{"id":61523,"date":"2020-12-21T17:20:14","date_gmt":"2020-12-21T20:20:14","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=61523"},"modified":"2020-12-21T17:20:51","modified_gmt":"2020-12-21T20:20:51","slug":"vamos-falar-sobre-didatica-dicas-e-citacoes-de-educadores-que-fizeram-a-diferenca-no-ambito-educacional","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/vamos-falar-sobre-didatica-dicas-e-citacoes-de-educadores-que-fizeram-a-diferenca-no-ambito-educacional\/","title":{"rendered":"Vamos falar sobre did\u00e1tica? Dicas e cita\u00e7\u00f5es de educadores que fizeram a diferen\u00e7a no \u00e2mbito educacional"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea sabe o que \u00e9 did\u00e1tica<\/strong>? Se n\u00e3o sabe, fique tranquilo! Nessa mat\u00e9ria vamos tirar todas as suas d\u00favidas sobre este assunto e como ela \u00e9 importante para a educa\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Fique por dentro:<\/b><\/p>\n Vamos falar sobre did\u00e1tica? Dicas e cita\u00e7\u00f5es de educadores que fizeram a diferen\u00e7a no \u00e2mbito educacional<\/strong><\/p>\n Atualmente, ouve-se muito falar em did\u00e1tica. Mas o que \u00e9 did\u00e1tica em toda amplitude da palavra?<\/b><\/p>\n A did\u00e1tica<\/strong> ambiciona unir teoria e pr\u00e1tica de ensino. Para efetiva\u00e7\u00e3o da did\u00e1tica unem-se todos os elementos integrantes do processo de ensino-aprendizagem: o professor, o aluno, a disciplina, o contexto escolar, o objetivo e finalidade do processo educativo, as estrat\u00e9gias e m\u00e9todos de ensino.<\/span><\/p>\n Did\u00e1tica n\u00e3o \u00e9 um conceito novo!<\/b><\/p>\n Um dos primeiros registros que se tem sobre did\u00e1tica \u00e9 na <\/span>Didactica Magna <\/b>de <\/span>Comenius <\/b>publicada em 1649<\/span>, <\/b>que sugeria partir dos princ\u00edpios gerais e depois para os detalhes de determinado assunto, falava da import\u00e2ncia de apresentar o objeto de estudo para manipula\u00e7\u00e3o do aluno.<\/span><\/p>\n Comenius defendia investigar e descobrir um m\u00e9todo segundo o qual os professores ensinassem menos e os estudantes aprendessem mais.\u00a0<\/span><\/p>\n O ensino deve partir dos conceitos mais simples?<\/b><\/p>\n Para Pestalozzi, pedagogo su\u00ed\u00e7o (1746 \u2013 1827), o ensino deve partir do conhecimento mais simples at\u00e9 chegar \u00e0 complexidade.<\/span><\/p>\n O ensino deve partir do conhecimento pr\u00e9vio do aluno?<\/b><\/p>\n Segundo o fil\u00f3sofo, pedagogo e psic\u00f3logo alem\u00e3o <\/span>Johann Friedrich Herbart<\/b> (1776 \u2013 1841), o professor deve preparar o aluno para aprender o conte\u00fado a ser trabalhado. Essa prepara\u00e7\u00e3o pode acontecer por meio da evoca\u00e7\u00e3o dos conhecimentos previamente adquiridos e que se relacionam com o novo conhecimento.<\/span><\/p>\n \u00a0<\/span>Como fazer para alcan\u00e7ar o maior n\u00famero de educandos poss\u00edvel no processo de ensino-aprendizagem?<\/b><\/p>\n Alguns educadores podem pensar: \u201cAh, mas s\u00e3o universit\u00e1rios, est\u00e3o aqui para aprender e correr atr\u00e1s do conhecimento se n\u00e3o se esfor\u00e7arem, quem sai perdendo s\u00e3o eles mesmos!\u201d Pode at\u00e9 ser verdade.\u00a0<\/span><\/p>\n Por\u00e9m, o educador que media esse conhecimento visando alcan\u00e7ar todos os alunos obt\u00eam resultados satisfat\u00f3rios e reconhecimento por parte dos alunos,<\/span><\/p>\n Quais s\u00e3o as atitudes de um bom educador?<\/b><\/p>\n Todo professor que une did\u00e1tica ao seu planejamento de ensino tem maiores possibilidades de alcan\u00e7ar o objetivo ao lecionar a sua disciplina.\u00a0<\/span><\/p>\n Um educador primeiramente domina o conte\u00fado que vai ensinar. Associa a teoria com exemplos pr\u00e1ticos. Ora, tem boa pr\u00e1tica porque domina a teoria e sabe a teoria porque a pr\u00e1tica.<\/span><\/p>\n Um bom professor, tamb\u00e9m trabalha em grupo, trocando experi\u00eancias com os colegas. N\u00e3o rotula os alunos. Como assim n\u00e3o rotula os alunos?\u00a0<\/span><\/p>\n Pode acontecer de os colegas j\u00e1 passarem o perfil da turma: \u201colha, aquela turma \u00e9 complicada, tem um fulano assim, outro assim\u201d, e o professor j\u00e1 entra na turma com reservas, preparado para o que os tais alunos possam fazer.\u00a0<\/span><\/p>\n Mas com cada professor, a experi\u00eancia em determinada turma pode ser diferente, v\u00e1rios fatores influenciam na conviv\u00eancia com a turma, desde a disciplina a ser trabalhada.<\/span><\/p>\n Qual a melhor metodologia de ensino?<\/b><\/p>\n Quem vai escolher a melhor metodologia \u00e9 voc\u00ea mesmo! Pois pode utilizar mais de uma metodologia em suas aulas, dependendo do tema que vai ser abordado.\u00a0<\/span>Vamos conferir algumas metodologias de ensino?<\/span><\/p>\n Metodologia ativa<\/b><\/p>\n Modelo de aula em que o aluno interage como assunto em estudo- ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando- sendo estimulado a construir o conhecimento ao inv\u00e9s de receb\u00ea-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa o professor atua como facilitador do processo de aprendizagem. (SENAC, 2013)<\/span><\/p>\n Aprendizagem Baseada em Problemas<\/b><\/p>\n PBL \u2013 <\/b>Problem Based Learning<\/i><\/b><\/p>\n Nessa metodologia a aprendizagem \u00e9 baseada em pr\u00e1ticas reais, o ambiente \u00e9 intensamente colaborativo rico no est\u00edmulo \u00e0 inova\u00e7\u00e3o e al\u00e9m do conte\u00fado s\u00e3o desenvolvidas algumas habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, vis\u00e3o cr\u00edtica de problemas, lideran\u00e7a e \u00e9tica.\u00a0 (Lins,2014)<\/span><\/p>\n Uma possibilidade na PBL \u00e9 separar a turma em pequenos grupos e distribuir para cada equipe uma situa\u00e7\u00e3o problema, a fim de encontrar solu\u00e7\u00f5es plaus\u00edveis.\u00a0<\/span><\/p>\n Sala de aula invertida<\/b><\/p>\n Na sala de aula invertida \u00a0 o protagonismo da aula \u00e9 do estudante. O professor seleciona temas e confere autonomia para os alunos buscarem informa\u00e7\u00f5es sobre.\u00a0 Pode ter pesquisas, fotografias, apresenta\u00e7\u00f5es. Esse modelo de aprendizagem procura reorganizar o tempo gasto dentro e fora da classe.<\/span><\/p>\n Gamifica\u00e7\u00e3o<\/b><\/p>\n Essa metodologia de ensino utiliza\u00a0 os meios eletr\u00f4nicos, din\u00e2micas de jogos, apps, para atrair os alunos para o conte\u00fado abordado inserindo a inova\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica nas aulas tornando-as mais descontra\u00eddas e leves.\u00a0<\/span><\/p>\n \u00c9 ideal para trabalhar com alunos de qualquer idade, uma vez que o celular \u00e9 um objeto que j\u00e1 faz parte da vida da maioria dos indiv\u00edduos.\u00a0<\/span><\/p>\n Dessa forma as aulas ficam com uma cara bem atual e os alunos sentem-se familiarizados com\u00a0 a abordagem. Pode abusar da criatividade na elabora\u00e7\u00e3o dos games, inserindo informa\u00e7\u00f5es sobre a disciplina, n\u00edveis para estimular o avan\u00e7o no jogo e competitividade.\u00a0<\/span><\/p>\n Metodologia Tradicional<\/b><\/p>\n Algu\u00e9m pode at\u00e9 pensar que a metodologia tradicional \u00e9 totalmente ultrapassada com o formato em que os alunos apenas escutam enquanto o professor disserta sobre o tema abordado. Mas tem alguns conte\u00fados que esse formato de aula se adequa perfeitamente.<\/span><\/p>\n A sugest\u00e3o aqui, quando as aulas forem muito expositivas, \u00e9 alterar a configura\u00e7\u00e3o das carteiras na sala, quebrando o tradicional enfileirado, quem sabe em c\u00edrculo para que o educador possa ter uma vis\u00e3o ampla de todos os alunos. <\/span><\/p>\n Incrementar as aulas faz com que a classe tenha interesse maior pela disciplina e consequentemente aprenda com maior facilidade os conte\u00fados.<\/span><\/p>\n Gostou desse conte\u00fado sobre did\u00e1tica e das metodologias de ensino abordadas?<\/b><\/p>\n Ent\u00e3o curta nossas p\u00e1ginas nas redes sociais, compartilhe com um colega para que ele tamb\u00e9m acompanhe nossas novidades!\u00a0<\/span><\/p>\n\n
<\/p>\n