Conheça 5 curiosidades sobre a profissão de contador

Ser um contador pode parecer muito técnico. Os termos relacionados à produtividade, legislação, busca de clientes e organização empresarial são itens bastante presentes nessa profissão. Contudo, separamos para você algumas curiosidades interessantes que vão mudar a sua concepção sobre essa dinâmica área.

25 DE ABRIL: DIA DA CONTABILIDADE

Muitas pessoas confundem sobre qual a data certa para celebrar o Dia da Contabilidade no Brasil. Entretanto, o calendário também demarca outras datas que se relacionam com a área, sendo que cada uma delas possui um significado distinto:

• Dia 14 de janeiro – Dia do Empresário de Contabilidade
  • Dia 25 de abril: Dia do Contabilista e do patrono da classe contábil, o ex-senador e ex-deputado federal João Lyra (avô de Fernando Collor de Melo, ex-presidente da República).
  • Dia 21 de setembro: Dia de São Mateus, o santo padroeiro dos contabilistas.
  • Dia 22 de setembro: Dia do Contador

O CADUCEU DE MERCÚRIO

Toda profissão possui um símbolo que o represente. Logo, o símbolo da contabilidade é o Caduceu de Mercúrio, o deus romano considerado como o mensageiro de todos os outros personagens mitológicos herdados da Grécia.

Dentre sua composição, é um bastão em ouro entrelaçado com duas serpentes e duas pequenas asas em sua parte superior. O Caduceu representa o símbolo de boa conduta, equilíbrio moral e diligência, além de ser usado na contabilidade como garantia de patrimônio das empresas, clientes e entidades nos procedimentos contábeis.

AS PRIMEIRAS FACULDADES DE CONTABILIDADE NO BRASIL

As primeiras instituições de ensino superior da área contábil no país apareceram em meados de 1905, sendo a Academia do Comércio do Rio de Janeiro e a Escola de Prática de Comércio de São Paulo. Apesar de não serem consideradas como Universidades na época, deram origem aos estudos desenvolvidos na contabilidade e são reconhecidas até os dias atuais.

FAMOSOS QUE SÃO CONTADORES

Antes de chegarem à fama por sua atuação em diversas áreas artísticas, alguns grandes nomes se formaram ou iniciaram o estudo em contabilidade. Você sabia que Silvio Santos se formou pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti? O conhecimento adquirido na área proporcionou melhor entendimento financeiro, o que o ajudou na composição de sua fortuna atual.

Outro famoso que está entre as estrelas da contabilidade é o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, que chegou a entrar no curso antes de se consolidar na carreira artística do rock. Ainda, mais um que ingressou na Contabilidade foi o músico Robert Plant, mas acabou deixando a área contábil para seguir carreira na banda Led Zeppelin.

TRABALHAR COMO CONTADOR NO FBI

A Unidade do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o FBI (Federal Bureau of Investigation), é uma das entidades que mais emprega contadores no mundo todo. Isso se deve ao fato da alta demanda de trâmites burocráticos exigidos pela entidade e pelo governo. Estima-se que em seu quadro de funcionários estejam trabalhando mais de 2 mil contadores.

Agora que você já conhece essa área tão versátil e dinâmica, que tal começar seu futuro cursando Ciências Contábeis na Uniandrade? Aqui você vai aprender contabilidade como uma função que gera emprego, atende as necessidades dos cidadãos, dos órgãos públicos e ainda contribui para o caminho da sociedade!