capa blog Neide

Acadêmica de Direito da Uniandrade é aprovada no exame da Ordem, ainda no 8° período da graduação

A acadêmica do 8° período de Direito da Uniandrade, Neide Aparecida da Silva Gomes, obteve aprovação nas duas fases da prova da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O exame é complexo e, geralmente, os egressos do curso são aprovados apenas após a colação de grau.

Neide relata que estagiando no Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniandrade, observava o professor Cristiano kamel Salmen, responsável pelo Núcleo, orientando os alunos do 10° período acerca do exame da Ordem, ficando interessada nas instruções. Sendo assim, passou a absorver as dicas e paralelamente começou a realizar simulados, totalizando 13 simulados, que juntos somam 1040 questões.

A acadêmica resolveu realizar a inscrição para o exame apenas para testar como seria seu desempenho e ficou muito surpresa ao obter aprovação. Automaticamente inscrita na 2ª fase, ela começou a estudar para a próxima etapa, também por meio de simulados, totalizando 25 peças, dos quais constam recursos ordinários, reclamatórias trabalhistas, contestações, mandados de segurança, entre outras peças. Ao realizar a 2° fase ela obteve aprovação. “A Uniandrade foi muito importante para essa conquista”, complementa a aluna.

Dica de ouro

A futura advogada deixa uma dica para quem precisa realizar o exame: treino constante e a realização de simulados.

É importante destacar que a acadêmica estava no 8° período quando participou  da 1° fase. Contudo, quando fez a 2° fase tinha acabado de realizar rematrícula para o 9° período, estando apta à aprovação.

O professor drº Cristiano Kamel Salmen, que inspirou a jornada da acadêmica, relata que há um ano aproximadamente a Neide foi aprovada para estagiar no Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniandrade onde, além de conhecer a realidade da área, ela teve contato com um projeto da coordenação do curso de Direito, cujo objetivo é intensificar todo o esforço para produção do TCC.

“A Neide aproveita muito bem as oportunidades”, conta o professor. “Ela passou a a ampliar seu marco teórico, o que possibilitou respaldo para estrutura tanto do TCC quanto da elaboração das petições no NPJ. A universitária sempre esteve envolvida com todos os atendimentos e ações promovidas pelo NPJ da Uniandrade de cunho sócio cultural. Sendo assim, ela também estava reunindo suas horas complementares enquanto ampliava sua bagagem de conhecimento“, complementa o professor.

bannerpublicidade1

O grande diferencial da aluna foi estar com a frequência  e as notas em dia, de forma que poderia dispensar atenção para os simulados da OAB. A Neide realizou diversas provas, as quais o professor Cristiano corrigia, indicando em quais temas ela precisava dedicar mais atenção e reforçar o estudo. Dessa forma, ela foi diminuindo a quantidade de erros.

A aluna montou um caderninho, onde anotava os próprios pontos fracos para estudar com assertividade. Além dos simulados, Neide também estudava apostilas e refazia as questões erradas de forma correta.

Além disso, criou um caderninho de palavras que diferiam nas alternativas, tornando-as corretas ou incorretas. Depois de realizar diversos simulados, Neide decidiu fazer o exame para ver como se sairia e ter experiência. No entanto, obteve aprovação na 1° fase e passou a estudar e simular peças para a 2° fase.

Orgulho do curso

O Professor Salmen afirma que a acadêmica peticiona muito bem, demonstra segurança ao atuar e a considera advogada antes mesmo de concluir a graduação.  “É motivo de orgulho ter uma aluna dedicada assim, sou fã da Neide, pois ela é magnífica, exemplo de humildade, ao mesmo tempo que é estrategista”, complementa o docente.

O educador ainda deixa a dica para que outros alunos sigam os passos da acadêmica: “não deixem apenas os últimos períodos para pensar em TCC  e OAB”.

Além da aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Neide está produzindo, em parceria com o professor Cristiano, artigos científicos visando atender a comunidade com qualidade e bases bem fundamentadas.