{"id":15852,"date":"2018-07-21T08:00:40","date_gmt":"2018-07-21T11:00:40","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=15852"},"modified":"2021-07-29T15:35:47","modified_gmt":"2021-07-29T18:35:47","slug":"ernest-hemingway-entre-o-cinema-e-a-literatura","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/ernest-hemingway-entre-o-cinema-e-a-literatura\/","title":{"rendered":"Ernest Hemingway \u2013 entre o Cinema e a Literatura"},"content":{"rendered":"
Em 1945, Marcel Duhamel, ent\u00e3o editor da Gallimard (renomado grupo editorial franc\u00eas, fundado em 1919), iniciou a publica\u00e7\u00e3o de uma s\u00e9rie de romances que ele chamou noir<\/em>, por conta do visual das capas dos livros.<\/p>\n Os romances noir <\/em>eram um subg\u00eanero dos romances policiais que mesclavam suspense e mist\u00e9rio, comumente seus autores eram conhecidos por publicar textos em revistas populares, conhecidas como dime magazines<\/em> ou pulp magazines<\/em> (dime<\/em> eram as moedas de dez cents<\/em> e pulp<\/em> se referia ao tipo de papel de impress\u00e3o).<\/p>\n Embora possua suas ra\u00edzes estil\u00edsticas no romance G\u00f3tico do final do s\u00e9culo XIX, os romances noir<\/em> se popularizaram, principalmente, no p\u00f3s-guerra e se notabilizaram: pelo estilo de narrativa e por ter uma ambienta\u00e7\u00e3o urbana com personagens que n\u00e3o correspondiam aos \u201cher\u00f3is\u201d tradicionais \u2013 pessoas que fugiam ao estere\u00f3tipo tanto por serem comuns quanto por possu\u00edrem caracteres duvidosos.<\/p>\n De estrutura simples e leitura f\u00e1cil, os romances noir<\/em> se consagraram, tanto que em 1946, o cr\u00edtico cinematogr\u00e1fico Nino Frank se utilizou da express\u00e3o para classificar um novo estilo de filmes que possu\u00edam elementos influenciados pela tem\u00e1tica dessas publica\u00e7\u00f5es. Termo at\u00e9 ent\u00e3o desconhecido pelos cineastas, a categoria passou a ser empregada para boa parte da produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica do p\u00f3s-guerra.<\/p>\n O film noir<\/em> possui praticamente as mesmas caracter\u00edsticas do romance\u00a0noir<\/em>, desde o tipo de estilo de narrativa at\u00e9 a constru\u00e7\u00e3o de personagens, utilizando t\u00e9cnicas de baixo or\u00e7amento e que foram muito influenciadas pelo Expressionismo Alem\u00e3o<\/strong> (Fritz Lang, Robert Wiene, Friedrich Murnau, por exemplo \u2013 o cinema Expressionista A<\/p>\n lem\u00e3o mereceria um cap\u00edtulo \u00e0 parte).<\/p>\n Assim como seu parceiro liter\u00e1rio, o Film noir<\/em> se consagrou se se tornou um tipo de g\u00eanero que ganhou o mundo e caiu no gosto do p\u00fablico. Embora alguns cr\u00edticos defendam que somente o per\u00edodo \u201ccl\u00e1ssico\u201d do g\u00eanero seja relevante \u2013 o per\u00edodo entre as d\u00e9cadas de 1940 e 1950.<\/p>\n N\u00e3o era incomum, inclusive, que muitos diretores fossem buscar seus argumentos para roteiros na produ\u00e7\u00e3o liter\u00e1ria (ou subliter\u00e1ria) da \u00e9poca.<\/p>\n Claro, que h\u00e1 tamb\u00e9m algumas exce\u00e7\u00f5es, uma das mais interessantes \u00e9 a adapta\u00e7\u00e3o de Os assassinos<\/em>, conto de Ernest Hemingway, publicado em 1927.<\/p>\n Ernest Hemingway, ganhador do pr\u00eamio Pulitzer, em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954, foi um dos escritores mais prol\u00edficos da hist\u00f3ria do s\u00e9culo XX. Dotado de um estilo fluido e contundente, sua obra foi adaptada in\u00fameras vezes para o cinema, com grande destaque para Por quem os sinos dobram<\/em>, de 1953.<\/p>\n Os assassinos<\/em> \u00e9 um excelente exemplo de adapta\u00e7\u00e3o de textos liter\u00e1rios para a linguagem cinematogr\u00e1fica, tanto que o foi por tr\u00eas vezes, a primeira em 1946, por Robert Siodmak; a segunda, em 1956, como um trabalho universit\u00e1rio do po\u00e9tico e original de Andrei Tark\u00f3vski, e a terceira em 1964 por Don Siegel.<\/p>\n Aproveitando que hoje \u00e9 anivers\u00e1rio de Ernest Hemingway, eis uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sua obra, tendo como porta de entrada o conto Os assassinos<\/em> (de leitura f\u00e1cil e f\u00e1cil de encontrar), e algumas das grandes produ\u00e7\u00f5es cinematogr\u00e1ficas j\u00e1 produzidas no s\u00e9culo XX.<\/p>\n Em 1945, Marcel Duhamel, ent\u00e3o editor da Gallimard (renomado grupo editorial franc\u00eas, fundado em 1919), iniciou a publica\u00e7\u00e3o de uma s\u00e9rie de romances que ele chamou noir, por conta do visual das capas dos livros. Os romances noir eram um subg\u00eanero dos romances policiais que mesclavam suspense e mist\u00e9rio, comumente seus autores eram conhecidos por […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":15869,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jf_schedule_form":"","footnotes":""},"categories":[154],"tags":[290,291,292],"yoast_head":"\n<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"