Design de Interiores aborda projeto de criação de Espaço Sensorial em Centro de Reabilitação

O Projeto Integrador proposto no primeiro semestre de 2019 aos formandos do Curso de Design de Interiores tem como objetivo a elaboração de um projeto para um Espaço Sensorial, que deve ser aplicado no Centro de Reabilitação Neurológica Vitória. O trabalho consiste em desenvolver um espaço sensorial para crianças e adolescentes com Transtornos do Neurodesenvolvimento e Transtornos Neuromotores, atendidos pelo Centro Vitória.

O objetivo do projeto é proporcionar um espaço terapêutico que possa contribuir com a evolução clínica dos pacientes, sendo utilizado para melhorar a organização sensorial. Logo, os projetos desenvolvidos abordam os aspectos de inclusão e adaptados à pessoas com deficiência, especificamente crianças e adolescentes, considerando suas limitações.

Com a proposta de conhecer melhor o ambiente, no dia 31 de janeiro de 2019 ocorreu a visita técnica à clínica. Após isso, os alunos tiveram um mês para desenvolver suas propostas com acompanhamento e orientação dos professores do Curso.

Depois de muito planejamento, no dia 14 de março de 2019 os alunos apresentaram suas propostas para uma banca examinadora contando com a participação de professores do curso. Também estiveram presentes na banca a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Daniela Imig, ao qual avaliou a questão das espécies vegetais selecionadas, e a psicóloga Letícia Passos de Melo, coordenadora do Espaço Aba da Clínica Vitória.

Nessa oportunidade foram selecionados os trabalhos dos alunos Camila Mariane Michelini, Djoe Kawe de Goes Peixot e Leandro Augusto Krug Rozza. A partir dessa seleção, a segunda etapa do projeto consistirá no desenvolvimento do anteprojeto e na elaboração do orçamento e cronograma de obra, para então ser apresentado ao Conselho Diretivo do Centro de Reabilitação Neurológica Vitória, ao qual fará a seleção do projeto escolhido para execução.