Dicas de etiqueta profissional

Etiqueta profissional – Confira dicas para impressionar no meio profissional!

Atuar em um ambiente profissional requer muito além de competências e habilidades profissionais. Requer também determinados comportamentos que precisam ser observados pelos profissionais para manter um ambiente harmonioso, para ser bem visto pelos colegas e também para trabalhar seu marketing pessoal.

Pensando nisso, nós elencamos algumas dicas de etiqueta profissional para que você arrase no seu ambiente profissional.

Confira mais algumas dicas que podem ser úteis para você:

A primeira dica de etiqueta profissional é: Seja pontual e assíduo 

Ser pontual é imprescindível no ambiente profissional.

Por isso, se organize para sempre chegar com alguns minutos de antecedência na empresa.

Quando tiver reuniões, é preferível sair de casa, pelo menos, meia hora antes do que está habituado, pois podem ocorrer imprevistos no caminho e é melhor chegar adiantado do que atrasado, não é mesmo?

Esteja sempre atento aos prazos de entrega das suas tarefas, procure sempre entregá-las com antecedência. Evite procrastinar, a procrastinação pode virar um hábito e ocasiona o acúmulo de tarefas; isso é muito negativo para a sua imagem profissional. Além disso, deixar as tarefas para realizar no último momento resulta em um trabalho imperfeito.

Falar sobre assiduidade em dicas de etiqueta profissional parece até bobagem, mas existem pessoas que sempre faltam.  Esse é um péssimo hábito, quando um colaborador falta no trabalho, a equipe fica desfalcada e os demais membros da equipe ficam sobrecarregados porque alguém precisa realizar a tarefa da pessoa que faltou.

No entanto, caso não haja outra saída a não ser faltar, por algum imprevisto ou urgência, procure avisar com antecedência  para que o seu superior possa se organizar e esteja ciente da situação. Nunca deixe pra avisar em cima da hora ou pior, avisar só no outro dia. 

A segunda dica de etiqueta profissional é: capriche na apresentação pessoal!

A apresentação pessoal é um tópico que não pode ser desconsiderado. A primeira impressão que as pessoas terão sobre você será a partir da  sua vestimenta.

Procure deixar as roupas e acessórios extravagantes para você usar nos seus momentos de lazer ou nos demais locais que você costuma frequentar. No ambiente profissional opte por roupas discretas.

As suas roupas sempre devem estar limpas e passadas  imagine usar a roupa toda amarrotada? Por mais que esteja limpa, poderá transmitir uma imagem de desleixo, super chato não é mesmo?

Os sapatos são outro item que merecem atenção nas nossas dicas de etiqueta profissional, pois precisam sempre estar limpos. Se for social, dê aquele lustre e esteja atento à higiene dos pés. Ninguém quer ser o responsável por aquele odor desagradável em dia de calor escaldante, não é mesmo?

A terceira dica de etiqueta profissional é: higiene pessoal

A higiene pessoal está atrelada à apresentação pessoal e as duas são indissociáveis. Para uma boa apresentação pessoal, a higiene pessoal precisa estar ok.  

Estar sempre atento ao cabelo que precisa estar limpo e penteado, a barba sempre feita e as unhas sempre limpas e cortadinhas.

Se você gosta de unhas compridas, esteja atento ao lixamento delas, mantendo-as bem apresentáveis. Sabe aquele esmalte descascando? Never, please! Não use jamais o esmalte descascado, é preferível tirar tudo do que deixar pela metade. 

Outro detalhe muito importante é a higiene bucal. Carregue sempre consigo um kit de higiene bucal para fazer sua escovação após o café e após o almoço. O café costuma deixar um hálito não muito agradável  e imagina que deselegante precisar conversar próximo dos colegas e estar com o hálito desagradável?

Pode ser útil sempre ter uma balinha de hortelã ou canela na bolsa. Tridente não é recomendável, pois é deselegante mascar chicletes no ambiente profissional.

A quarta dica de etiqueta profissional é: mantenha um tom de voz ameno

Manter um tom de voz ameno é essencial, faz parte da postura. Evite gritar, sabemos que podem acontecer situações desconfortáveis, mas jamais perca a cabeça e eleve a voz ao falar com seus colegas. O tom de voz elevado passa a impressão de tentar intimidar o outro. Isso pode gerar um ambiente de trabalho desconfortável.

Utilize a norma padrão para comunicar -se. Não precisa falar como se estivesse em um livro clássico do século XIX, mas evite gírias e palavrões, optando por termos profissionais.

A quinta dica de etiqueta profissional é: sempre verifique seus e-mails

É muito importante para sua imagem profissional, manter a caixa de e-mails em dia. 

Sempre verifique a caixa de e-mails pois pode ter recados importantes. Procure responder aos e-mails sinalizando ao remetente que você recebeu e visualizou a mensagem.

No entanto, não deixe que os e-mails interfiram na sua programação diária. Estabeleça um horário para chegar e responder aos e-mails pela manhã ao entrar no trabalho e no retorno do almoço, por exemplo, dessa forma você otimiza  sua organização diária.

A sexta dica de etiqueta profissional que selecionamos para você é: evite a rádio do corredor

Rádio do corredor??

Calma, a gente explica:  a rádio do corredor é um eufemismo para fofocas.

Evite envolver -se em fofocas, o “diz que me diz quê…”. Se você ouvir alguém falando dos colegas de trabalho, da empresa, do supervisor, disfarce e saia de perto, desconverse e  não dê corda para esse tipo de assunto. 

As fofocas no ambiente de trabalho não irão acrescentar em nada na sua vida profissional. Por outro lado, podem gerar situações desconfortáveis e difíceis de explicar posteriormente.

Então, evitar a “rádio do corredor” é a atitude mais inteligente a ser adotada.

E aí, o que achou das nossas dicas de etiqueta profissional?

Esperamos que tenha gostado e anotado nossas dicas para causar aquela boa impressão no seu ambiente profissional!

Aproveite e navegue pelo nosso blog para ficar por dentro de  mais conteúdos interessantes!

Você sabia que…

… a Uniandrade sempre posta dicas, frases motivacionais e eventos nas suas páginas das redes sociais?

Isso mesmo!  Curta nossas páginas no Facebook e no Instagram para permanecer ligadinho!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress