Apresentação


 


APRESENTAÇÃO

O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Campos de Andrade (CEP-UNIANDRADE) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado conforme a Resolução do CNS 196/96 como uma instancia para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos – (RES. CNS 466/12 e Norma Operacional 001/2013).

O CEP-UNIANDRADE está diretamente ligada a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e esta ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) que no uso de sua competência avalia e acompanha os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo seres Humanos – CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS 466/12 e complementares).

Sendo assim, todas as deliberações do CEP estão fundamentadas na Resolução CNS no 466/12 que incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, os referenciais básicos da Bioética.: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça. Visa, sobretudo, assegurar os direitos e deveres da comunidade científica, dos participantes da pesquisa e do Estado. As regulamentações estão sujeitas a revisões periódicas, conforme necessidades das áreas tecnocientíficas e ética.



MISSÃO DO CEP

A missão do CEP-UNIANDRADE é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.


OBJETIVOS

Ao CEP-UNIANDRADE compete regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de pesquisa envolvendo seres humanos de experimentação no âmbito do complexo compreendido pela UNIANDRADE, seguindo as propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para pesquisas biomédicas envolvendo seres humanos (Conselho das Organizações Internacionais das Ciências Médicas – CIOMS/OMS, Genebra, 1982 e 1983)

Tel.: (41) 3219 - 4290
Todos os Direitos Reservados - Centro Universitário Campos de Andrade
R. João Scuissiato, nº01 - CEP: 81220-090 - Santa Quitéria - Curitiba - PR - Como chegar?
Al. Dr. Muricy, nº700/706 - CEP: 80020-040 - Centro - Curitiba - PR - Tel.: (41) 3012 - 3350 Como chegar?

Segunda a sexta das 09h às 21:30 / Sábado - 09h às 17hs