{"id":61513,"date":"2020-12-21T16:19:12","date_gmt":"2020-12-21T19:19:12","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=61513"},"modified":"2020-12-21T16:19:16","modified_gmt":"2020-12-21T19:19:16","slug":"dicas-para-manter-o-foco-no-ambiente-de-trabalho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/dicas-para-manter-o-foco-no-ambiente-de-trabalho\/","title":{"rendered":"Dicas para manter o foco no ambiente de trabalho"},"content":{"rendered":"\n
N\u00e3o consegue manter o foco durante o trabalho? Ent\u00e3o, confira algumas dicas para manter o foco enquanto estiver trabalhando e tamb\u00e9m estudando!<\/p>\n
Confira mais conte\u00fados interessantes em nosso blog:<\/b><\/p>\n Dicas para manter o foco no ambiente de trabalho<\/b><\/p>\n Manter a concentra\u00e7\u00e3o \u00e9 um desafio, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/b><\/p>\n Muitas vezes manter o foco no ambiente de trabalho n\u00e3o \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil. Muitas vezes, s\u00e3o tantas atividades a serem cumpridas que a ansiedade para realizar todas elas acaba atrapalhando a sua produtividade.\u00a0<\/span><\/p>\n Outro vil\u00e3o que rouba o foco no trabalho assim como em v\u00e1rios outros ambientes, \u00e9 o celular com seu f\u00e1cil acesso \u00e0s redes sociais. Vamos conferir algumas dicas de como manter a concentra\u00e7\u00e3o, produzir mais e evitar adiar tarefas importantes?<\/span><\/p>\n Desconectar-se das redes sociais<\/b><\/p>\n \u00c9 uma tecla bastante batida, mas que de fato prejudica a produtividade. Em primeiro lugar, liderando o ranking dos vil\u00f5es que roubam o foco no ambiente de trabalho est\u00e1 o celular.\u00a0<\/span><\/p>\n O celular \u00e9 um carinha de dois extremos, ora pode ser muito \u00fatil, fornecendo acesso \u00e0 variadas informa\u00e7\u00f5es bem \u00fateis para os estudos, pesquisas, mas quando voc\u00ea necessita de concentra\u00e7\u00e3o para realizar uma tarefa o celular se transforma no oposto.\u00a0<\/span><\/p>\n A demanda das atualiza\u00e7\u00f5es dos colegas, as novidades chegando em tempo real, os memes que os brasileiros amam, tudo ali ao seu alcance atrav\u00e9s do seu celular.\u00a0<\/span><\/p>\n Voc\u00ea pode at\u00e9 pensar que \u00e9 s\u00f3 uma olhadinha r\u00e1pida, s\u00f3 vou dar uma conferida, responder rapidinho, fazer um coment\u00e1rio curto ali, mas esses minutinhos de desconcentra\u00e7\u00e3o do trabalho, impactam negativamente no seu resultado ao final do dia.\u00a0<\/span><\/p>\n A dica \u00e9: <\/span>fique off-line enquanto trabalha<\/b>. Sem receber as notifica\u00e7\u00f5es sua curiosidade n\u00e3o vai ser agu\u00e7ada e voc\u00ea n\u00e3o vai ser tentado a dar aquela olhadinha r\u00e1pida no WhatsApp<\/strong>, no Facebook<\/strong> ou\u00a0 Instagram<\/strong>.\u00a0<\/span><\/p>\n Separar o hor\u00e1rio de trabalho do momento pessoal para checar as redes sociais deixa seu trabalho mais profissional e com mais qualidade.<\/span><\/p>\n Mas n\u00e3o precisa ficar o dia todo desconectado, reserve alguns minutos do seu intervalo para realizar a checagem das suas redes, as mensagens que recebeu, fazendo isso comece a notar a melhora no seu desempenho e produtividade.<\/span><\/p>\n Realizar uma lista das tarefas di\u00e1rias<\/b><\/p>\n Pode parecer insignificante organizar as tarefas di\u00e1rias em uma lista, mas fique certo de que n\u00e3o \u00e9.\u00a0<\/span><\/p>\n Organizar tudo o que voc\u00ea precisa realizar em um dia de trabalho vai ajud\u00e1-lo a elencar as atividades com mais import\u00e2ncia, que voc\u00ea vai realizar com prioridade, as que podem ser realizadas depois e assim por diante, auxiliando na entrega das tarefas dentro dos prazos sem esquecer de nada!<\/span><\/p>\n Al\u00e9m de ser eficiente, a lista vai servir de motiva\u00e7\u00e3o para voc\u00ea, pois muitas vezes n\u00e3o se d\u00e1 conta de quantas coisas consegue realizar em um \u00fanico dia, mas olhando pro papel tudo ali, em t\u00f3picos, tudo realizado, voc\u00ea vai ter a \u00f3tima sensa\u00e7\u00e3o de trabalho conclu\u00eddo com sucesso!\u00a0<\/span><\/p>\n E voc\u00ea tamb\u00e9m pode pensar: \u201cah, mas perder tempo fazendo uma lista de tarefas, quando j\u00e1 poderia estar trabalhando\u201d, fa\u00e7a o teste, n\u00e3o ser\u00e3o necess\u00e1rios mais que dez minutos na elabora\u00e7\u00e3o da sua lista de atividades. <\/span><\/p>\n Fa\u00e7a assim que chegar na institui\u00e7\u00e3o, pela manh\u00e3, ou se voc\u00ea for muito ansioso pode deixar pronta j\u00e1, na noite anterior.\u00a0<\/span><\/p>\n Controle da ansiedade<\/b><\/p>\n S\u00f3 de ler o t\u00edtulo voc\u00ea pode estar pensando: \u201ccomo vou controlar minha ansiedade, n\u00e3o tenho culpa de ser ansioso!\u201d.\u00a0<\/span><\/p>\n Pois \u00e9, a pessoa ansiosa pode ficar aflita quando v\u00ea tantas tarefas e tentar fazer tudo ao mesmo tempo, iniciando uma e parando para iniciar outra, o que n\u00e3o tem resultado positivo, pois ao fim do dia n\u00e3o conseguiu finalizar nada, por\u00e9m acumulou mais atividades ainda.\u00a0<\/span><\/p>\n A\u00ed entra mais uma vantagem da lista de tarefas, vai reduzir significativamente sua ansiedade, pois voc\u00ea vai notar ao escrever, que s\u00e3o tarefas que voc\u00ea consegue realizar ao longo do dia sem precisar se afobar. Viu s\u00f3 como organizar-se tem m\u00faltiplos benef\u00edcios!<\/span><\/p>\n Estabele\u00e7a um hor\u00e1rio para checagem dos e-mails<\/b><\/p>\n Voc\u00ea pode at\u00e9 n\u00e3o perceber, mas ficar pausando o que est\u00e1 fazendo toda hora para checar o e-mail, acaba tirando a concentra\u00e7\u00e3o. <\/span><\/p>\n Aqui a dica \u00e9: Estabele\u00e7a um hor\u00e1rio para abrir a caixa de e-mails\u00a0 e dedicar seu tempo para respond\u00ea-los. Pode ser um momento durante a manh\u00e3 e outro depois do almo\u00e7o, assim voc\u00ea n\u00e3o vai sentir necessidade de checar o e-mail constantemente.\u00a0<\/span><\/p>\n Mas e se o e-mail for importante? Quando chegarem as notifica\u00e7\u00f5es, confira o assunto, claro que se for necess\u00e1rio responder fora do hor\u00e1rio que voc\u00ea reservou para os e-mails, tudo bem!\u00a0<\/span><\/p>\n Tome \u00e1gua!<\/b><\/p>\n Beber \u00e1gua, ajuda a manter o foco? Como assim? Calma, a gente explica: pode ser \u00e1gua, caf\u00e9 ou apenas levantar-se e dar uma volta na sala.\u00a0<\/span><\/p>\n O que acontece \u00e9 que intercalar momentos de concentra\u00e7\u00e3o com pequenos intervalos ajuda a melhorar o foco e a produtividade.\u00a0<\/span><\/p>\n Voc\u00ea pode ficar uns 30, 40 minutos super concentrado na sua tarefa e depois levantar para tomar uma \u00e1gua, um caf\u00e9 ou apenas “dar um ar\u201d, s\u00e3o alguns minutinhos que fazem a diferen\u00e7a.\u00a0<\/span><\/p>\n Siga essa t\u00e9cnica para perceber que o seu rendimento e produtividade v\u00e3o ter um aumento significativo.<\/span><\/p>\n Mantenha seu espa\u00e7o de trabalho agrad\u00e1vel!<\/b><\/p>\n O ambiente em que voc\u00ea est\u00e1 trabalhando faz toda a diferen\u00e7a para manter sua concentra\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n Por isso mantenha seus materiais organizados, n\u00e3o deixe muitas coisas sobre a mesa, se tomar caf\u00e9 ou \u00e1gua j\u00e1 descarte o copo adequadamente, se for squeeze, que ela esteja sempre seca.\u00a0<\/span><\/p>\n Mas faz a diferen\u00e7a? Faz sim, voc\u00ea vai localizar suas coisas com mais facilidade, n\u00e3o vai dispensar tempo procurando itens ou arrumando seu espa\u00e7o pois sempre vai estar organizado.<\/span><\/p>\n Mantenha bons relacionamentos interpessoais!<\/b><\/p>\n Cuidar das rela\u00e7\u00f5es com os colegas \u00e9 essencial impactando diretamente na sua produtividade!\u00a0<\/span><\/p>\n Se voc\u00ea estiver em um ambiente onde rolou algum atrito, voc\u00ea vai se pegar pensando no que aconteceu, naquilo que a pessoa te falou, em algo que voc\u00ea poderia ter falado e acabar se dispersando das tarefas.\u00a0<\/span><\/p>\n Por isso \u00e9 importante manter a cordialidade e o respeito, mesmo que as ideias n\u00e3o compactuam, o profissionalismo precisa falar mais alto, para que o ambiente se torne agrad\u00e1vel.<\/span><\/p>\n Gostou das nossas dicas para manter o foco no ambiente de trabalho?<\/b><\/p>\n\n
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