Micro, Pequenas e Médias Empresas: entenda a diferença entre elas
Grandes geradoras de empregos, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) proporcionam grandes oportunidades de trabalho para quem deseja iniciar seu negócio.
Além de estarem presentes em diferentes setores de produção do país, os pequenos negócios são responsáveis por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do comércio brasileiro, representando 53,4% da riqueza encontrada neste setor.
Agora, você sabe diferenciar as classificações destas empresas? Venha saber mais!
Definições e classificações
Pensando em uma melhor definição desses negócios, a Lei Complementar nº 123/2006, conhecida também como Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas, foi criada para a definição de uma classificação oficial para esses negócios e, desde seu ano de aprovação, a Lei nº 123 teve diferentes alterações, tendo em vista o crescimento da economia do país. Assim, atualmente, o entendimento é que toda empresa com um faturamento anual igual ou inferior a R$ 360 mil se encaixa na categoria de microempresa.
Já as empresas que apresentam um rendimento entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões por ano são consideradas pequenas empresas. Empresas com ganhos superiores a esses mencionados são consideradas de médio porte.
Há outros órgãos que utilizam outras divisões para a identificação dessas empresas, como o próprio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que define o porte dessas empresas segundo o número de colaboradores contratados.
Seguindo esse critério, as microempresas teriam até nove funcionários contratados em atividades de serviços e comércio, e são classificadas como pequenas empresas os negócios com 10 a 49 pessoas ocupadas.
Vantagens e desafios das MPMEs
A flexibilidade em relação às rápidas mudanças do mercado, comparativamente às grandes empresas, o gerenciamento em menor escala e o potencial de crescimento também fazem das MPMEs uma possibilidade de início empresarial para aqueles que desejam investir.
Vale também ressaltar que a criação de pequenas empresas fortalece a economia local, ajudando diretamente na maior diversidade econômica com a geração de empregos e no giro do sistema financeiro local.
Agora, se você tem o sonho de se tornar um pequeno empreendedor, também é importante estar atento aos possíveis desafios que enfrentará ao iniciar seu próprio negócio. Desde o custeamento de despesas como aluguel até o gerenciamento financeiro do negócio e possíveis escassezes de recursos. Um bom planejamento financeiro é essencial para que esses problemas não afetem o funcionamento da sua empresa.
Além disso, agora que você é seu próprio dono, é necessário ter um breve conhecimento sobre gestão de pessoas e organização empresarial. Afinal, o mais importante em um negócio é que ele tenha capacidade e propensão para expansão, transformando sua microempresa em uma futura grande organização.
Dicas para quem deseja se tornar um empreendedor
Para finalizar, que tal mais algumas dicas para você que deseja se tornar um micro, pequeno ou médio empreendedor? Afinal, nada melhor do que começar seu negócio com o pé direito e aumentar suas chances de sucesso no mercado!
- Pesquisa de mercado e de produto: Antes de iniciar seu próprio negócio, é importante saber qual será sua concorrência, realizar uma análise de possíveis clientes e identificar suas melhores oportunidades de prospecção no segmento desejado. Vale fazer a seguinte pergunta ao iniciar seu próprio negócio: qual é o meu diferencial em comparação aos concorrentes? Assim, você consegue focar melhor em suas forças e no que ainda pode ser melhorado;
- Investimento e capital: Como mencionado anteriormente, é necessário ter em mente o valor financeiro necessário para iniciar sua empresa. Nessa questão, será de extrema importância considerar diferentes variáveis, desde a demora no retorno lucrativo até gastos imprevistos ou mudanças repentinas do mercado;
- Marketing e vendas: Já diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio! Focar em uma estratégia de marketing é essencial para que sua empresa seja vista pelos possíveis clientes. Além de utilizar as redes sociais como ferramenta profissional, vale a pena pesquisar sobre as melhores maneiras de anunciar seu negócio, seja pela internet, canais de comunicação ou através de publicidades Out of Home (OOH), como outdoors, pôsteres e outras publicidades visuais em locais públicos;
- Profissionalização e especialização: É importante estar sempre atento ao mercado e suas mudanças, buscando se profissionalizar na sua área de atuação. Seja através de cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial ou outras áreas que você deseja explorar ao criar sua empresa, é válido conhecer mais de perto as possibilidades de graduação que podem ajudar a fortalecer seu conhecimento na área de atuação. A Uniandrade oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação EAD que podem ajudar você!
- Persistência e resiliência: Nem sempre é fácil o caminho para se tornar um pequeno empreendedor, por isso é necessário estar preparado para enfrentar futuros desafios com determinação e resiliência. Além disso, é natural cometer tentativas e erros; o importante é fortalecer-se através do aprendizado, o que pode determinar suas chances de sucesso e crescimento!
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