Capa blog lançamento do livro

Egresso do Curso de Direito da Uniandrade lança livro

Do TCC para a editora

O curso de Direito da Uniandrade tem mais uma conquista para comemorar: o egresso Silvio Cesar Machado dos Santos, que concluiu a graduação em dezembro do ano passado (dez/2022), irá lançar seu primeiro livro intitulado “Imunidade Tributária dos Templos de Qualquer Culto”.

A inspiração surgiu da pesquisa realizada pelo estudante para o Trabalho de Conclusão de Curso, o temido TCC. Em formato de monografia, a pesquisa precisa estar alinhada com aspectos do curso e é requisito para obtenção do diploma e título de bacharel.

Trajetória com a Uniandrade

Silvio ingressou na Uniandrade em janeiro de 2018, como acadêmico do curso de Direito. Mas o calouro se comprometia a desbravar a  sua segunda graduação, pois já atuava como contador há quase 20 anos.

Dr° Silvio Cesar Machado dos Santos
Foto: Dr° Silvio Cesar Machado dos Santos

A escolha pelo Direito se deu justamente pela possibilidade de conciliar as duas áreas. Silvio tencionava aprimorar seus conhecimentos nas áreas tributária, trabalhista e empresarial.

Eu já sabia em qual área seria meu tema do TCC desde o 1° período”, afirma o Dr. Silvio. Apesar de muitos alunos identificarem afinidades com determinada área jurídica conforme avançam no curso, Silvio que já atuava no campo contábil, sempre soube que iria desenvolver sua monografia dentro da área tributária.

A inspiração

Com o passar da graduação, Silvio quis unir Direito Tributário a um Direito Fundamental, sendo assim surgiu o tema da monografia: Imunidade Tributária nos Templos de Qualquer Culto, que aborda o benefício que os templos possuem de exercer atividades religiosas sem ter carga tributária, ou seja, sem pagar impostos.

A ideia de publicar o livro surgiu no final de 2022, assim que concluiu a graduação. Ao defender a monografia para a banca examinadora, composta pelos professores Dr° Kristian Rodrigo Pscheidt; Dr° Thiago Werner Ramasco e Dr° Tarso Cabral Violin, o formando obteve nota máxima e recebeu feedbacks positivos, entre eles a sugestão de publicar o trabalho.

Ao amadurecer a pesquisa, Silvio decidiu que a melhor opção de publicação seria um livro, levando em consideração a quantidade de laudas que compunham a monografia. Dessa forma, entrou em contato com a editora Lumen Juris para que se efetivasse a publicação.

O tema se destaca pois existem poucas publicações na área, a obra do Dr° Silvio será a 4° no Brasil.

Defesa TCC Silvio
Foto: Dr. Silvio dos Santos em sua defesa de TCC.

Dr. Silvio dos Santos em sua formatura.
Foto: Dr. Silvio dos Santos em sua formatura.

Serviço:

O lançamento está previsto para o dia 13 de abril de 2023, às 18h, na Livraria da Vila, situada à avenida Batel, n° 1868, Loja 314, Piso L3 – Batel, Curitiba – PR.
Após essa data estará disponível para comercialização também nas plataformas digitais.

convite lançamento
Foto: convite lançamento do livro “Imunidade Tributária nos Templos de Qualquer Culto”