A Influência do “Facilities Management” no Desenvolvimento de Projetos

Você já sabe quais são as vantagens de se estudar na Uniandrade?

Uma delas é a possibilidade de participar de palestras com personalidades do meio profissional que possuem muita bagagem para agregar conhecimento à sua formação!

Na última terça-feira, dia 02/03/2021, aconteceu uma palestra durante a aula inaugural das turmas de Arquitetura & Urbanismo e Design de Interiores via Google Meet, ministrada por Roberto Pimenta. 

Roberto Pimenta é administrador da Top – Soluções Imobiliárias há 20 anos e foi membro durante vários anos da AbraFac – Associação Brasileira de Facilities Management que tem uma relação muito forte com o IFMA.

O tema da palestra foi “A influência do “Facilities Management” no desenvolvimento de projetos”, na qual Roberto Pimenta apresenta o conceito de FM e também enfoca o mercado de trabalho, para que os alunos possam ter noção de como funciona o meio profissional da arquitetura e design de interiores, para isso apresentou várias plantas e projetos realizadas pela Top a fim de exemplificar suas falas.

Leia mais em:

Você sabia que a Arquitetura tem um grande impacto social? | Uniandrade

Mercado de trabalho para quem faz Arquitetura e Urbanismo | Uniandrade

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo expõem maquete no II Fórum Mundial Niemeyer | Uniandrade

Qual o diferencial do Facilities Management?

O diferencial do Facilities Management está em ir além da estrutura = esquadria, piso, teto e colunas que são visíveis.

Com o Facilities Management, o observador vai perceber detalhes que podem ser alcançados como forro, ar condicionado, iluminação, itens ligados a incêndio, vidros, qualidade de ar, pé direito, até uma sonorização que exista. Ou seja, o olhar alcança todos os itens que trazem diferencial para o ambiente.

Mas então o que é o Facilities Management?

O Facilities Management – gerenciamento de facilidades – é uma profissão que abrange várias disciplinas para garantir funcionalidade, conforto, segurança e eficiência do ambiente construído, integrando pessoas, local,processo e tecnologia, segundo o IFMA – International Facility Management Association.

Segundo Roberto, Facilities são todas as atividades de suporte para a atividade principal da empresa. Ou seja, para uma equipe chegar e trabalhar em uma empresa, antes disso é preciso todo um cuidado pensando sobre como será o piso, a limpeza, o imobiliário, o cabeamento, quem sabe até a tecnologia, na parte do TI. Logo, antes de qualquer equipe ocupar um espaço para trabalhar, tudo precisa estar funcionando e isso recebe o nome de Facilities Management.

Algumas atividades para a maioria das empresas são comuns, como limpeza, manutenção de ar condicionado, manutenção predial, o que seria coberto pelos cuidados da área civil, hidráulica e mecânica. Já para outras empresas, há de se zelar e cuidar da frota de veículos e aí o leque de facilities fica um pouco maior. 

Daí concluímos que qualquer empresa precisa do suporte de facilities para funcionar, desde um shopping center até um hospital.

Trabalhar com Facilities Management significa atender as expectativas dos clientes!

Os clientes do meio corporativo são muito exigentes e sempre querem saber tudo o que você tem a oferecer no quesitos facilities, embora não utilizem esse termo. O fato é que os clientes querem o melhor para que o ambiente profissional deles funcione da melhor maneira possível.

Você já ouviu falar em prédios inteligentes?

Para explorar o Facilities Management foi preciso uma série de estudos e pesquisas e Roberto conta que, em meio a esses estudos, teve contato com muitas ideias interessantes. Uma delas foi o conceito de: “prédios inteligentes”, em que se falava muito em cabeamento estruturado e diversos sistemas = aquecimento, ventilação e ar condicionado, incêndio, detecção e alarme, segurança, acesso, sistema de câmera. Enfim, uma série de componentes em um prédio que precisam ser controlados e envolvem pessoas, sistemas e processos.

Relação do Facilities Management com outros sistemas

E para que o Facilities Management aconteça e flua como precisa, é necessário, unir outros conceitos nesse processo. 

Para deixar um ambiente inteligente, utiliza-se o BMSBuilding Management Systems. O BMS é como se fosse uma central de controle pois abrange muita coisa, como um software de elevadores, por exemplo, que diz exatamente como cada um dos elevadores irá funcionar e que também pode pode trazer câmeras, comunicação e controle de acesso.

 

O software do BMS vai controlar minuciosamente todos os detalhes de cada ambiente de cada item do prédio, de modo que o usuário nem perceba que está tendo assessorado com tanta tecnologia.

De igual importância é utilizado o SLAService Level Agreement – que irá balancear a expectativa do que o cliente deseja. O cliente que é usuário do espaço, é fundamental na medida e na aplicação do SLA, pois o perfil varia de cliente para cliente.

Além da Arquitetura, o conceito de tudo que envolve o prédio, define o nível da estrutura desse prédio.

Então, são questões muito técnicas do empreendimento que precisam ser consideradas, pois todas as questões estruturais já foram checadas numa primeira avaliação.

Qual a importância do Facilities Management para a Arquitetura?

Ora, a finalização do projeto  no ato da entrega, tem que ser feita de forma que o cliente possa usufruir de todos os recursos disponibilizados  sem problemas, pois todas as etapas do projeto devem estar em harmonia.

Então, para eficácia das Facilities Management, é preciso que desde a concepção do projeto, tudo seja pensado e estritamente focado no seu uso final pelo cliente.

Todas as complementaridades devem estar compatíveis para que a obra seja executada. 

Um ponto importante, é que o projeto não se encerre na execução, mas que todo o suporte dos profissionais vá além, tendo em mente a qualidade e de como será utilizado esse projeto.

Gostou de saber sobre Facilities Management?

Muito interessante, não é mesmo?

Estudar na Uniandrade, irá proporcionar várias oportunidades de participação em palestras incríveis e significativas para sua formação!

E se você ainda não faz parte dos acadêmicos da Uniandrade está esperando o que para realizar a sua matrícula?

Agende agora mesmo o seu vestibular online e totalmente gratuito e comece a vivenciar experiências incríveis!

Aproveite para navegar pelo Blog | Uniandrade para conhecer mais sobre a instituição e permanecer ligadinho nas novidades!

Siga nossas páginas nas redes sociais!














Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress