Notas de corte do Prouni 2021: entenda como funciona!

Você já concluiu o ensino médio e está de olho em uma oportunidade de acesso ao ensino superior através do Prouni? Você possui dúvidas em relação às notas de corte?

Entenda sobre as duas categorias de bolsas ofertadas pelo Prouni 2021 e o perfil dos candidatos que podem participar da seleção.

Leia mais sobre o Prouni 2021 em:

PROUNI 2021: Tudo sobre prazos e datas | Uniandrade

Você já conhece os programas PROUNI, SISU e FIES? | Uniandrade

Qual a importância da nota de corte do Enem para o Prouni 2021?

É a nota de corte do Enem realizado em 2019 que vai definir a ordem das vagas para acesso às instituições de ensino superior em cada curso incluso no programa.

Por exemplo, se o curso que você tem interesse possui nota de corte 600, sua média no Enem de 2019 precisa estar acima de 600 para que você tenha uma chance de ganhar a bolsa para esse curso.

“Onde posso consultar qual a nota de corte para o curso que tenho interesse?”

O candidato pode consultar a nota de corte para o curso no qual ele tem interesse através do simulador de nota de corte Prouni. 

O site Educa Mais Brasil disponibiliza um simulador de notas de corte do Prouni para todos que tiverem interesse. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada através do link: Simulador de Corte de Notas | Educa Mais Brasil.

O que é preciso para conseguir participar do Prouni 2021?

Em primeiro lugar, você deve ter realizado a prova do Enem em 2019. Se você realizou, beleza! Agora, vamos aos outros requisitos para participar do Prouni 2021:

Para concorrer a uma bolsa integral no Prouni é necessário que o candidato tenha cursado o ensino médio em escola pública e a renda salarial mensal da família não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa.

Mas como vou saber se na minha casa a renda não ultrapassa um salário mínimo e meio por pessoa?”

Para realizar o cálculo é simples: basta somar os salários de todos que trabalham na residência e dividir pela quantidade de pessoas que moram ali. Se o resultado não ultrapassar um salário mínimo e meio, a pessoa estará apta a concorrer a uma bolsa 100% pelo Prouni.

“E se a renda mensal da minha família ultrapassar a quantia de um salário mínimo e meio por pessoa?”

Se a renda familiar do candidato ultrapassar a quantia de um salário mínimo e meio por pessoa, ele pode concorrer a uma bolsa parcial de 50% e atender pelo menos um dos requisitos abaixo (desde que o valor não ultrapasse a quantia de três salários mínimos por pessoa):

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter concluído o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
  •  Seja pessoa com deficiência (pcd).
  • Ser professor da rede pública de ensino, em pleno exercício do magistério da educação básica e integrante do quadro de docentes permanente da instituição.

“Eu tenho dúvidas de qual curso quero fazer, posso escolher mais de uma opção?”

O candidato pode escolher até dois cursos em instituições diferentes.

Após se inscrever, ele pode alterar o curso quantas vezes quiser até encerrarem as inscrições no site: Prouni – (mec.gov.br).

O que vai valer é a última alteração realizada.

Os candidatos serão selecionados conforme o corte de notas do curso da mais alta para as mais baixas.

Qual a nota mínima exigida para participar do Prouni 2021?”

Não existe uma nota mínima exigida para nota de corte do Prouni, a nota é calculada de acordo com a média dos alunos na prova do Enem 2019.

As notas do Enem 2020 não poderão ser utilizadas, pois as provas ainda não aconteceram por conta da pandemia da COVID-19. Elas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa, e na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Cada curso possui uma nota de corte diferente no Prouni, uma vez que ela é baseada nas médias dos alunos que desejam ingressar em cada curso.

Quais são as bolsas ofertadas pelo Prouni 2021?”

Como você já deve ter percebido, são duas possibilidades de bolsas para quem tem interesse em participar do Prouni 2021:

As bolsas integrais e também as bolsas parciais, referentes a 50% do valor do curso escolhido.

Para escolher qual das duas modalidades de bolsa você pode concorrer é preciso estar atento aos requisitos necessários para tal.

A modalidade da bolsa, seja ela integral ou parcial, não é definida pela nota de corte, mas sim pela renda familiar do candidato e é determinada no ato da inscrição.

É de extrema importância ter ética durante as inscrições, visto que, caso seja selecionado, será necessário comprovar a veracidade das informações quando for entregar os documentos para efetivação da bolsa.

Você sabia que os candidatos serão selecionados separadamente por modalidade da bolsa oferecida?

Um detalhe importante é que o candidato vai concorrer com outros candidatos pela mesma categoria de bolsa.

Se você se encaixa no perfil para a bolsa integral, sua nota vai competir com a de pessoas cujo perfil também se encaixa na bolsa integral.

O mesmo acontece com a bolsa parcial de 50%, se o seu perfil é para as bolsas parciais, sua nota de corte estará concorrendo com a nota de corte de outras pessoas que também requisitaram a bolsa parcial.

Nada mais justo, não é mesmo?

Conseguiu entender como funciona as notas de corte e que o corte depende de cada curso? Identificou em qual categoria de bolsa o seu perfil se encaixa?

Que maravilha! Agora fique atento aos dias para inscrição e seja um dos primeiros a acessar o site do Prouni para evitar imprevistos!

Já reserve um tempinho para realizar a sua inscrição com calma e fique atento aos dias em que as listas serão divulgadas com o nome dos aprovados!

A Uniandrade deseja boa sorte na conquista da sua bolsa pelo Prouni 2021!

Navegue pelo Blog | Uniandrade para conhecer mais sobre a instituição e permanecer ligadinho em conteúdos incríveis!

Siga-nos nas redes sociais!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress