Pedagogia
É na Uniandrade
Optar por Pedagogia é abraçar a crença no poder transformador da educação e aceitar o desafio de se tornar um agente de mudança na sociedade. Essa área é uma das graduações mais procuradas pelos calouros e vai além da tradicional sala de aula, embora a influência marcante das professoras da educação infantil continue a nos emocionar.
Na graduação em Pedagogia da Uniandrade, você terá a oportunidade de explorar os diversos aspectos da educação, desde a teoria até a prática, incorporando conhecimentos de psicologia, sociologia e antropologia. O currículo abrange os principais pensadores da área, como Piaget, Vygotsky, Gardner, Montessori e Freire, proporcionando uma base sólida e abrangente.
Além disso, o curso desenvolve habilidades essenciais, como liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Você adquirirá competências para realizar intervenções especializadas em práticas educacionais, tanto em ambientes escolares quanto em contextos não formais.
O pedagogo vai além de ser um simples alfabetizador; é um profissional completo, comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas etapas.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para profissionais formados em Pedagogia é diversificado e dinâmico, oferecendo uma variedade de oportunidades em diferentes setores.
Com a ampliação das áreas de atuação, os pedagogos têm a chance de escolher caminhos que se alinhem com seus interesses e paixões, contribuindo significativamente para o desenvolvimento humano em diversos contextos.
INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Programas de extensão e de iniciação científica propiciando trocas com o grupo e com o professor. Instrumento de formação de apoio teórico e metodológico para a realização de pesquisas.
PROFESSORES, MESTRES E DOUTORES
Doutores, Mestres e Especialistas com comprovada experiência profissional constituem o corpo docente. A instituição faz esforços para a qualificação de seus profissionais, propiciando capacitação e formação continuada.
BRINQUEDOTECA
O espaço proporciona o aprendizado de metodologias de coordenação motora, raciocínio lógico-matemático, inteligência emocional e comunicação.
Mestre em Educação (PUC-PR). Especialista em psicologia (FAFIG- Guarapuava- PR), recursos humanos (UNIVALI- Itajaí SC), educação tecnológica superior (FATEC Curitiba PR), tutoria em EAD (FACINTER Curitiba-PR), educação especial e educação inclusiva (FACINTER- Curitiba PR), docência em EAD (FATEC- PR), gestão de polo (FATEC - PR). Formação em ludoterapia (Clínica Maria da Graça Conceição Curitiba PR). Pedagoga e psicóloga (UNIVALI Itajaí SC). Com várias publicações em congressos nacionais e internacionais. Atua há mais de 35 anos na área de educação como professora, desde o Ensino Fundamental à especialização (modalidade presencial e a distância), desenvolvendo vários projetos em instituições de ensino e organização em geral. Com vasta experiência em educação especial e inclusiva. Coordenadora de curso de extensão, graduação e pós. Atuando como coordenadora da área de inclusão do ensino superior. Realizando assessorias na área de gestão de pessoas, educação, formação continuada, psicopedagogia e a área clínica da psicologia.
O profissional formado em Pedagogia possui diversas áreas de atuação no mercado, incluindo:
Essas áreas oferecem ao pedagogo oportunidades em escolas, instituições educacionais, organizações sociais, empresas e no setor público, permitindo uma carreira diversificada e impactante na educação e desenvolvimento humano. |
MÓDULO 1 | CH |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 66 |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 66 |
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 66 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 66 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO | 66 |
TOTAL | 330 |
MÓDULO 2 | CH |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 66 |
DIDÁTICA | 66 |
CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | 66 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 66 |
LITERATURA INFANTO JUVENIL | 66 |
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS | 66 |
TOTAL | 396 |
MÓDULO 3 | CH |
GESTÃO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO | 66 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL | 120 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 66 |
BRINQUEDOTECA | 66 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 66 |
QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL | 66 |
TOTAL | 450 |
MÓDULO 4 | CH |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS | 66 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA – ENSINO MÉDIO | 120 |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 66 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS ANOS INICIAIS | 66 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 66 |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS | 66 |
TOTAL | 450 |
MÓDULO 5 | CH |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS | 66 |
EDUCAÇÃO MUSICAL | 66 |
ESTATÍSTICA | 66 |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 66 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA | 66 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL / BRINQUEDOTECA | 120 |
TOTAL | 450 |
MÓDULO 6 | CH |
CURRÍCULO E CULTURA ESCOLAR | 66 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS | 66 |
ARTE E EDUCAÇÃO | 66 |
PEDAGOGIA HOSPITALAR, SOCIAL E EMPRESARIAL | 66 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS | 120 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL | 160 |
TOTAL | 544 |
MÓDULO 7 | CH |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | 66 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS | 66 |
MOVIMENTO E EDUCAÇÃO | 66 |
RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, FAMÍLIA E COMUNIDADE | 66 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – PRÉ-PROJETO | 66 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS | 160 |
TOTAL | 490 |
MÓDULO 8 | CH |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO MÉDIO | 66 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 66 |
NOVAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO | 66 |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 66 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO | 66 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO | 160 |
TOTAL | 490 |
RESUMO GERAL | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 360 |
DISCIPLINAS PRESENCIAIS | 2178 |
DISCIPLINAS A DISTÂNCIA | 330 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 480 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 480 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 132 |
TOTAL GERAL DO CURSO | 3960 |
- Entre os cursos avaliados, 80% tem notas 4 e 5 pelo MEC
- Estrutura completa de laboratórios e Clínicas-Escola para aprender na prática.
- Corpo docente composto 80% por profissionais mestres e doutores, com experiência sólida em suas áreas de atuação.
A Uniandrade possui sólida experiência na área da Educação. Oferece cursos de graduação, autorizados pelo MEC, em três modalidades, bem como cursos de pós-graduação stricto e lato sensu.
O corpo docente da instituição é composto por mestres, doutores e especialistas garantindo a qualidade no processo de ensino – aprendizagem.
Conta com uma infraestrutura completa de salas de aula, laboratórios, clínicas de atendimento ao público, além de um amplo estacionamento gratuito.
Os coordenadores sempre realizam grandes eventos, potencializando a aquisição de conhecimento e favorecendo o contato com grandes profissionais de cada área, inclusive a nível internacional.