Como ficam as aulas e os estágios na Pandemia?

O novo normal tem se estabelecido desde a chegada do novo Coronavírus ao Brasil e, a cada dia, sentimos o impacto em nossas rotinas. Mas como ficou a vida de quem tá cursando uma graduação presencial em meio à Pandemia?

Já adiantamos que muita coisa mudou e as Instituições de Ensino, junto aos seus professores e alunos, se viraram nos 30 para se adaptar e garantir que todo mundo ficasse seguro. Mas o sonho de conquistar o diploma não precisa esperar! Confira como nossos alunos estão estudando nessa Pandemia. 

Leia também:

<<<Presencial ou Ead? Faça o teste e descubra qual a modalidade para você!>>>

<<<Como funciona o estágio no EaD?>>>

<<<5 motivos para fazer uma pós-graduação>>>

<<<5 habilidades essenciais para uma carreira de sucesso>>>

As primeiras medidas

Desde março, o MEC autorizou que as Instituições de Ensino Superior substituídas por meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento, o que nos levou a elaborar rapidamente o Ensino Remoto Emergencial. Assim, em pouquíssimos dias, nossos alunos estavam realocados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem e puderam dar continuidade aos seus estudos. Essa primeira medida foi publicada na edição de 8 de março do Diário Oficial da União e deu início à jornada da educação em meio à Pandemia no Brasil. 

Resiliência é palavra. Estamos nos adaptando de forma incrivelmente rápida, nos desdobrando juntos a alunos e professores que tiveram suas vidas e rotinas modificadas. Uma coisa é certa: ao criar a possibilidade do Ensino Remoto na grade presencial, tornou-se possível manter aluno próximo à rotina de estudos que levávamos até então. 

Ao entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o acadêmico pode não só estar em contato com o conteúdo de suas disciplina, como continuar interagindo com seus professores e colegas de turma. 

Inicialmente, a portaria tinha validade de 30 dias, com possibilidade de prorrogação, que dependia da orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital. 

Já nesta primeiro portaria estava claro que seria “de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas, a disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações durante o período da autorização”. E foi pensando nisso que preparamos nossos alunos, professores e equipes para dar continuidade às aulas. Neste primeiro momento, todas as atividades presenciais, incluindo aulas práticas e estágios, foram suspensas. 

E agora?

Em meados de junho, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria  MEC nº 544, que regulamentava a realização de atividades práticas e laboratoriais e a oferta de estágios das instituições de ensino superior (IES) enquanto durar a pandemia da Covid-19. A partir dessa nova Portaria, a autorização para que o ensino presencial seja substituído pelas aulas remotas. Essa nova Portaria passou a valer até 31 de dezembro de 2020.

O texto publicado no Diário Oficial da União orienta que as IES ficam responsáveis por  definir as adaptações dos currículos para a oferta de disciplinas práticas, tanto em laboratório quanto no estágio profissional em cursos superiores, respeitando as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) e as orientações de seus respectivos estados. 

A Portaria nº 544 tem como base o parecer elaborado em abril pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com a participação ativa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). A edição da portaria colabora para que as instituições de ensino superior possam efetivar os planos pedagógicos de ensino híbrido e implantar inovações educacionais e tecnológicas. 

Assim, em alguns estados as aulas de laboratório e os estágios já começam a ser permitidos para alguns cursos como Enfermagem, enquanto as disciplinas teóricas permanecem sendo ministradas online. 

E aí? Bora embarcar na jornada de uma graduação agora mesmo?! Seu sonho não precisa esperar.

Antes de nos despedirmos, mais uma dica importante!

Gostou do conteúdo de hoje?

Compartilhe com aquele amigo que precisa de um empurrãozinho para começar a graduação e parar de adiar a conquista do diploma! Quem sabe  o que falta é justamente entender como ficaram as aulas e os estágios na Pandemia. 

E não deixe de acessar diariamente o nosso blog para ficar por dentro de mais temas envolvendo o universo da educação!

>>>>>> Uniandrade 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress