Dia do trabalhador: Como a pandemia mudou nossa forma de trabalhar?

Alô, trabalhador e trabalhadora, como vocês estão? Eu sei que as datas estão meio esquisitas, mas amanhã, 1 de maio, é feriado e Dia do Trabalhador! Tá se sentindo esquisito? Tudo bem. Porque, afinal, nossa forma de trabalho mudou muito e super rápido nesses últimos dias. Pensando nessa mudança, trouxemos algumas curiosidades sobre como o trabalho mudou ao longo da história.

 

Era uma vez do trabalho

É claro que desde a pré-história os humanos foram obrigados a realizar tarefas para garantir sua existência, ou seja, trabalho.  Entretanto, o valor desta atividade se modificou ao longo de nossa história. Na Grécia Antiga, o trabalho não tinha a melhor das posições não. Grandes pensadores como Aristóteles e Platão não viam muitas vantagens no trabalho, pois ele seria uma oposição à liberdade e visava suprir apenas as necessidades básicas do ser humano. Mas vale lembrar que essa visão se deve muito ao fato de que nessa sociedade o trabalho braçal era praticado quase que exclusivamente por escravos. Foi apenas no século XVI que Martinho Lutero escreveu que “o homem nasce para trabalhar”. Assim, o trabalho passou a ser visto como m “serviço divino” e “vocação”.

Olá, máquinas!

Já em meados de 1850, a industrialização atingia seu primeiro pico na Europa. As pessoas saíram da zona rural e foram para as grandes cidades em busca de trabalho em fábricas e fundições. Com a máquina a vapor e o tear mecânico, as indústrias triplicaram a produção e as jornadas de trabalho passavam das 14 horas diárias. Já no início do século XX, Henry Ford aperfeiçoou o trabalho na linha de montagem da indústria automobilística, revolucionando para sempre o que entendemos como processo de produção.

Novos caminhos

Enquanto as máquinas evoluíam e a humanidade passou a questionar se os robôs um dia dominarão o mercado de trabalho e o mundo, a capacidade de ser humano segue sendo nosso maior diferencial. As jornadas de trabalho foram reduzidas e nossa capacidade de relacionamento e especialização tem sido cada vez mais importante no desempenho de nosso trabalho. Muitas novas profissões surgiram, algumas desapareceram, como os datilógrafos, e muitas outras ainda estão por vir.

Cada um na sua e todos juntos

Como se não bastasse tanta novidade, 2020 nos pegou de surpresa com uma Pandemia que nos obrigou a repensar nossas relações de trabalho. No início foi só evitar o abraço no amigo do escritório, mas logo foi cada um pra sua casa, aprender a trabalhar de longe, junto e sozinho, nesse momento tão complicado.

Ao mesmo tempo, trabalhadores dos setores essenciais continuaram suas atividades, entregando comida, salvando vidas nos hospitais, dirigindo ônibus, fazendo a coleta do lixo, mas a gente sabe que alguma coisa não é mais igual para eles também. Ainda é cedo para dizermos como esse momento vai impactar as nossas relações de trabalho, mas já podemos dizer que continuamos. Juntos, mas separados. E amanhã vemos o que será.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress