Lasso di cuore, a “novela msg” de Brunilda Reichmann

No final de 2018, a Professora Brunilda Reichmann, Docente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade, publicou Lasso di cuore, um texto ficcional que a autora denominou de “novela msg”, pois é uma narrativa com estrutura inédita sem narração ou descrição, mas toda estruturada em mensagens de texto.

As mensagens narram a história de uma professora e um professor universitários, ambos comprometidos com outras pessoas, que se apaixonam e vivem o deslumbramento de uma paixão avassaladora, porém, de curta duração. Entre silêncios e conversas que nem sempre estão registradas no texto, há resquícios de sonhos e visões que indicam um relacionamento de vidas passadas, em época e país distantes.

Apesar da impactante atração entre ambos os personagens, o livro mostra que nem sempre as histórias de amor terminam em finais felizes, mas com vírgulas, reticências ou meros e abruptos pontos finais. Logo, a novidade da narrativa conta com a fruição estética na forma em que a história é contada: mensagens de texto e de voz, e-mails e silêncios. Os encontros, as conversas, os telefonemas e as respostas, nem sempre contíguas, ficam à cargo do leitor imaginar ou situar.

A inovação literária está bastante presente entre os docentes do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade, haja vista a evolução da contemporaneidade; de forma a atrair temas e linguagens cotidianas que possuam aproximação ao leitor. Por conseguinte, a narrativa consegue realizar um trabalho estético que se valha de dispositivos multimidiáticos e atuais, encorajando demais ingressantes no Programa a proporem novas formas de literalidade e intermidialidade, veiculando aparatos sociais, históricos, culturais e estéticos à literatura.

 

Confira um trecho do livro Lasso di cuore

Uma sensação de paz preenche meu corpo e meu coração… Não sei explicar… nem preciso!

É ainda mais forte a sensação de voltar a ser seu… Olho em seus olhos e tudo me é docemente familiar… Toco seu corpo e sinto-me voltando a tocá-la… como se eu conhecesse há tempo cada pequeno detalhe seu…

Estar abraçado com você no sofá trouxe uma sensação de profundo aconchego… de estar em “nosso ninho”…

Encostar seu corpo ao meu foi um momento encantador… Como se a imensidão do Universo tivesse sido reduzida aos poucos milímetros de tecido que se interpunham a nós…

Intimidade com você não me causa surpresa… É algo natural… tão nosso…

O que é tudo isso? Traquinagens do céu? Dedinho de seu pai? Tesouro da alma, descoberto nas trilhas de olhos apaixonados que se viram tornados um só olhar…

 

REICHMANN, Brunilda. Lasso di cuore. Curitiba: Kotter Editorial / Kafka Edições, 2018.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress