{"id":86902,"date":"2023-04-24T18:27:45","date_gmt":"2023-04-24T21:27:45","guid":{"rendered":"https:\/\/uniandrade.br\/?p=86902"},"modified":"2023-04-26T11:44:06","modified_gmt":"2023-04-26T14:44:06","slug":"libras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/uniandrade.br\/blog\/libras\/","title":{"rendered":"LIBRAS \u00c9 A SEGUNDA L\u00cdNGUA OFICIAL DO BRASIL?"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar que L\u00edngua Brasileira de Sinais – LIBRAS \u00e9 a segunda l\u00edngua oficial do Brasil?<\/span><\/p>\n

Ent\u00e3o, esse \u00e9 um tema em debate. Mas apesar da Libras ser reconhecida como l\u00edngua, ela n\u00e3o foi institu\u00edda como a 2\u00b0 l\u00edngua oficial do Brasil.<\/span><\/p>\n

Vamos falar um pouquinho mais sobre este tema? Vem comigo.<\/span><\/p>\n

A EDUCA\u00c7\u00c3O DE PESSOAS SURDAS<\/b><\/h2>\n

Hoje n\u00f3s temos aqui no Brasil, a<\/span> L\u00edngua Brasileira de Sinais<\/b> – Libras<\/strong> para que toda a comunidade surda consiga se comunicar com uma linguagem padr\u00e3o, mas nem sempre foi assim.<\/span><\/p>\n

Antigamente, nos s\u00e9culos XIX e XX, era utilizado um m\u00e9todo chamado \u201coralismo\u201d, acreditava-se que essa era a melhor forma de educar as pessoas surdas. <\/span>O \u201coralismo\u201d ensinava a pessoa surda a falar e ler os l\u00e1bios.\u00a0<\/b><\/p>\n

No entanto, o m\u00e9todo do \u201coralismo\u201d come\u00e7ou a ser criticado por muitos surdos e defensores dos direitos dos surdos, pois demonstrava algumas falhas e provou ser ineficaz em muitos casos. Al\u00e9m disso,<\/span> essa t\u00e9cnica acabava negando \u00e0s pessoas surdas o acesso \u00e0 sua l\u00edngua natural, a l\u00edngua de sinais.<\/b><\/p>\n

Com o tempo, a l\u00edngua de sinais foi ganhando reconhecimento como uma l\u00edngua leg\u00edtima e completa, com sua pr\u00f3pria gram\u00e1tica e estrutura lingu\u00edstica.<\/span><\/p>\n

Sendo assim, hoje a l\u00edngua de sinais \u00e9 a l\u00edngua natural de grande parte das pessoas surdas, e o seu uso \u00e9 essencial para a inclus\u00e3o e a comunica\u00e7\u00e3o efetiva das pessoas surdas na sociedade.<\/span><\/p>\n

\"Apesar
Apesar da Libras ser reconhecida, ela n\u00e3o \u00e9 a segunda l\u00edngua oficial do Brasil. foto: Freepik.<\/figcaption><\/figure>\n

LIBRAS RECONHECIDA COMO MEIO LEGAL DE COMUNICA\u00c7\u00c3O<\/b><\/h2>\n

A L\u00edngua Brasileira de Sinais – Libras foi reconhecida como meio legal de comunica\u00e7\u00e3o e express\u00e3o, oriunda das comunidades de pessoas surdas no Brasil, em 2002, pela <\/span>Lei n\u00ba 10.436<\/span><\/a>.<\/span><\/p>\n

Apesar disso, a Libras ainda n\u00e3o \u00e9 considerada a segunda l\u00edngua oficial do pa\u00eds. Nossa l\u00edngua oficial, e \u00fanica, \u00e9 o Portugu\u00eas.\u00a0<\/strong><\/p>\n

Outro fato interessante \u00e9 que apesar das pessoas surdas conversarem em Libras, elas escrevem conforme a gram\u00e1tica do Portugu\u00eas.<\/span><\/p>\n

Apesar de n\u00e3o ser a segunda l\u00edngua oficial do pa\u00eds, Libras foi, sim, reconhecida como uma l\u00edngua independente com estrutura pr\u00f3pria.<\/strong><\/span><\/p>\n

E isso significou um grande avan\u00e7o para a comunidade surda, pois concedeu o direito de usar a l\u00edngua de sinais em todas as \u00e1reas da vida, incluindo a educa\u00e7\u00e3o e a comunica\u00e7\u00e3o com as autoridades.<\/span><\/p>\n

A Libras \u00e9 uma l\u00edngua visual-espacial,<\/strong> ou seja, utiliza gestos, express\u00f5es faciais e corporais para se comunicar.<\/span><\/p>\n

Ao utilizar a Libras, \u00e9 poss\u00edvel estabelecer uma comunica\u00e7\u00e3o mais clara e efetiva com as pessoas surdas.\u00a0 Permitindo que elas participem plenamente da sociedade e tenham as mesmas oportunidades que as pessoas ouvintes.<\/span><\/p>\n

Inserir Libras em nossa linguagem \u00e9 fundamental para a inclus\u00e3o e o respeito \u00e0 diversidade.<\/strong><\/p>\n

\u00c9 importante que a sociedade como um todo valorize e promova o uso da Libras, para garantir a igualdade de oportunidades e o pleno exerc\u00edcio da cidadania para as pessoas surdas.<\/span><\/p>\n

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LIBRAS NA EDUCA\u00c7\u00c3O B\u00c1SICA E SUPERIOR<\/b><\/h2>\n

Foi em 2002 que a <\/span>Lei n\u00ba 10.436 <\/b>reconheceu a L\u00edngua Brasileira de Sinais como meio legal de comunica\u00e7\u00e3o e express\u00e3o, determinando que o poder p\u00fablico deve garantir o seu uso e difus\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Ou seja, ela prev\u00ea a garantia da forma\u00e7\u00e3o de recursos humanos para ensinar a l\u00edngua.<\/span><\/p>\n

Depois disso, em 20005, com o <\/span>Decreto 5.626<\/span><\/a>, o ensino da Libras tornou-se <\/span>obrigat\u00f3rio como disciplina curricular nos cursos de forma\u00e7\u00e3o de professores e fonoaudi\u00f3logos.<\/b><\/p>\n

Para os demais cursos de forma\u00e7\u00e3o superior, a disciplina de Libras tamb\u00e9m pode constar no curr\u00edculo, mas como disciplina optativa.<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educa\u00e7\u00e3o – <\/span>Lei n\u00ba 9.394\/96<\/span><\/a> estabelece que a<\/span> educa\u00e7\u00e3o inclusiva deve ser assegurada a todos os alunos,<\/b> independentemente de suas condi\u00e7\u00f5es f\u00edsicas, sensoriais, cognitivas ou sociais.<\/span><\/p>\n

Isso implica que a sociedade deve reconhecer e valorizar a l\u00edngua de sinais, para garantir aos estudantes surdos o direito a uma educa\u00e7\u00e3o de qualidade e acess\u00edvel.<\/span><\/p>\n

Sendo assim, a inclus\u00e3o da Libras na grade curricular tanto da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica quanto do ensino superior \u00e9 fundamental para assegurar a inclus\u00e3o e acessibilidade das pessoas surdas na sociedade.<\/span><\/p>\n

A presen\u00e7a da Libras na educa\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m contribui para a valoriza\u00e7\u00e3o e reconhecimento da cultura surda, bem como para a promo\u00e7\u00e3o da diversidade lingu\u00edstica e cultural.<\/span><\/p>\n

\"O
O ensino de Libras \u00e9 obrigat\u00f3rio nos cursos de Licenciatura e Fonoaudiologia. Foto: Freepik.<\/figcaption><\/figure>\n


UNIANDRADE E LIBRAS\u00a0<\/b><\/h2>\n

Atualmente, a Uniandrade possui em seu corpo docente uma profissional habilitada para lecionar Libras, a professora<\/span> Bruna Tatsumi Narazaki<\/span><\/a>.<\/span><\/p>\n

A professora Bruna \u00e9 surda, atua como diretora da Escola BiLibras, graduada em Fisioterapia e Letras, especialista em Libras e L\u00edngua Portuguesa pela IPE. Al\u00e9m de possuir profici\u00eancia de Ensino em Libras pela Prolibras.<\/span><\/p>\n

Confira o v\u00eddeo da professora Bruna, onde ela fala sobre o Dia Nacional da Educa\u00e7\u00e3o dos Surdos, comemorado em 23 de abril: https:\/\/youtube.com\/shorts\/etd6ZWcfe5E?feature=share<\/a><\/span><\/p>\n

A docente agrega muito ao curr\u00edculo de diversos cursos da institui\u00e7\u00e3o, com destaque para as licenciaturas.<\/span><\/p>\n

Conhe\u00e7a mais sobre os cursos da Uniandrade em nosso site: <\/span>https:\/\/uniandrade.br\/<\/span><\/a><\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

Leia outros temas em nosso blog:<\/em>\u00a0<\/p>\n

https:\/\/uniandrade.br\/blog\/autismo-2-de-abril-dia-da-conscientizacao\/<\/a><\/p>\n

https:\/\/uniandrade.br\/blog\/livro-infantil-e-comemorado-em-18-de-abril\/<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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