Licenciatura
Letras Português/Inglês
Sobre o curso

O curso de Letras garante o desenvolvimento de diversas competências: a competência linguística; a capacidade de reflexão analítica e crítica aplicada à literatura, às artes e aos estudos culturais e interdisciplinares.  Prevê, ainda, o cultivo dos valores éticos; e, principalmente, a conscientização sobre a importância de aperfeiçoamento contínuo, no sentido de incentivar os alunos à iniciação científica a partir de programas de pós-graduação em Letras, nas modalidades de Especialização, Mestrado, inclusive na própria instituição.

Formas de atuação A licenciatura permite ao formando lecionar, dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. O profissional ainda pode atuar como revisor de textos em editoras, como assessor de empresas, em agências de publicidade, como tradutor, em Língua Inglesa, conforme o curso, e em outras áreas onde o uso correto da língua se faz necessário.

Destaques do curso da Uniandrade

  INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA O egresso, aluno formado na graduação, possui direito a descontos em programas de pós-graduação em Letras, nas modalidades de Especialização e Mestrado na própria instituição. 

PROFESSORES MESTRES E DOUTORES Doutores, Mestres e Especialistas com comprovada experiência profissional constituem o corpo docente. A instituição faz esforços para a qualificação de seus profissionais, propiciando capacitação e formação continuada.

QUALIDADE O curso possui alta conceituação no MEC, apresentando a nota máxima 5. Além disso, é avaliado com 4 estrelas pelo Guia do Estudante.

Detalhes do curso
Presencial
Cidade Universitária
4 Anos
Noite
Matriz Curricular

Matriz Curricular

 

MÓDULO 1

 

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

66

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

66

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

66

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

66

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

66

LÍNGUA INGLESA I

66

TOTAL

396

   

MÓDULO 2

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

66

DIDÁTICA

66

TEORIA LITERÁRIA

66

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM

66

ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

66

LÍNGUA INGLESA II

66

TOTAL

396

   

MÓDULO 3

 

GESTÃO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO

66

PRÁTICA PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL

120

LITERATURA PORTUGUESA I

66

LÍNGUA PORTUGUESA – FONÉTICA, FONOLOGIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

66

QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL

66

LÍNGUA INGLESA III

66

TOTAL

450

   

MÓDULO 4

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS

66

PRÁTICA PEDAGÓGICA – ENSINO MÉDIO

120

LITERATURA BRASILEIRA I

66

LÍNGUA PORTUGUESA – MORFOLOGIA

66

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS

66

LÍNGUA INGLESA IV

66

TOTAL

450

   

MÓDULO 5

 

LÍNGUA PORTUGUESA – SINTAXE

66

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA

66

CRÍTICA LITERÁRIA

66

LITERATURA PORTUGUESA II

66

METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA

66

PRÁTICA PEDAGÓGICA – METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

120

TOTAL

450

   

MÓDULO 6

 

LINGUÍSTICA TEXTUAL

66

LINGUÍSTICA APLICADA À LÍNGUA INGLESA

66

LITERATURA: OUTRAS MÍDIAS

66

LITERATURA BRASILEIRA II

66

PRÁTICA PEDAGÓGICA – METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

120

EMPREENDEDORISMO

66

TOTAL

450

   

MÓDULO 7

 

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMÂNTICA LEXICAL E ARGUMENTATIVA

66

ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA

66

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA LITERATURA

66

LITERATURA NORTE-AMERICANA

66

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – PRÉ-PROJETO

66

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

240

TOTAL

570

   

MÓDULO 8

 

LÍNGUA PORTUGUESA – ANÁLISE DO DISCURSO

66

COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA

66

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

66

LITERATURA INGLESA

66

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

66

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO MÉDIO

240

TOTAL

570

   

RESUMO

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

300

DISCIPLINAS EAD

396

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

480

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

480

DISCIPLINAS PRESENCIAIS

2376

TOTAL GERAL

4032

Depoimentos
"O curso me proporcionou momentos de reflexão e muito aprendizado. Descobri que posso, sempre, aprender mais um pouco e contribuir com o ensino. Nasci e cresci como profissional frente aos desafios do processo de ensino aprendizagem ofertados. As aulas colaboraram para um enriquecimento pessoal e profissional, e com o desenvolvimento coletivo, respeitando as divergências e valorizando o ser humano. Destaco o excelente corpo docente, e a primordial atuação do coordenador pedagógico."
Johnes Tadeu Gomes
"Descobri meus talentos fazendo Letras na Uniandrade, os professores são mestres e parceiros, as aulas oferecem sempre novos conhecimentos. A faculdade valoriza o lado humano na educação. Me sinto mais que uma universitária, me sinto parte da Uniandrade."
Simone Ap. Rodrigues
"Estou no 8º e último período do curso de Letras! Meus conhecimentos e horizontes ampliaram para além do imaginado e, para isso, os professores e a grade curricular foram peças fundamentais para minha jornada acadêmica. Posso dizer que a Uniandrade como um todo, coordenadores, professores, funcionários, sempre foram acolhedores. Hoje anseio pelo caminho científico, a jornada da pesquisa acadêmica, um desejo plantado em meus sonhos, em minha trajetória por meus mestres da graduação.
Simone Ap. Rodrigues
Destaques da graduação presencial
  • Letras Português/Inglês
  • Letras Português/Inglês
  • Letras Português/Inglês
  • Letras Português/Inglês
Palavra da coordenação
Dênis Martins

"O objetivo do curso de Letras, licenciatura, com a habilitação Português e Inglês e respectivas literaturas, é formar profissionais competentes no que se refere ao domínio das teorias linguístico-literárias, e, portanto, profissionais capazes de lidar com as diversas variantes de língua – coloquial, padrão, regional – e conhecedores das principais obras da literatura brasileira e das demais em Língua Portuguesa, além das literaturas de Língua Inglesa. Buscamos a melhor formação aliada a bons professores, boa infraestrutura, disciplinas atualizadas e possibilidades múltiplas. Contamos com sua escolha."

Minicurrículo

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisa/bolsista pela CAPES. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisador/bolsista pela CAPES. Especialista em Prevenção à Dependência Química pelo IBTF em 2014. Graduado em Letras Franco-Portuguesas na Universidade Estadual de Londrina em 2007. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional em 2018. Graduado em Língua Inglesa (licenciatura) pelo Centro Universitário de Maringá em 2020. Cursando Administração pela Uniandrade. Consultor em Gestão Escolar de Qualidade pela Fundação L'Hermitage. Foi voluntário do Programa de Acompanhamento ao estudante com necessidades Educacionais Especiais entre os anos de 2005 e 2007. Atuou entre os anos de 2009 a 2018 como analista da área de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI). Atualmente é coordenador do curso de Letras, Pedagogia, História e Geografia da Uniandrade - presencial e a distância e de Serviço Social e Secretariado a distância; e Consultor em Qualidade na Gerência de Qualidade na Educação do Serviço Social da Indústria.

Receba novidades da área!