Motivos para fazer uma licenciatura em Geografia

Já pensou em fazer licenciatura em Geografia?

Geógrafo é o profissional que atua com o espaço urbano e as suas diversas formas de ocupação. Ele analisa e desenvolve estudos sobre dados estatísticos, econômicos e ambientais.

O profissional formado em Geografia elabora mapas e monitoramento remoto de determinadas áreas. O geógrafo também pode atuar como professor em escolas ou universidades, podendo seguir a carreira de pesquisador.

Conheça mais sobre o curso para saber se ele é ideal pra você!

bannerpublicidade2

Áreas de atuação

Ensino

Quem é formado em licenciatura em Geografia pode ser professor. Trabalhar em escolas, como professor particular ou mesmo professor universitário, se continuar sua carreira acadêmica. Se você gosta de ensinar, essa pode ser a profissão ideal!

Geopolítica

Os profissionais atuam em empresas e órgãos públicos, pesquisando e aconselhando sobre o ambiente, a população e as relações da empresa com outras organizações. O profissional da geopolítica pode lidar com assuntos internacionais ou regionais.

Ecoturismo

Atua construindo roteiros de turismo ecológico, treinando guias turísticos, ensinando como preservar a natureza e até mesmo acompanhando grupos em passeios e escaladas, caso seja um aventureiro.

Planejamento agrícola

Os profissionais que fazem planejamento agrícola estudam questões de relevo e solo para planejar e projetar plantações e criações. Eles também estudam as necessidades de cada população para saber o que deve ser plantado.

Planejamento urbano

Os urbanistas trabalham planejando e, com a ajuda dos arquitetos e engenheiros, planejando as cidades. Eles consideram os locais, relevos, vegetações e todos os fatores ambientais para decidir como e onde serão construídas as estradas e moradias.

Cartografia digital

Com a ajuda de satélites e outros equipamentos de mapeamento, o profissional cria mapas precisos de vários locais. É essa tecnologia que permite a existência do Google Maps e do GPS hoje em dia!

Sensoriamento remoto

O sensoriamento remoto atua explorando com satélites e outros equipamentos lugares em que o ser humano não pode chegar.

Geoprocessamento

Esse profissional atua de maneira parecida com o de sensoriamento remoto e auxilia no planejamento urbano mapeando lotes e áreas com equipamentos de precisão, calculando e processando altitude e latitude, tamanho e profundidade dos terrenos.

Quanto ganha um professor de Geografia?

Segundo o guia salarial da Catho, a remuneração média de um professor de Geografia é de R$2.000. Um salário maior ou menor pode depender de alguns fatores, como a formação do docente e o porte da escola em que trabalha, além da região do país.

Via de regra, quanto mais especializado o profissional, mais chances tem de obter uma colocação em uma escola de grande porte que paga um salário maior. Portanto, a dica é: não fique somente na graduação.

Destaques do curso de Geografia da Uniandrade

Visitas técnicas

Realização de visitas técnicas orientadas que permitem ao aluno vivenciar in loco o que aprendeu em sala de aula.

Abordagem reflexiva

Busca pela construção de consciência profissional que aceite os desafios da carreira e compreenda a abordagem, além de reflexiva, problematizadora, das diferentes realidades a serem vivenciadas.

Biblioteca

A biblioteca da Uniandrade conta com um amplo acervo físico, com mais de 80 mil livros, e acervo digital atualizado.

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Geografia da Uniandrade!