Egressa do curso de Direito da Uniandrade foi aprovada na OAB antes mesmo de se formar
A atual advogada Neide Aparecida da Silva Gomes,que se formou em Direito pela Uniandrade pela Uniandrade, conquistou sua aprovação nas duas fases do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ainda quando cursava o 8º período e 9° período do curso. A aprovação surpreendeu, já que, tradicionalmente, os alunos só são aprovados após a conclusão do curso.
Neide conta que, durante o estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniandrade, se inspirou nas orientações do professor Dr. Cristiano Kamel Salmen, responsável pelo Núcleo na época. Observando as orientações que ele passava aos alunos do 10º período, ela começou a se preparar, realizando 13 simulados, que juntos somam 1.040 questões.
Inicialmente, Neide se inscreveu no exame apenas para avaliar seu desempenho. No entanto, ao ser aprovada na 1° fase, seguiu com foco para a 2° fase, a qual também se preparou por meio de simulados, totalizando 25 peças, dos quais constam recursos ordinários, reclamatórias trabalhistas, contestações, mandados de segurança, entre outras peças. Ao realizar a prova da 2° fase, foi aprovada novamente. “A Uniandrade foi muito importante para essa conquista”, ressalta a ex-aluna.
Dica para quem está se preparando
Neide recomenda treino constante e a realização de simulados. Vale destacar novamente que ela ainda estava no 8° período quando participou da 1° fase, e já no 9° período ao realizar a 2° fase, o que demonstra sua dedicação e foco.
O professor Dr. Cristiano Kamel Salmen relembra que Neide foi aprovada para estagiar no Núcleo de Práticas Jurídicas, há aproximadamente um ano, antes de sua aprovação na OAB. E no NPJ, além de conhecer a realidade da área, ela teve contato com um projeto da coordenação do curso de Direito, cujo objetivo é intensificar todo o esforço para a produção do TCC.
“A Neide aproveita muito bem as oportunidades” afirmou. “Ela passou a ampliar seu marco teórico, o que possibilitou respaldo para estrutura tanto do TCC quanto da elaboração das petições no NPJ. A universitária sempre esteve envolvida com todos os atendimentos e ações promovidas pelo NPJ da Uniandrade de cunho sócio cultural. Sendo assim, ela também estava reunindo suas horas complementares enquanto ampliava sua bagagem de conhecimento“, complementou o professor.
Um dos grandes diferenciais dela na época, foi sempre manter boa a sua frequência e suas notas, o que lhe permitiu focar na preparação para o exame da OAB. Além de realizar diversas provas, as quais o professor Cristiano corrigia, indicando em quais temas ela precisava dedicar mais atenção e reforçar o estudo, dessa forma, ela foi diminuindo a quantidade de erros. Ela também elaborou um caderno de estudos, onde anotava suas dificuldades e revisava os temas em que precisava ter mais foco, também fazia a utilização de apostilas e refazia questões que errava.
Além disso, criou um caderno de palavras-chave que auxiliavam na diferenciação das alternativas, no entendimento das questões e a aprimorar o seu desempenho. Depois de realizar diversos simulados, Neide decidiu fazer o exame para ver como se sairia e ter experiência. No entanto, obteve aprovação na 1° fase e passou a estudar e simular peças para a 2° fase.
Orgulho do curso
Para Salmen, Neide é um exemplo a ser seguido, pois ainda na faculdade já peticionava muito bem, demonstrava segurança ao atuar e já se considerava advogada antes mesmo de concluir a graduação. “É motivo de orgulho ter uma aluna dedicada assim, sou fã da Neide, pois ela é magnífica, exemplo de humildade, ao mesmo tempo que é estrategista”, complementa o docente.
E o professor ainda deixa a dica para os demais alunos: “Não deixem apenas para os últimos períodos para pensar no TCC e OAB”
Além da aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil, em 2022 Neide estava produzindo, em parceria com professor Cristiano, artigos científicos visando atender a comunidade com qualidade e bases bem fundamentadas.


