{"id":41525,"date":"2019-07-01T06:00:09","date_gmt":"2019-07-01T09:00:09","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=41525"},"modified":"2019-07-01T11:04:33","modified_gmt":"2019-07-01T14:04:33","slug":"utilizacao-de-metodologias-ativas-no-ensino-da-programacao-em-java","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/utilizacao-de-metodologias-ativas-no-ensino-da-programacao-em-java\/","title":{"rendered":"Utiliza\u00e7\u00e3o de Metodologias Ativas no ensino da Programa\u00e7\u00e3o em JAVA"},"content":{"rendered":"

Os alunos que recebemos na Uniandrade fazem parte de uma gera\u00e7\u00e3o<\/strong> extremamente din\u00e2mica<\/strong> e criativa<\/strong>. Muitos deles v\u00eam de um ensino m\u00e9dio desmotivador baseado no formato engessado das aulas expositivas, o que n\u00e3o lhes proporcionam desafios adequados para que possam explorar o seu potencial cognitivo<\/strong>.<\/span><\/p>\n

Pensando nesse perfil de alunos, o Curso de Ci\u00eancia da Computa\u00e7\u00e3o <\/strong><\/a>disp\u00f5e de aulas <\/strong><\/span>te\u00f3ricas din\u00e2micas<\/strong> e pr\u00e1ticas educacionais<\/strong> que permitam aos estudantes ingressar nas diversas \u00e1reas da inform\u00e1tica<\/strong>, por meio de solu\u00e7\u00f5es computacionais ligadas \u00e0 Tecnologia da Informa\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/span><\/p>\n

No dia 17 de junho de 2019, sob orienta\u00e7\u00e3o do professor Frederico Severo Miranda<\/strong>, os alunos do 2\u00ba e 3\u00ba per\u00edodo participaram de uma aula\u00a0baseada em gamifica\u00e7\u00e3o <\/strong>para o ensino da programa\u00e7\u00e3o em JAVA<\/strong>.\u00a0 A gamifica\u00e7\u00e3o \u00e9 a utiliza\u00e7\u00e3o de mec\u00e2nicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar a aprendizado. Sendo assim, essa aula teve o objetivo de desafiar os alunos a fazer com que eles mesmos possam tornar-se protagonistas do seu conhecimento.<\/span><\/p>\n