POR QUE CURSAR BIOLOGIA NA UNIANDRADE?



As Ciências Biológicas fazem parte da grande área que estuda amplamente todos os seres vivos, com ênfase em Estrutura (Fisiológica e Morfológica), Evolução, Filogenia e Ecologia de sistemas em seus diferentes níveis de organização. O curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) possui inúmeras características que o diferencia dos demais cursos ofertados no mercado.

A começar pelo corpo docente, formado por doutores e mestres, todos atuantes em suas áreas de especialização e pesquisa, com artigos publicados regularmente. As boas estruturas laboratoriais da IES incluem também o Herbário Armando Carlos Cervi (CTBA), a coleção de Zoologia e Paleontologia, laboratório de anatomia humana e microscopia,  permitindo aos alunos que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos na teoria. O currículo privilegia aulas dinâmicas e saídas em campo, práticas pedagógicas e de estágio em instituições conveniadas (Colégios da Rede pública e privada. Museu Botânico Municipal, Instituto Ambiental do Paraná, Universidade Federal, Secretaria do Planejamento, Sanepar, Embrapa, entre outras), além da participação em projetos de pesquisa, feiras e congressos.

Objetivo

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIANDRADE tem como metas: 

A formação de professores altamente qualificados de Ciências e Biologia, aptos ao ensino fundamental e médio; 

Formar pesquisadores nas diferentes áreas das Ciências Biológicas; 

Qualificar estes profissionais para que tenham uma visão científica, pedagógica e prática da vida e também do ensino;

Capacitar o biólogo para que possa elaborar e desenvolver projetos, participar de equipes multidisciplinares e acompanhar a evolução do pensamento científico em sua área de atuação; 

Formar seus alunos preparados a realizar cursos de pós-graduação nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e do ensino.

Infraestrutura

Laboratórios de macro e microscopia, Herbário com aproximadamente 8.000 exsicatas, materiais didáticos destinados à práticas em disciplinas básicas para a formação do Biólogo Licenciado.

Parcerias

Instituições de ensino particulares e públicas

Instituições Municipais: Museu Botânico Municipal, Jardim Botânico Municipal, Zoologia Municipal, Universidade Federal do Paraná e outros.

Corpo docente

O corpo docente é formado  por mestres e doutores, com graduação  em Biologia ou área afim de especialização, na área de atuação como docente.

Aulas de campo

Saídas de Campo em diversos Biomas como manguezais, restinga, campos, cerrado, floresta Ombrófila Mista e Densa, visando a consolidação das teorias em Ecologia, Botânica, Zoologia, Geologia, Entomologia. Visitas Técnicas aos Museus, zoológico, eventos e exposições.

Pesquisa, TCC, monitorias e estágios

Os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua. Estágios extracurriculares em intuições municipais e estaduais, voltados à educação ambiental e áreas afins.  Durante a elaboração do TCC, o aluno tem a oportunidade de experiência em pesquisa na busca do avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas, além da produção acadêmica e científica.



Tel.: (41) 3219 - 4290
Todos os Direitos Reservados - Centro Universitário Campos de Andrade
R. João Alencar Guimarães, nº01 - CEP: 81220-090 - Santa Quitéria - Curitiba - PR - Como chegar?
Al. Dr. Muricy, nº700/706 - CEP: 80020-040 - Centro - Curitiba - PR - Tel.: (41) 3012 - 3350 Como chegar?

Segunda a sexta das 08h às 21:30 / Sábado - 09h às 16:30