5 maravilhas da Engenharia Moderna

Que a natureza é incrivelmente capaz de criar maravilhas como os Alpes, as Cataratas do Iguaçu e a Aurora Boreal nós sabemos. Entretanto, o homem tem se mostrado cada vez mais capaz de também construir verdadeiras maravilhas da Engenharia! São prédios, pontes e monumentos estonteantes ao redor do mundo. Hoje nós separamos 5 dessas maravilhas para deixar todo mundo de queixo caído e, quem sabe, te inspirar a ser um engenheiro ou engenheira!

O elevador de Bailong (China)

O elevador externo mais alto e pesado do mundo fica na China e divide o cenário com a natureza exuberante do Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie. O elevador tem 326 metros de altura e é composto por 3 elevadores de vidro, com dois andares cada. A subida até o topo da montanha para onde o elevador nos leva é de 2 minutos e, a cada viagem, 50 pessoas podem curtir a vista.

Ilhas Palm (Dubai)

As Ilhas Palm estão localizadas na costa dos Emirados Árabes Unidos, no Golfo Pérsico, próximo a Dubai. Esse é o maior conjunto de ilhas artificiais do mundo.  O projeto está sendo construído pela Nakheel Properties, começou em 2001 com a primeira de três ilhas: Palm Jumeirah.

Por meio do uso de navios de dragagem de areia, as ilhas são formadas preenchendo o fundo do mar. Esse processo, conhecido como arco-íris, inclui pulverização de areia no topo da superfície ascendente da ilha. Cada ilha terá a forma de uma palmeira com uma rocha em forma de crescente que circunda o topo de cada ilha.

O Projeto New Valley (Egito)

Um dos projetos mais ambiciosos do Egito, o New Valley Project consiste na construção de um sistema de irrigação massivo para recuperar meio milhão de acres de deserto. A estação de bombeamento de Mubarak, o coração do projeto, foi inaugurada em 2005 e foi nomeada uma das cinco realizações de engenharia civil mais destacadas do ano pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Ninho do Pássaro (China)

Esse grandioso estádio de futebol foi apelidado de Ninho de Pássaro por sua forma complexa, com uma estrutura surpreendente que parece mais uma grande escultura pública que um estádio. Projetado pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, o Ninho do Pássaro foi construído para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2008 e acomoda 80.000 pessoas. O design elaborado incorpora símbolos chineses e mitologia.

Viaduto de Millau (França)

O viaduto de Millau, que atravessa o vale do rio Tarn, perto de Millau, no sul da França, é um dos empreendimentos de engenharia mais impressionantes do mundo. A torre mais alta da ponte eleva-se a 342 metros, mais alta que a Torre Eiffel (300 metros) e quase tão alta quanto o Empire State Building (381 metros). É a 12ª ponte mais alta do mundo!

E aí, tá a fim de um construir uma maravilha da Engenharia da Moderna? Seu caminho começa aqui, conheça nosso curso de Engenharia Civil!