Dicas para não perder o foco nos estudos durante as férias

A época de comer bastante, descansar e curtir as tão sonhadas férias chegou! Esse é aquele momento perfeito para esquecer o mundo! Só vontade de dormir até tarde, jogar games até se acabar ou de maratonar todas as séries acumuladas e curtir! Hum… será mesmo? Talvez um meio termo seja o ideal.

No entanto, se você pretende começar o ano com o pé direito nos estudos, é importante ter cuidados para não relaxar demais e perder o foco. É preciso equilibrar momentos de descanso com estudo. Repor as energias é fundamental nas férias, mas aproveitar o tempo para viajar e se divertir não significa que o estudo vai ser deixado totalmente de lado.

Pra você que quer manter uma rotina nas férias é ideal o planejamento para os estudos e os descansos

Mas aí você se pergunta: como terei um tempo maior? É pra ter horários de estudos mais intensos? Claro que não! Você deve estudar, porém com uma carga menor, pois as férias servem para descansar e diminuir o ritmo, para depois voltar com muita disposição.

Está curioso para as dicas? Então, vamos lá!

1. Crie uma rotina

Crie uma rotina. Assim como na época de estudos, tenha hora para acordar, estudar, descansar e se alimentar. Organizar o tempo e fazer um cronograma do que você quer reforçar antes da volta às aulas será um grande aliado para não perder o foco.

Nem que você estude uma hora por dia, é bem melhor do que estudar nada. Uma dica legal, também, é fracionar essa uma hora em duas partes, ou talvez em três para que se tenha um intervalo. Caso você escolha repartir em três, é interessante separá-las nos períodos da manhã, tarde e noite.

Por isso, não fique o dia inteiro estudando nem se desligue totalmente, equilíbrio é a palavra-chave. Porque não adianta nada aumentar a carga de estudo nas férias e voltar mais cansado.

1. Divida o tempo entre estudo e descanso

As férias são um período para relaxar e se divertir, por isso é importante encarar essa época com leveza e aproveitar o tempo livre para encaixar algumas horas de estudo. Todas as atividades devem ser dosadas, nem estudo em excesso nem brincadeiras demais. O ideal é que o aluno lembre-se de seu objetivo.

Aproveite também as férias para dormir um pouco mais que na época de aulas, mas lembre-se que oito horas de sono já são suficientes para repor as energias.

1. Não deixe de se divertir

A sensação de estar de férias é prazerosa e deve ser aproveitada, ainda que alguns pequenos compromissos estejam incluídos nessa fase. O entretenimento e o convívio social fazem parte de uma vida saudável, equilibrada e feliz.

Do contrário, é possível que você volte das férias mais cansado do que deveria e não ter um bom desempenho até seu próximo “descanso estendido”. Por essa razão, o período de férias precisa ser visto como uma oportunidade para você pensar em outras coisas, sair e viver novas experiências.

Uma ideia legal é conciliar os estudos com diversão. Veja filmes que se relacionem com seus conteúdos. Além disso, também dá pra estudar vendo peças de teatro, exposições de arte, lendo história em quadrinhos e assistindo televisão.

Tenha cuidado para não exagerar. Então, quando for viajar, se concentre na viagem: não leve livros e apostilas. É o momento para aproveitar o descanso, a família, os amigos.

1. Tenha um local ideal

É preciso que o tempo para estudar durante as férias seja ocupado da melhor forma possível. E sabemos que a nossa casa tem mordomias. Mas a hora de estudar exige um local adequado. Levar livros, apostilas ou o notebook para a cama, não costuma render e você acaba com sono ou assistindo vídeos no youtube.

Procure um lugar que ache agradável e que seja tranquilo para estudar e, de preferência, que tenha uma mesa. Se não tem um lugar assim em casa, procure fora. O importante é que o espaço lhe faça sentir bem e favoreça a concentração. Evite, também, lugares em que haja grande movimentação e desligue TV, rádio, smartphone e outros dispositivos eletrônicos.

O ideal é que somente os materiais de estudo sejam a sua companhia. Além disso, organize a mesa e tente deixar a sua “estação de trabalho” voltada para a parede. Esse é um truque para ficar livre das distrações, já que até um passarinho passando pela janela é capaz de tirar a sua atenção. Se não houver esse espaço dentro de casa, exercite a sua concentração e mantenha a ideia da organização para que você mantenha um bom rendimento.

1. Lembre-se de seu objetivo

Você sabe o que você quer, certo? Tenha esse objetivo sempre em mente e se organize. Você pode aproveitar o mês de férias para se dedicar mais às matérias que gosta. A questão aqui é não enferrujar e manter a disciplina.  E lembre-se que a ação repetida vira um hábito.

E ai, acha que com essas dicas você ira manter o hábito e não perder o foco? Pode ter certeza que sim! Elas serão essências para as suas férias!

Se você gosta de dicas sobre estudos e férias, acesse o nosso blog e confira!!