Entrevista | Coordenadora Pretta Fayet

Conversamos com Pretta Fayet, apaixonada por moda desde pequena, mestre em Teoria Literária e, muito em breve, completando dez anos à frente da coordenação do curso Design de Moda da Uniandrade.

Como começou sua história na Uniandrade?

Vou completar dez anos na coordenação. Eu estava voltando de Londres quando me perguntaram se eu tinha interesse na função. Também já dei aula aqui e hoje estou cuidando da gestão do curso e também do estágio supervisionado.

Como foi que se interessou pela área?

Sempre fui apaixonada por moda, desde pequena. Mas este curso não existia no Brasil na época, é um curso novo. Apesar de ter estudado Economia, eu fui produtora de moda por muitos anos. Não existia essa questão de consultoria de imagem, hoje muito forte, e eu já trabalhava com isso. O pessoal me chamava, eu trabalhava com várias produtoras, para fazer os figurinos dos comerciais, das fotografias que vão nos outdoors. Um dia, depois de morar fora, cheguei no Brasil e conversei com alguém, que comentou sobre o curso…

O que destaca do curso de Design de Moda da Uniandrade?

Eu sou suspeita pra falar, mas considero o melhor que tem. Em Curitiba com certeza. A gente trabalha muito a questão da modelagem. Os melhores modelistas estão saindo daqui, as pessoas me procuram pra pedir indicação de aluno. Além disso, a gente também têm muita formação teórica, aspectos psicológicos e sociológicos da moda. Mostramos por que a moda acontece, temos um aprofundamento muito grande.

Qual o maior desafio como coordenadora?

Um desafio é que na moda tudo muda muito rápido. A minha equipe já está a bastante tempo comigo. Eu sou muito mãezona, mas também sou linha dura, quando eu preciso. Mas é uma equipe muito boa, todos se respeitam muito. Isso é muito importante para o andamento do curso.

Quais os planos para o curso?

A gente andou revendo o curso, dois anos atrás. Transformamos ele em módulos e tem um módulo que está pra acontecer agora, que entra Consultoria de Imagem e Produção de Moda. Vamos concretizar a partir do ano que vem. Vamos fazer uma autoanalise do que foi essa transformação, para continuar tentando melhorar. Também está nos planos para o futuro um curso de pós-graduação.

Para os alunos, qual a fórmula do sucesso?

Você primeiro tem que gostar do que faz… E tem que ter dedicação. Se você se compromete a fazer alguma coisa, ela tem que ser muito bem feita. Ainda mais na nossa área, que a gente é muito detalhista, perfeccionista. Eu acho que é bom experimentar as várias áreas do Design de Moda, assim o aluno vai se descobrir. Fazemos com que eles experimentem as várias situações, aqui é um laboratório.

Indique uma série, um filme e um livro.

A série chama-se “O Tempo Entre Costuras”. Um filme: “O Grande Gatsby” (2013), que ganhou Oscar de melhor figurino. Um livro: “Cartas Extraordinárias”, ele é feito só de cartas de pessoas notáveis.

Quem contas e perfis você segue nas mídias sociais?

A Vogue… Eu sigo também o Reginaldo Fonseca, dono da Companhia Paulista de Moda. Ele é um grande amigo meu. Sempre que ele vem pra cá, ele faz grandes eventos e eu fico lisonjeada, porque ele abre para os nossos alunos. Acho muito bacana. Eu sigo também o João Pimenta e a Chiara Ferragni.

Quem é a personalidade que você admira na profissão?

Ronaldo Fraga! Eu acho ele sensacional. Já tive a oportunidade de conhecê-lo, além de ser um grande artista, é uma pessoa maravilhosa.

Você tem algum passatempo ou lado B?

Quem me conhece sabe. Eu adoro fazer dança. Sempre posto no meu Instagram, se você entrar, vai ver: a Pretta, ou ela está na moda ou na academia. Gosto muito de ler, também.