O curso

O curso de História da Uniandrade tem como objetivo proporcionar ao futuro profissional um instrumental teórico-metodológico que o capacite a atuar tanto na sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, quanto no desenvolvimento de projetos e pesquisas voltados à produção e divulgação do conhecimento histórico. Busca, ainda, fornecer ao acadêmico uma visão mais ampla da realidade, acentuar o espírito crítico e prepará-lo para o exercício da cidadania consciente.

Mercado de Trabalho

Atua em sala de aula, como professor do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental. Desenvolve pesquisas em História e Ensino de História, buscando a produção e divulgação do saber acadêmico.

Participa de projetos que visam a educação para o patrimônio, atua como educador nos diferentes ambientes a que se destina tal atividade, desde escolas a empresas e obras civis de grande porte. Atua no setor educativo de museus e institutos de pesquisa, auxilia na divulgação do conhecimento produzido por meio de pesquisas com documentos históricos. Analisa e produz material didático voltado ao Ensino Básico. Atua como consultor na pesquisa histórica junto a diferentes mercados, auxiliando na interpretação de documentos e contextos históricos específicos.

Destaques do curso da Uniandrade

AULAS DE CAMPO

Aulas de campo, nas quais os futuros profissionais são incentivados a conhecer e explorar os espaços históricos que são estudados em sala de aula.

AULAS PRÁTICAS

Aulas práticas, nas quais os alunos têm contato com documentos históricos, desde a descoberta por meio da Arqueologia até o uso como fonte.

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Laboratório de Práticas Pedagógicas, no qual são desenvolvidas atividades relacionadas à análise e à produção de materiais didáticos e de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula durante a sua futura prática docente.

Detalhes do curso

Teoria e Historiografia: Antiguidade ao Século XIX;

Teoria e Historiografia: Século XX;

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico;

Trabalho de Conclusão de Curso – Pré-Projeto.

• História
Depoimentos
  • “De todas as experiências que tive durante a faculdade as que mais se destacam são as amizades, tanto com colegas quanto com os professores. Poder contar com todos eles, tanto durante, quanto depois que o curso acabou é super legal. Também adorei as viagens e aulas de campo, elas foram grandes oportunidades de aprendizagem, além de conhecermos lugares lindos e especiais. Hoje trabalhando como professora tento ser o que os meus professores da faculdade foram: amigos.”

Morgana Fonseca Da Conceição

• “O curso de Licenciatura em História proporciona aos discentes uma imersão a diversos aspectos da história mundial, através de um corpo docente especializado e muito atencioso.”

Jeferson Fernando Nabosni

• “O período da minha graduação de História na Uniandrade foi de suma importância tanto profissionalmente quanto em minha vida pessoal, onde tive total apoio e muito interesse dos professores, tanto as aulas práticas quanto as teóricas me formaram capacitada para entrar no mercado de trabalho. Mesmo com todas as dificuldades que uma graduação pode ter, os professores sempre incentivavam a continuar e melhorar cada dia mais.”

Andressa de Lima

Destaques da graduação presencial
  • História
Palavra da coordenação
Liliane Cristina Coelho

“As constantes mudanças no contexto educacional brasileiro, voltadas tanto para o conteúdo quanto para a prática docente, exigem profissionais com capacidade de adaptação cada vez maior. Assim, conhecer e problematizar espaços e documentos históricos e saber utilizá-los para a divulgação do conhecimento deve ser uma atividade constante na vida profissional de um historiador. Com base nesse argumento, o curso de História da Uniandrade promove regularmente aulas de campo e laboratório nas quais os futuros profissionais são incentivados a conhecer e explorar os espaços e documentos históricos, desde a descoberta por meio da Arqueologia até o uso como fonte, com vistas a utilizar tal conhecimento em sua prática posterior. Se você se interessou por essa proposta, venha conhecer o nosso curso! ”

Minicurrículo

Graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001). Graduação em História Licenciatura Plena pela Uniandrade (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2015) em História Antiga, com tema em Egito Antigo, pela Universidade Federal Fluminense.

Receba novidades da área!