O MUNDO DA PSICOLOGIA UNIANDRADE

“Hoje temos uma demanda de psicólogos em quase todas as áreas da sociedade, desde as tradicionais como clínicas, escolas e empresas, como em outras, que tem crescido muito”

Todos nós sabemos da importância da psicólogo nos dias atuais. Conhecemos ao menos parte de suas atividades em algum ambiente ao nosso redor. Porém, infelizmente, a compreensão da real atuação deste profissional ainda é muito limitada, muitas vezes por fatores econômicos, ou o próprio desconhecimento.

Considerando que não podemos deixar o Psicólogo longe das mais diversas camadas sociais e nosso papel em mostrar que o serviço pode estar ao alcance de todos, além de esclarecer mais detalhes sobre o curso, conversamos com a Professora Letícia Sarzedas, Coordenadora do Curso de Psicologia da Uniandrade.

Atualmente a instituição possui diversos projetos sociais, além da Clínica de Psicologia, aberta ao público.

A psicologia é, de uma forma global, uma ciência que estuda o comportamento e a mente humana. Podemos dizer que a psicologia faz parte das mais diversas esferas de nossa sociedade. Resumidamente, para o público em geral, qual a importância do psicólogo e sua área de atuação? Hoje temos uma demanda de psicólogos em quase todas as áreas da sociedade, desde as tradicionais como clínicas, escolas e empresas, como em outras, que tem crescido muito.  Hoje o psicólogo está dentro dos hospitais, dentro do serviço público, na justiça e também no coaching, que engloba pessoas que querem se recolocar no mercado de trabalho ou mudar de carreira.Temos uma demanda muito grande da sociedade.

Quais os diferenciais do Curso de Psicologia na Uniandrade? Ter cursos de psicologia que proporcionem uma formação mais ampla é extremamente importante, até para ajudar a colocação destes alunos no mercado de trabalho. É isso que oferecemos.

O Curso participa de diversos projetos, entre eles o Enxugue suas Lágrimas, que atende crianças vítimas de violência sexual. São mais de 80 mil ocorrências em 2015 no Brasil e 3 mil no Paraná. Como é a atuação especificamente do curso? Este projeto veio da demanda de um juiz, que trabalhando nesta área viu a necessidade de atendimento para estas crianças durante o processo. A criança era ouvida mas não havia acompanhamento terapêutico. Fizeram contato com várias universidades e algumas aderiram outras não. No nosso caso, a Uniandrade aderiu ao projeto e foi firmado um convênio, e atualmente temos uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná para realizar este atendimento. Os encaminhamentos são realizados diretamente pela Vara de Execuções Penais e atendemos estas crianças pelos estagiários de psicologia do 9° e 10° período.

Quais os outros projetos do curso no momento? Temos um projeto com a Polícia Rodoviária Federal e somos o único Curso de Psicologia em Curitiba que atende estes profissionais. É um trabalho desenvolvido desde o ano passado, sendo bem bacana, pois o Policial tem uma resistência em receber o Psicólogo, porém há um grande índice de suicídios e é necessário realizar esta conscientização. Fechamos com o Shopping Muller e lá realizaremos atendimento dos colaboradores, além da Vara da Infância do Fórum de Santa Felicidade, onde haverá trabalho com pais que tem filhos e estão em processo de divórcio. O objetivo é proporcionar o estágio obrigatório e atuar em projetos. Todo aluno que cursa psicologia na Uniandrade realiza o estágio na Clínica.

A Clínica de Psicologia é um grande diferencial para nossa comunidade. Com custos extremamente acessíveis, que variam de R$ 10,00 a R$ 20,00, a população tem acesso a serviços até então considerados elitizados. Como funciona a clínica e quais os serviços oferecidos? Possuímos atendimentos até mesmo gratuitos, depende do encaminhamento. Desejamos oferecer um serviço de qualidade, pois todos nossos alunos são supervisionados semanalmente por um psicólogo, que é docente da casa, além de formar nossos alunos e desmistificar a psicologia. As pessoas possuem ressalvas com a psicologia e nós possuímos toda a estrutura de uma clínica. Nosso foco é proporcionar o acesso de qualidade aos serviços e possuímos uma demanda muito grande de pacientes, as vezes muda o estagiário mas o paciente permanece. Possuímos atendimento a crianças, adultos, grupos, são muitos tipos de serviço e para ser atendido basta o paciente entrar em contato com a clínica e na triagem são levantados os dados e encaminhado por um estagiário. A supervisão é constante, há uma psicóloga diariamente.

“Ter cursos de psicologia que proporcionem uma formação mais ampla é extremamente importante”