{"id":61457,"date":"2020-12-21T11:02:32","date_gmt":"2020-12-21T14:02:32","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=61457"},"modified":"2020-12-21T11:57:53","modified_gmt":"2020-12-21T14:57:53","slug":"conheca-os-metodos-que-ajudam-no-atendimento-aos-pacientes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/conheca-os-metodos-que-ajudam-no-atendimento-aos-pacientes\/","title":{"rendered":"Conhe\u00e7a os m\u00e9todos que ajudam no atendimento aos pacientes!"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea sabia que na \u00e1rea de sa\u00fade<\/strong> existem diferentes m\u00e9todos de atendimento aos pacientes?\u00a0<\/span><\/p>\n Esses m\u00e9todos foram criados para auxiliar o atendimento r\u00e1pido entre m\u00e9dico e pacientes e at\u00e9 mesmo em momentos de pandemia para preservar a seguran\u00e7a de profissionais da sa\u00fade e pessoas com sintomas da COVID-19<\/strong>.<\/span><\/p>\n Confira na mat\u00e9ria a seguir como funcionam esses m\u00e9todos e como eles podem ajudar na rela\u00e7\u00e3o entre m\u00e9dico e seus pacientes.<\/span><\/p>\n Confira tamb\u00e9m:<\/strong><\/span><\/p>\n \u00a0<\/p>\n Conhe\u00e7a os m\u00e9todos que ajudam no atendimento aos pacientes!!<\/strong><\/p>\n <\/p>\n J\u00e1 percebeu que com o <\/span>avan\u00e7o da tecnologia<\/b>, andam surgindo novos m\u00e9todos de atendimento? Pois \u00e9, esses m\u00e9todos ajudam n\u00e3o apenas os pacientes, mas tamb\u00e9m os pr\u00f3prios profissionais da \u00e1rea da sa\u00fade.<\/span><\/p>\n A tecnologia tem feito a medicina progredir muito. Surgiram novas t\u00e9cnicas, novos medicamentos e novos m\u00e9todos de diagn\u00f3sticos.\u00a0<\/span><\/p>\n Isso sem falar tamb\u00e9m nos aplicativos que facilitam o acesso das pessoas \u00e0s informa\u00e7\u00f5es de sa\u00fade. Muita inova\u00e7\u00e3o ainda est\u00e1 por vir.\u00a0<\/span><\/p>\n Com isso, esse casamento entre tecnologia e medicina parece que tem tudo para dar ainda mais certo.<\/span><\/p>\n Fernando Valejo, Mastologista e professor de medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)<\/strong>, diz que quando a tecnologia \u00e9 usada corretamente e aliada ao conhecimento cient\u00edfico, ela proporciona melhor atendimento aos pacientes e maiores chances de cura das doen\u00e7as.<\/span><\/p>\n Saiba quais s\u00e3o os benef\u00edcios<\/b><\/p>\n Primeiramente, se voc\u00ea acha que a tecnologia desumaniza o atendimento, est\u00e1 muito enganado!<\/span><\/p>\n A rela\u00e7\u00e3o entre m\u00e9dico e paciente de olho no olho, \u00e9 muito importante, uma<\/span> premissa b\u00e1sica para garantir o bem-estar.\u00a0<\/span><\/p>\n E para torn\u00e1-la mais eficiente, as inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas vieram para agilizar o atendimento e tamb\u00e9m proporcionar um diagn\u00f3stico mais r\u00e1pido e assertivo.<\/span><\/p>\n Atendimento mais r\u00e1pido<\/b><\/p>\n Tudo come\u00e7a na recep\u00e7\u00e3o, ou no caso da consulta, tudo come\u00e7a no self check-in para comprovar que voc\u00ea compareceu no hor\u00e1rio. Na sequ\u00eancia, o paciente segue para a pr\u00e9-consulta.\u00a0<\/span><\/p>\n Em seguida, \u00e9 encaminhado para uma balan\u00e7a eletr\u00f4nica que consegue aferir, por exemplo, press\u00e3o e frequ\u00eancia card\u00edaca, al\u00e9m do peso e altura.\u00a0<\/span><\/p>\n Esses dados s\u00e3o encaminhados automaticamente para o m\u00e9dico que realizar\u00e1 o atendimento.<\/span><\/p>\n Consequentemente, faz com que a consulta j\u00e1 diminua uns 10 minutos em sua dura\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Sistema mais barato<\/b><\/p>\n Apesar dos investimentos em <\/span>tecnologia<\/b>, o acesso \u00e0 <\/span>inova\u00e7\u00e3o na \u00e1rea m\u00e9dica <\/b>n\u00e3o fica restrito a uma pequena parcela da sociedade que pode pagar por esses benef\u00edcios.\u00a0<\/span><\/p>\n Muito pelo contr\u00e1rio, as redes de centros m\u00e9dicos t\u00eam o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade e r\u00e1pido com valores mais atrativos. Dessa forma, \u00e9 poss\u00edvel pagar, por exemplo, R$ 110,00 por uma consulta ou R$ 20,00 pelo hemograma completo.<\/span><\/p>\n Telemedicina: Um grande m\u00e9todo que surgiu para o aux\u00edlio entre a rela\u00e7\u00e3o de m\u00e9dico e paciente<\/b><\/p>\n Mas afinal, o que \u00e9 a telemedicina?<\/b><\/p>\n A <\/span>telemedicina <\/b>\u00e9 uma especialidade m\u00e9dica destinada a prestar servi\u00e7os a dist\u00e2ncia para os pacientes.\u00a0<\/span><\/p>\n Para isso ela utiliza aparatos tecnol\u00f3gicos, podendo ser utilizada por cl\u00ednicas, consult\u00f3rios e hospitais, tendo a intermedia\u00e7\u00e3o feita, principalmente, por computadores, tablets, smartphones, entre outros.<\/span><\/p>\n Uma de suas principais caracter\u00edsticas \u00e9 a agilidade na troca de informa\u00e7\u00f5es, o que possibilita realizar o acolhimento necess\u00e1rio para o atendimento ao paciente.<\/span><\/p>\n Como funciona a Telemedicina?<\/b><\/p>\n A <\/span>telemedicina <\/b>permite o atendimento a pessoas de localidades distantes. Dessa forma, pessoas que moram em cidades long\u00ednquas e com pouco suporte para atendimento prim\u00e1rio de sa\u00fade, podem receber os primeiros cuidados diante de problemas.\u00a0<\/span><\/p>\n Assim como, podem tamb\u00e9m agendar consultas com especialistas que estejam longe de suas resid\u00eancias. Com isso, elas conseguem resolver seus problemas de sa\u00fade com tranquilidade e sem perder qualidade de atendimento e acolhimento.<\/span><\/p>\n Ajuda em momentos de a\u00e7\u00e3o r\u00e1pida<\/b><\/p>\n Outra vantagem, \u00e9 que esse m\u00e9todo possibilita ao profissional conseguir intervir em situa\u00e7\u00f5es delicadas antes que seja tarde demais \u2014 infelizmente, a falta de m\u00e9dicos ainda \u00e9 algo comum em regi\u00f5es mais afastadas, que n\u00e3o contam com especialistas em determinadas \u00e1reas.<\/span><\/p>\n Telemedicina, telelaudo e teleassist\u00eancia<\/b><\/p>\n A <\/span>telemedicina <\/b>possui dentro dela o telelaudo e a teleassist\u00eancia. O <\/span>telelaudo <\/b>\u00e9 a \u00e1rea respons\u00e1vel pela emiss\u00e3o de laudos a dist\u00e2ncia ou que s\u00e3o apresentados em softwares de sa\u00fade.\u00a0<\/span><\/p>\n Isso \u00e9 importante para agilizar diagn\u00f3sticos e tratamentos.<\/span> Tamb\u00e9m \u00e9 uma forma de conforto para os pacientes.\u00a0<\/span><\/p>\n Pense assim: se voc\u00ea mora no interior e vem pra Curitiba fazer um exame, caso n\u00e3o existisse o <\/span>telelaudo<\/b>, voc\u00ea teria que voltar para pegar o resultado.<\/span><\/p>\n A <\/span>teleassist\u00eancia <\/b>\u00e9 a possibilidade de atendimento a dist\u00e2ncia por meio dos servi\u00e7os digitais. Ela possibilita triagem, orienta\u00e7\u00e3o de sa\u00fade, acompanhamento e monitoramento do paciente, bem como realizar consultas entre m\u00e9dicos para discuss\u00f5es de tratamentos e pedidos de segunda opini\u00e3o.<\/span><\/p>\n Isso pode ser feito por meio de aplicativos j\u00e1 popularizados, como <\/span>WhatsApp<\/b>, <\/span>Skype<\/b>, entre outros.<\/span><\/p>\n A telemedicina e o coronav\u00edrus<\/b><\/p>\n Al\u00e9m de tudo isso, a <\/span>telemedicina <\/b>vem auxiliando m\u00e9dicos e pacientes com a quest\u00e3o do Coronav\u00edrus. O Minist\u00e9rio da Sa\u00fade tem investido em solu\u00e7\u00f5es de telemedicina e telessa\u00fade, como o <\/span>TeleSUS<\/b>.\u00a0<\/span><\/p>\n Desde mar\u00e7o, j\u00e1 est\u00e3o dispon\u00edveis o atendimento pr\u00e9-cl\u00ednico por telefone, chat on-line e <\/span>WhatsApp <\/b>para a popula\u00e7\u00e3o, servi\u00e7o de acompanhamento e monitoramento remoto dos casos suspeitos de <\/span>COVID-19<\/b> e ainda suporte para os profissionais de sa\u00fade tirarem d\u00favidas.<\/span><\/p>\n Conhe\u00e7a os suportes:<\/span><\/p>\n Fazendo com que a pessoal que possa estar contaminada fique em casa, ajudando tamb\u00e9m a evitar a superlota\u00e7\u00e3o em locais f\u00edsicos de atendimento.\u00a0<\/span><\/p>\n E para tirar d\u00favidas o <\/span>Minist\u00e9rio da Sa\u00fade<\/b><\/a> criou canais de atendimento:<\/span><\/p>\n Consultas virtuais<\/b><\/p>\n Outro m\u00e9todo utilizado tamb\u00e9m \u00e9 a consulta virtual. Devido \u00e0s recomenda\u00e7\u00f5es do <\/span>Minist\u00e9rio da Sa\u00fade<\/b><\/a> para prevenir e reduzir a propaga\u00e7\u00e3o do Covid-19 e, manter a seguran\u00e7a do cidad\u00e3o e do profissional, foi autorizado o uso das tecnologias da informa\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o para a realiza\u00e7\u00e3o das <\/span>Teleconsultas<\/b>.<\/span><\/p>\n Seja um profissional da sa\u00fade!<\/b><\/p>\n E a\u00ed, gostou de saber sobre as <\/span>inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas <\/span>em rela\u00e7\u00e3o a <\/span>\u00e1rea da sa\u00fade<\/b>? Se voc\u00ea j\u00e1 \u00e9 um profissional da sa\u00fade e quer se especializar e conhecer mais m\u00e9todos, comece j\u00e1 uma p\u00f3s- gradua\u00e7\u00e3o nesta \u00e1rea!<\/span><\/p>\n A <\/span>Uniandrade <\/b>oferece 5 cursos de especializa\u00e7\u00e3o para <\/span>\u00e1rea da sa\u00fade<\/b>. Confira abaixo quais s\u00e3o:<\/span><\/p>\n Se estiver interessado em alguma dessas especializa\u00e7\u00f5es, acesse nosso <\/span>site<\/b><\/a> e fa\u00e7a j\u00e1 sua inscri\u00e7\u00e3o!<\/span><\/p>\n\n
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