Licenciatura
Educação Física
Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Física forma profissionais para atuar como professores em diferentes estágios da educação, na rede privada e pública de ensino. Os professores de Educação Física, por meio da prática e da teoria, serão agentes de inclusão social por meio da atividade física, incentivando a prática esportiva e promovendo a saúde e bem-estar no âmbito educacional. Os profissionais formados pela Uniandrade utilizam modernas técnicas de formação profissional como a problematização, as aulas dialogadas, a sala de aula invertida, o ambiente virtual de aprendizagem, e desenvolvem em seus alunos as habilidades para a resolução de problemas, a aptidão verbal, bem como as competências sociais.

Formas de atuação A principal atividade de quem busca a licenciatura é atuar em sala de aula como professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Médio e Educação Especial. Outra possibilidade é trabalhar com o conteúdo do componente curricular da disciplina a partir de atividades como identificação, planejamento, programação, organização, direção, coordenação, supervisão, desenvolvimento e avaliação. Mais uma possibilidade diz respeito às atividades de natureza técnico-pedagógicas (Ensino, Pesquisa e Extensão), no campo das disciplinas de formação técnico-profissional no ensino superior, com foco na formação profissional.

Destaques do curso da Uniandrade

INFRAESTRUTURA Laboratório de Anatomia, Laboratório de Ludomotricidade, Laboratório de Ginástica, Cancha Poliesportiva e Avaliação Física.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO Os cursos de extensão contribuem para o contato com o mercado de trabalho desde o primeiro período.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Acompanhamento do desempenho do aluno durante o curso em razão de utilização da Avaliação Integradora.

Detalhes do curso
Presencial
Cidade Universitária
4 Anos
Manhã
| Noite
Matriz Curricular

Matriz Curricular

 

1º PERÍODO

C.H.

SAÚDE AMBIENTAL

66

PSICOLOGIA EM SAÚDE

66

BIOESTATÍSTICA

66

BIOÉTICA

66

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

66

TOTAL

330

   

2º PERÍODO

C.H.

ANATOMIA HUMANA

66

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

66

LUDOMOTRICIDADE

66

FISIOLOGIA HUMANA E APLICADA

66

RITMOS E MOVIMENTOS

66

ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

66

TOTAL

396

   

3º PERÍODO

C.H.

METODOLOGIA DO ENSINO DE DESPORTO COLETIVO I (VOLLEYBALL)

66

ANATOMIA DO MOVIMENTO

66

CINESIOLOGIA

66

TEORIA DO CONHECIMENTO (DIDÁTICA)

66

QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL

66

PRÁTICA CURRICULAR I

120

TOTAL

450

   

4º PERÍODO

C.H.

DESPORTO INDIVIDUAL I (ATLETISMO)

66

METODOLOGIA DO ENSINO DE DESPORTO COLETIVO II (FUTSAL)

66

ESPORTE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

66

METODOLOGIA DO ENSINO DE DESPORTO COLETIVO III (HANDBALL)

66

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS

66

PRÁTICA CURRICULAR II

120

TOTAL

450

   

5º PERÍODO

C.H.

DESPORTO INDIVIDUAL II

66

JOGOS INTELECTIVOS

66

METODOLOGIA DO ENSINO DO DESPORTO COLETIVO IV

66

DESPORTO INDIVIDUAL III

66

EMPREENDEDORISMO

66

PRÁTICA CURRICULAR III

120

TOTAL

450

   

6º PERÍODO

C.H.

HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA

66

CINEANTROPOMETRIA

66

ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

66

JOGOS DE OPOSIÇÃO

66

METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA

66

PRÁTICA CURRICULAR IV

120

TOTAL

450

 

7º PERÍODO

C.H.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

66

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

66

PSICOMOTRICIDADE

66

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

66

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

240

TOTAL

504

   

8º PERÍODO

C.H.

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

66

RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO DE ENSINO, FAMÍLIA E COMUNIDADE

66

ESTIMULAÇÃO MOTRICIA

66

LIBRAS

66

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

240

TOTAL

504

   

RESUMO GERAL

H/A

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

360

TOTAL DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS

2178

TOTAL DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

396

PRÁTICA CURRICULAR

480

TOTAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

480

TOTAL GERAL DO CURSO

3894

Depoimentos
"Minha experiência dentro do curso de Educação Física foi incrível, cursei licenciatura e bacharelado e o que mais se destaca é o corpo docente, pois eles buscam incansavelmente soluções para as metodologias de modo que possam aplicar seus conhecimentos dentro de sala de aula, sempre atualizados e receptivos aos alunos”
Mylena Laskos
Destaques da graduação presencial
  • Educação Física (Licenciatura)
  • Educação Física (Licenciatura)
  • Educação Física (Licenciatura)
  • Educação Física (Licenciatura)
Palavra da coordenação
Leonardo Farah

“O aluno que ingressa no curso de Educação Física (licenciatura ou bacharel) da Uniandrade fica imerso em um moderno modelo de ensino. Desde o início será estimulado com atividades que aproximam a ciência da realidade do mercado de trabalho, conseguindo associar teoria e prática. Com um corpo docente composto por mestres e doutores, altamente capacitados a desenvolverem as habilidades e competências que um professor de Educação Física necessita para se destacar no mercado de trabalho. Por fim, te convido a nos conhecer e saber mais sobre esse universo que forma a educação física”. --------------------------------------------------------------- Fale direto com o Coordenador ------------------------------- E-mail: educacao.fisica@uniandrade.edu.br / Whatsapp: 41 9 88024452

Minicurrículo

Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena - pelo Centro Universitário Positivo, atual UP (2005). Com MBA em Gestão empresarial pela UNINTER (2011). Com Mestrado em Ciências e área de atuação em Engenharia Biomédica pela UTFPR (2015) Atuação com consultoria e mentoria para profissionais da saúde, com foco na gestão, empreendedorismo e mercado. Palestrante com os temas relacionados a tecnologia na educação física e na nutrição. Coordenador e Docente no Curso de Educação Física no Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). CEO loja virtual da cardiomed.com.br , coordenou diversos projetos de produtos envolvendo, dispositivos mecânicos, hardware e software com foco em avaliação física e nutricional. Vasta experiência em consultoria técnico-científico no esclarecimento de dúvidas e gerando soluções para clientes (atletas e profissionais da saúde). Coordenador do Projeto Personal Empreendedor (gerando conteúdo em Lives toda quinta às 21hs pelo YouTube.com/lPersonalEmpreendedor). Diretor financeiro da Associação Paranaense de Personal Trainers. Diretor de tecnologia da Academia Brasileira de Personal Trainer. Pesquisador com foco no estudo da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), com registro de patente em um dispositivo para análise da VFC; Estudo sobre equipamentos e dispositivos para avaliação da composição corporal (adipômetros e bioimpedância, sendo multi ou mono frequencial); Estudo sobre equipamentos e dispositivos para avaliação física e nutricional; Estudo sobre gestão e empreendedorismo.

Receba novidades da área!