Entrevista | Prof.ª Manon Garcia

Conversamos sobre a trajetória, os desafios profissionais e também descobrimos algumas curiosidades sobre a atual coordenadora dos cursos de Administração do Câmpus Muricy e dos cursos tecnólogos em Marketing, Recursos Humanos e Logística.

O que te atraiu para sua área de atuação?

Trabalhar no mundo dos negócios sempre foi uma escolha, sou filha de empresários e tive uma educação voltada para o mundo business desde pequena.  Me direcionei para a área de marketing, onde o foco é a estratégia, inovação e desafio.

E as primeiras experiências profissionais, como foi assumir como gestora aos 21 anos?

Comecei a trabalhar aos 15 anos e me preparar para assumir os negócios da família na expansão. Ser gestora tão cedo foi um misto de reconhecimento e desafio. Desde então sempre assumi cargos de gestão, no Brasil e fora daqui. Reconheço que ser gestora demanda conhecimento, inteligência emocional, muita empatia e resiliência.

Comecei atuar na área comercial e logo me direcionei para a administração e marketing, sempre com o viés estratégico com foco em resultados.

Conte um pouco da sua história com a instituição. Como e quando começou?

Comecei na Uniandrade em 2015 como professora e logo assumi a coordenação dos cursos de administração, marketing, logística e recursos humanos. O primeiro desafio foi reformular os cursos tecnólogos, implantando metodologias inovadoras e um currículo no sistema modular com foco no mercado e na empregabilidade do aluno.

O que podemos destacar sobre os cursos de Negócios/Adm da Uniandrade?

Hoje com todos os cursos atualizados segundo as normativas e demanda do mercado, a qualidade dos cursos é nosso maior diferencial. Cursos atualizados constantemente, excelência nos processos de ensino e aprendizagem, alta qualidade do corpo docente, aumento da performance dos alunos ao longo do curso, alto índice de empregabilidade dos alunos em curso e egressos.

O que destaca dos planos para o futuro para os cursos?

Temos um curso em constante movimento de melhoria e adaptação à demanda do mercado e MEC. Nosso plano é mantermos o processo de inovação constante, aprimorar metodologias de ensino que estimulem o desenvolvimento dos melhores profissionais para o mercado de trabalho.

Quando começou na coordenação de curso? Qual o maior desafio nesta função?

Iniciei na coordenação em 2015 e meu maior desafio sempre será o aprendizado do aluno e sua empregabilidade, uma equipe comprometida e bons indicadores de performance internos e externos.

Que conselho daria aos estudantes da área para chegar o sucesso? Qual a fórmula?

É preciso ir além da sala de aula, desenvolver competências técnicas e comportamentais. No mercado somos contratados pelas competências técnicas e demitidos por competências comportamentais. Assim, é importante aprender a teoria, saber aplicar na prática e também ter curiosidade.

Indique um filme ou série. E um livro.

Série: The Crown – sobre liderança e inteligência emocional.

Livro: Café com Eficiência, de Chuck Martin, ensina a rever suas prioridades, a perceber as necessidades dos outros e a tomar as providências necessárias para recuperar o equilíbrio, a eficiência e a felicidade no mundo dos negócios.

Que personalidade você admira/te inspira?

Walt Disney, por ser um excelente gestor, preocupado com a equipe promovendo o desenvolvimento de um ambiente colaborativo, líderes de alta performance e engajados.

Tem instagram? Indique 3 perfis/personalidades que você segue.

Indico: @mulheresenegocios @portaladministradores e @sebraenacional. No Youtube, o canal Endeavor Brasil, com o melhor conteúdo de empreendedorismo e gestão.

Tem algum lado B/passatempo preferido?

Sim, adoro velocidade, comecei a correr de carro muito cedo em arrancada e depois fui para o Rally de Velocidade em marcas como Fiat, Peugeot e VW. Em 2015, encerrei nas pistas como vice-campeã sul americana e brasileira de rally de velocidade, campeã mineira e paranaense, categoria C pela Fiat Motors. Este ano de 2018 voltei aos treinos para retornar as pistas em 2019.

Qual foi sua viagem preferida e que recomenda?

Peru, é um lugar muito mágico, misterioso, cheio de histórias e uma cultura que transcende o tempo.