ENTREVISTA | COORDENADOR DENIS MARTINS

professor-denis-martins

O Professor, Mestre e Doutor Denis Martins possui formação tanto em Pedagogia quanto em Letras. Há dois anos na coordenação de ambos os cursos na Uniandrade, ele nos contou um pouco de sua trajetória. Falou também sobre educação a distância e a busca significativa de alunos pela formação como professor, nesta modalidade.

Quando começou a atuar na instituição? Como foi?

Já trabalho na Uniandrade faz cinco anos entre idas e vindas, comecei como professor em 2014. Sou coordenador presencial e EaD de Letras e Pedagogia faz dois anos.

Estou há dez anos no SESI Paraná, comecei como trainee da gerência de educação, hoje sou consultor em qualidade na educação.

Qual é o maior desafio na coordenação de cursos?

Ser coordenador é estar atento às necessidades formativas dos alunos, ao trabalho pedagógico do professor, às necessidades do mercado, às avaliações externas de larga escala. É muito dinâmico e desafiador. Também é muito gratificante. Quando se faz aquilo que ama, tudo fica gostoso.

Na sua opinião, qual é o perfil de aluno ideal para fazer uma graduação EaD?

O aluno de EaD precisa ser disciplinado e responsável. Para obter sucesso ele depende demais de seu próprio esforço.

Quais as principais vantagens de cursar Pedagogia nesta modalidade?

Toda a parte teórica no EaD é uma vantagem para quem não tem o tempo para o presencial, todavia, a relação com a escola, com a prática pedagógica, é indispensável seja nos estágios, seja nas disciplinas práticas. Os conteúdos são muitos bons e bem elaborados.

Por que a formação de professores é tão buscada na modalidade EaD?

Ser professor é sempre um desafio e é uma grande vocação. Tenho certeza que a grande maioria que procura pelas licenciaturas sabe do amor que tem pelo ato de ensinar. Muitas pessoas buscam como segunda formação, porque já tentaram outros cursos, mas sabem que não tem como fugir da vocação. Outros sabem que há sempre mercado de trabalho para quem busca lecionar.

O que podemos destacar do curso de Pedagogia EaD da Uniandrade?

Nosso curso foi pensado com muito carinho. Tem uma equipe muito competente, com muita vontade de fazer o melhor curso para todos os alunos.

Quais são os planos para o futuro (do curso)?

Iniciaremos a oferta pela primeira vez das disciplinas de prática pedagógica no próximo ano letivo e estamos preparando a todo vapor os desafios de aprendizagem dessa etapa!