capa noticia aluna enfermagem

Aluna de Enfermagem publica seu TCC em livro da área

A aluna do curso de Enfermagem do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, Janaina Alves dos Santos, publicou um artigo científico sob o tema: “Violência Obstétrica: Percepção da Parturiente” em um livro da área.

O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso da aluna – o famoso TCC, cuja orientação foi realizada pelo próprio coordenador do curso, professor Jean José Luvizotto, com co-orientação da professora Sandra Maria Schefer Cardoso.

Ambos os docentes configuram, também, como autores na publicação da pesquisa feita pela acadêmica.

Destaque na área da Saúde

O segundo volume do livro “Enfermagem: pesquisas sobre o cuidado e a assistência em saúde” reúne diversos pesquisadores com temas relevantes para a Enfermagem.

Publicado pela Editora Dialética, a obra significa muito para a área da saúde, pois possui o olhar voltado para os desafios e problemáticas recentes encontrados pelos profissionais no dia-a-dia da profissão.

Ter um artigo publicado nesta obra é uma importante conquista na carreira acadêmica dos profissionais da saúde, principalmente para a enfermeira Janaína que acabou de se formar e dar seus primeiros passos na área.

Foto: Capa do livro: Enfermagem: pesquisas sobre o cuidado e a assistência em saúde

História com a Uniandrade

Janaina começou a faculdade em 2018 e ao longo dos 5 anos de graduação publicou 2 artigos na Revista de Iniciação Científica da Uniandrade. Ela vivenciou todas as etapas desafiadoras do TCC e obteve êxito.

Durante esta jornada, contou com todo o suporte da Uniandrade que tradicionalmente tem o olhar aguçado para o processo de aprendizagem.

Por isso, a instituição conta com um corpo docente composto por profissionais de excelência em suas áreas, a maioria mestres e doutores, oferecendo o apoio necessário para o acadêmico.

A mais nova enfermeira conta que os docentes do curso de Enfermagem da Uniandrade incentivam os alunos a produzir artigos a cada semestre.

Foto: professor Jean, Janaína e professora Sandra, durante apresentação para a banca.

O processo

Sobre o processo de escrita do TCC, Janaína compartilha conosco que foi um período difícil, devido ao fato de existir pouco conteúdo teórico sobre o assunto.

Para incrementar a pesquisa, a acadêmica e os orientadores realizaram entrevistas com mulheres, processo que lhes forneceu boa quantidade de dados para defesa e reflexão sobre o tema.

A enfermeira deixa uma dica para os calouros que estão ingressando agora no curso de Enfermagem: “dedique- se ao máximo, sei que não é fácil, mas no final do curso é gratificante conseguir alcançar seus objetivos, sentir o gostinho da vitória e ganhar o tão sonhado diploma.”

Foto: Janaina Alves dos Santos

Mais que um artigo, uma causa social

A temática abordada pela acadêmica em seu artigo “Violência Obstétrica: Percepção da Parturiente” é extremamente relevante para a sociedade, haja vista que coloca em foco às mulheres que passam por um dos períodos no qual estão mais fragilizadas e indefesas: o momento do parto.

Historicamente, as mulheres sempre sofreram as mais variadas violências, uma delas, não muito debatida, é a violência obstétrica.

Levando isso em consideração, o artigo de Janaína, em colaboração com os docentes Jean e Sandra, aborda a responsabilidade do enfermeiro atuante na área da obstetrícia de humanizar os partos, devolvendo o protagonismo do parto à mulher.

Foto: capítulo do livro com o artigo dos nossos enfermeiros.

Capa do livro enfermagem
Para adquirir o livro físico, acesse o site da Editora Dialética:  https://loja.editoradialetica.com/ciencias-da-vida/enfermagem-pesquisas-sobre-o-cuidado-e-a-assistencia-em-saude-volume-2
DOI do Livro: 10.48021/978-65-252-7045-6
ISBN do Livro físico: 978-65-252-7045-6