{"id":2990,"date":"2022-07-01T16:03:34","date_gmt":"2022-07-01T19:03:34","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/seminario\/?page_id=2990"},"modified":"2022-07-18T13:27:56","modified_gmt":"2022-07-18T16:27:56","slug":"minicurso","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/uniandrade.br\/seminario\/minicurso\/","title":{"rendered":"Minicurso"},"content":{"rendered":"\t\t
Este minicurso foi idealizado com o objetivo de reunir pesquisadoras de renome, muitas delas tradutoras, para discutir conceitos utilizados com frequ\u00eancia, mas que ainda suscitam questionamentos sobre seu emprego como ferramenta na an\u00e1lise cr\u00edtica de determinados produtos midi\u00e1ticos.<\/p>
De 04 a 06 de outubro, \u00e0s 18h. Online <\/i>aberto, para qualquer pessoa acompanhar – Via YouTube. Certifica\u00e7\u00e3o de 06 horas para inscritos com 75% de presen\u00e7a.<\/b><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t Inscri\u00e7\u00e3o: <\/strong>https:\/\/www.sympla.com.br\/minicurso-intermidialidades-transmidialidade-teorias–traducoes__1638078<\/a><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t Doutora em L\u00edngua e Literatura francesa pela Universidade de S\u00e3o Paulo. Realizou p\u00f3s-doutorado na Universit\u00e9 Paris-Sorbonne IV (supervis\u00e3o Dominique Maingueneau) e na UNICAMP (supervis\u00e3o Viviane Veras). Professora Associada do Departamento de Letras da UNIFESP (\u00e1rea de l\u00edngua e literatura francesas). L\u00edder do grupo de pesquisa L\u00edngua e Literatura: interdisciplinaridade e doc\u00eancia (CNPq). Membro do grupo de pesquisa ANPOLL - Intermidialidade: Literatura, Artes e M\u00eddia. Sua pesquisa est\u00e1 voltada ao impacto dos conceitos de intermidialidade e multimodalidade sobre no\u00e7\u00f5es tradicionais de l\u00edngua, linguagem e literatura. Autora do livro: Intermidialidade: uma introdu\u00e7\u00e3o (Contexto, 2022).<\/p>\n<\/div>\n<\/div><\/div><\/div><\/div>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div> Doutora em Literatura Francesa pela Universit\u00e9 Sorbonne Nouvelle - Paris 3, realizou P\u00f3s-Doutorado na Universit\u00e9 Paris 7 - Denis Diderot (2003), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e na Universit\u00e9 Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2018). Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, leciona no Programa de P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o em Estudos Liter\u00e1rios e na Gradua\u00e7\u00e3o em Letras. Dentre suas publica\u00e7\u00f5es destacam-se os livros Sobreviv\u00eancias da imagem na escrita: Michel Butor e as artes, Alain Robbe-Grillet e a pintura: jogos especulares, Universo Butor (org.); Po\u00e9ticas do vis\u00edvel: ensaios sobre a escrita e a imagem (org.), Escrita, som, imagem: perspectivas contempor\u00e2neas (org.) e Escrita, som, imagem: leituras ampliadas (org.). \u00c9 tradutora, pesquisadora do CNPq, e membro dos Grupos de pesquisa: CRIalt (Universit\u00e9 de Montr\u00e9al), GT Intermidialidade da Anpoll, IAWIS\/AIERTI, Interm\u00eddia (CNPq\/UFMF) e CEEI - Centre d\u2019\u00c9tudes de l\u00e9criture et de l'image, Paris 7.<\/p>\n<\/div>\n<\/div><\/div> Doutoranda no Programa de Estudos Liter\u00e1rios da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Estudos Liter\u00e1rios pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2017). Realiza pesquisa na linha de literatura, outras artes e m\u00eddias. Integrante do grupo de pesquisa Interm\u00eddia (CNPq). Desenvolve pesquisa em literatura de l\u00edngua francesa, narrativas de artista, artes visuais e estudos da intermidialidade.<\/span><\/p>\n<\/div>\n<\/div><\/div><\/div><\/div>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div> Doutora em Estudos Liter\u00e1rios pela UFMG com mobilidade na Lunds Universitet, Su\u00e9cia. P\u00f3s-Doutora, sob supervis\u00e3o da Profa. Dra. M\u00e1rcia Arbex, tamb\u00e9m pela UFMG. Professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Letras da UFSJ. Participa dos GTs sobre Interm\u00eddia do CNPq, da Anpoll, da IAWIS e do CRIalt. \u00c9 pesquisadora do CNPq (PQ2). Tem experi\u00eancia na \u00e1rea de Letras, com \u00eanfase em Literatura, outras Artes, e M\u00eddias, atuando principalmente nos seguintes temas: rela\u00e7\u00f5es entre literatura e arquitetura; \u00e9cfrase arquitet\u00f4nica; intermidialidade. Entre suas publica\u00e7\u00f5es, destaca-se a organiza\u00e7\u00e3o de Escrita, som, imagem: perspectivas contempor\u00e2neas (2019) e Escrita, som, imagem: leituras ampliadas (2020). Atualmente est\u00e1 atuando na co-editora\u00e7\u00e3o do Palgrave Handbook of Intermediality.<\/p>\n<\/div>\n<\/div><\/div> Doutora e Professora Em\u00e9rita da UFMG, p\u00f3s-doutora pelas Universidades de Berkeley e Carolina do Norte (EUA), livre docente da Universidade de Londres. Pesquisadora do CNPq, tem publicado extensamente na \u00e1rea de Letras, com \u00eanfase em Literatura Comparada. Sua publica\u00e7\u00e3o inclui artigos em peri\u00f3dicos do Brasil e do exterior e doze livros, alguns deles abordando a intermidialidade: Literatura e artes pl\u00e1sticas: o K\u00fcnstlerroman na fic\u00e7\u00e3o contempor\u00e2nea. Editora da UFOP, 1993. De mendigos e malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay. 2. ed. Editora CRV, 2011. Literatura e m\u00fasica. Perspectiva, 2002. Hamlet: leituras contempor\u00e2neas. Tessitura, 2008. Perdida entre signos: literatura, artes e m\u00eddias, hoje. FALE \/ UFMG, 2012; Alvoro\u00e7o de cria\u00e7\u00e3o: a arte na fic\u00e7\u00e3o de Clarice Lispector. Editora da UFMG, 2019.<\/p>\n<\/div>\n<\/div><\/div><\/div><\/div>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>Palestra 1 – Intermidialidade: uma introdu\u00e7\u00e3o, de Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
Palestra 2 – “Nuan\u00e7as do pictural”, segundo Liliane Louvel<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
Palestra 3 -\u201c\u00c9cfrase\u201d, segundo Claus Cl\u00fcver \/ \u00c9cfrase em O quarto fechado, de Lya Luft<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t