{"id":32518,"date":"2019-02-21T14:52:19","date_gmt":"2019-02-21T17:52:19","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=32518"},"modified":"2021-07-29T15:57:27","modified_gmt":"2021-07-29T18:57:27","slug":"o-que-faz-o-bom-professor-de-lingua-materna-e-quais-os-desafios-de-sala-de-aula","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/o-que-faz-o-bom-professor-de-lingua-materna-e-quais-os-desafios-de-sala-de-aula\/","title":{"rendered":"O que faz o bom professor de l\u00edngua materna e quais os desafios de sala de aula?"},"content":{"rendered":"
No Dia Internacional da L\u00edngua Materna, professor fala sobre a import\u00e2ncia em formar bons professores na l\u00edngua, tendo em vista o respeito \u00e0 diversidade lingu\u00edstica e cultural.<\/em><\/p>\n J\u00e1 dizia Paulo Freire que \u201cquem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender\u201d. A l\u00edngua portuguesa, em sua vasta variedade de conte\u00fados did\u00e1ticos, pode confundir o professor de l\u00ednguas ao iniciar seu trabalho docente. Gram\u00e1tica, compreens\u00e3o de textos, leitura? Essas e outras perguntas t\u00eam gerado interessantes reflex\u00f5es a respeito da adequada forma\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica do professor de l\u00edngua materna, levando em considera\u00e7\u00e3o a diversidade lingu\u00edstica e cultural presente no cotidiano do aluno.<\/p>\n Ciente disso, perguntamos ao professor Alex de Britto Rodrigues, professor de Lingu\u00edstica da Uniandrade, para comentar sobre boas pr\u00e1ticas docentes e como os futuros professores podem enfrentar os desafios da sala de aula.<\/p>\n Qual a import\u00e2ncia da l\u00edngua materna e a conscientiza\u00e7\u00e3o dessa data?<\/strong><\/p>\n Primeiramente, a data adv\u00e9m de uma motiva\u00e7\u00e3o mais pol\u00edtica do que especificamente lingu\u00edstica. A cria\u00e7\u00e3o parte da UNESCO em detrimento \u00e0s rela\u00e7\u00f5es de poder e imposi\u00e7\u00e3o da l\u00edngua que alguns povos emitiam sobre outros. Logo, a fun\u00e7\u00e3o da data \u00e9 conscientizar e valorizar todas as l\u00ednguas existentes. Vale ressaltar que n\u00e3o apenas a representa\u00e7\u00e3o simb\u00f3lica de um decreto pode influenciar no respeito \u00e0 diversidade lingu\u00edstica e cultural, mas sim a representatividade e o estigma que os falantes d\u00e3o \u00e0s suas l\u00ednguas. A exemplo disso se toma como refer\u00eancia o prest\u00edgio da l\u00edngua portuguesa nas conquistas ultramarinas de Portugal e, atualmente, o ingl\u00eas e o mandarim como idiomas manifestos ao com\u00e9rcio exterior. Esses s\u00e3o temas tratados na \u00e1rea da Pol\u00edtica Lingu\u00edstica.<\/p>\n O que \u00e9 necess\u00e1rio para ser um bom professor de l\u00edngua materna?<\/strong><\/p>\n O bom professor \u00e9 aquele que respeita a linguagem do aluno. N\u00e3o h\u00e1 como negar que \u00e9 importante ensinar ao educando a norma padr\u00e3o da l\u00edngua materna, mas principalmente remeter ao aluno em quais condi\u00e7\u00f5es este pode fazer uso dela. A adequa\u00e7\u00e3o lingu\u00edstica \u00e9 importante no sentido de demonstrar ao estudante que existem variantes mais prestigiadas que outras e que isso n\u00e3o \u00e9 professor que imp\u00f5e, mas a sociedade ao qual esse sujeito est\u00e1 inserido. Gosto do termo muito usado por linguistas de que \u201cdevemos ser poliglotas na pr\u00f3pria l\u00edngua\u201d, pois a variante que o aluno usa em sala d\u00e1 pistas de como trabalhar com as compara\u00e7\u00f5es lingu\u00edsticas sem constrang\u00ea-lo ou dizer que ele est\u00e1 simplesmente \u201cfalando errado\u201d.<\/p>\n Aos profissionais ingressantes \u00e0 doc\u00eancia de l\u00edngua materna, quais os desafios enfrentados em sala de aula e como super\u00e1-los?<\/strong><\/p>\n Os maiores desafios encontrados por estes profissionais ingressantes na doc\u00eancia de l\u00edngua materna \u00e9 saber identificar onde est\u00e3o os problemas t\u00e9cnicos na gram\u00e1tica. Em outras palavras, a gram\u00e1tica pode ser estudada de duas formas: Gram\u00e1tica Prescritiva, na qual o ju\u00edzo de valor imp\u00f5e o correto ao falante; e a Lingu\u00edstica, cujo teor \u00e9 cient\u00edfico baseado nas condi\u00e7\u00f5es de uso dos seus falantes. Portanto, saber trabalhar com essas duas vertentes, al\u00e9m de obter um conhecimento t\u00e9cnico apurado sobre a l\u00edngua estudada, \u00e9 garantia de uma boa forma\u00e7\u00e3o acad\u00eamico-cient\u00edfica. Tamb\u00e9m isso \u00e9 interessante no sentido de fazer o aluno entender explica\u00e7\u00f5es mais consistentes a respeito da l\u00edngua e na amplia\u00e7\u00e3o de seu repert\u00f3rio.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" No Dia Internacional da L\u00edngua Materna, professor fala sobre a import\u00e2ncia em formar bons professores na l\u00edngua, tendo em vista o respeito \u00e0 diversidade lingu\u00edstica e cultural. J\u00e1 dizia Paulo Freire que \u201cquem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender\u201d. A l\u00edngua portuguesa, em sua vasta variedade de conte\u00fados did\u00e1ticos, pode confundir […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":32530,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jf_schedule_form":"","footnotes":""},"categories":[154,56,156],"tags":[493,491,246,489,494,490,492],"yoast_head":"\n