Diversas atividades marcam o setembro amarelo na Uniandrade

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio acontece no dia 10 de setembro. Por esse motivo, em 2014, o mês foi escolhido para dar início, em todo o país, a Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio.

Essa é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Para mudar este pensamento o curso de Enfermagem, junto a coordenadora Profª Janayna Luvizotto, desenvolveram em setembro várias atividades de divulgação, conscientização e reflexão sobre o tema. Exemplo disso são os acadêmicos do curso de Enfermagem, que junto aos alunos de Psicologia, abordaram o tema em todas as turmas noturnas da Uniandrade.

Já os estudantes do 7º período noturno de Enfermagem criaram a “Árvore do Desabafo” que está localizada no térreo da instituição. Lá foram deixados vários depoimentos de pessoas que gritam por ajuda. No verso desses depoimentos foram deixados os contatos da Clínica de Psicologia da Uniandrade que é coordenada pela Profª Rafaela Conde.

No dia 18 de setembro, as acadêmicas do 7º período diurno de Enfermagem promoveram o evento “Diga Sim a Vida” que contou com mais de 100 participantes. Os palestrantes convidados, Ana Carolina Muller (Hospital San Julian) e Eric Aquino Corrêa (Hospital Erasto Gaertner), ambos psicólogos, proporcionaram uma manhã de reflexões acerca do tema.

Ao final do evento, 100 balões amarelos foram soltos na entrada da Uniandrade. Cada um deles continha mensagens de apoio, incentivo, alerta e o endereço da Clínica de Psicologia da Uniandrade.