vagas: 100 Responsável pelo Curso: Greicy Pinto Bellin

Objetivos do Curso

Breve Ementa
A obra de Machado de Assis tem recebido atenção considerável nos últimos anos, o que implica em novas leituras, abordagens e interpretações que vão além da centralidade da interpretação, já exaurida em décadas de fortuna crítica de cunho sociológico e marxista. Torna-se imperativo, nos mais variados contextos, recuperar a textualidade machadiana a fim de não apenas penetrar no âmago da escrita do Bruxo, mas viabilizar sua leitura e interpretação entre os leitores não-profissionais que caracterizam os contextos da educação básica e superior nos dias atuais.

Objetivo
O objetivo da oficina é fornecer um instrumental de análise crítica da prosa machadiana a partir da leitura dos contos “O machete” e “A cartomante”. Utilizaremos, para alcançar este objetivo, os conceitos, formulados por Hans Ulrich Gumbrecht (2014), de “ritmo” e “Stimmung”. Para isso, os textos serão lidos em sala, pois acredita-se que sua leitura e recitação em voz alta é capaz de remeter os leitores ao clima do contexto da época de Machado, tornando possível não apenas uma efetiva (e eficaz) compreensão de sua produção literária, mas um trabalho didático com alunos do ensino fundamental, médio, e demais interessados na obra machadiana.