Imagem em destaque sobre a temática "explorandoo curso de psicologia".

Explorando o Curso de Psicologia: em quais áreas é possível atuar?

A psicologia é a ciência que tem objetivo realizar o estudo da mente, da psiqué ou comportamento. Os profissionais dessa área tem a responsabilidades de contribuir e melhorar a qualidade de vida, bem-estar psíquico e emocional de toda a sociedade.

A atuação dos psicólogos tem sido cada vez mais visada, valorizada e requisitada, dado o aumento de casos que envolvem a saúde mental abalada, envolvendo transtornos como ansiedade, depressão, pânico e entre outros.

Conscientes desse cenário, o nosso curso de Psicologia oferece o melhor ensino para que você se torne um profissional de sucesso, com conteúdos sempre atualizados e profissionais que possuem experiência e prática psicológica comprovada!

Quer saber mais sobre o curso de psicologia e a atuação do psicólogo? Continue acompanhando este artigo!

Índice — Você encontrará os seguintes assuntos nesse artigo:

  • Quais são as áreas de atuação da psicologia?
  • Qual é o símbolo da psicologia e por que ele é usado?
  • Como é uma sessão de terapia?
  • Só psicólogo pode ser psicoterapeuta?

Quais são as áreas de atuação da psicologia?

A área da psicologia é vasta. Inclui a clínica, escolar, neuropsicologia, trânsito, meio ambiente, comunitária, jurídica ou forense, hospitalar, esporte e institucional. 

Tudo isso, é possível encontrar dentro da Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 013/2007, existem diversos campos de atuação. 

Imagem interna, ilustrando um desenho de cérebro com corações acima.
A área da psicologia é vasta, e todos os campos de atuação são encantadores.

Qual é o símbolo da psicologia e por que ele é usado?

O símbolo da psicologia é o Psi (?), que representa a psiqué ou a alma, e é utilizado dentro do contexto acadêmico, profissional e cultural. Essa letra do alfabeto grego se tornou um ícone associado à compreensão e estudo da mente humana.

Como é uma sessão de terapia?

De modo geral, a estrutura de uma sessão de terapia pode variar de acordo com a abordagem terapêutica do psicólogo. No entanto, alguns elementos estão presentes numa sessão de terapia, como um ambiente acolhedor e seguro, o terapeuta poderá fazer uma breve revisão do progresso do paciente desde a última sessão.

Nas sessões, o paciente poderá falar sobre pensamentos, sentimentos, experiências e desafios que sente em sua vida, o psicólogo poderá fazer perguntas para explorar mais sobre os pontos levados pelo paciente.

Durante as sessões, o terapeuta e o paciente buscam desenvolver estratégias e ferramentas para lidar com desafios, assim como, desenvolver habilidades de enfrentamento, técnicas de relaxamento e trabalhar para haver mudança na forma de pensar ou então, diminuir comportamentos inadequados.

É comum que o terapeuta ajude o paciente a ter insights sobre questionamentos, pensamentos e comportamentos, assim como, há a construção de metas para o futuro e pontos a serem alcançados.

É importante notar que a terapia é altamente personalizada e adaptada às necessidades individuais do paciente. O terapeuta desempenha um papel de apoio, facilitando a exploração, o entendimento e o desenvolvimento de estratégias para lidar com os desafios enfrentados pelo cliente.

Só psicólogo pode ser psicoterapeuta?

Sim. Há uma distinção entre psicoterapeuta e terapeuta. De modo geral, psicoterapeuta é um profissional formado em psicologia. Já o terapeuta não é necessariamente um psicólogo, pode trabalhar com outras formas de tratamento, com educação física ou fisioterapia, por exemplo.


A Psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional da sociedade.

Para mais conteúdos como esse, acesse o blog da Uniandrade.


Referências

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress