O Futuro da Psicologia como Ciência e Profissão

O psicólogo Thales Vianna Coutinho, mestre e doutorando em medicina molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais participou de um debate organizado pelo professor Thiago Perez Bernardes de Moraes com as turmas do 9º e 10º períodos em psicologia da Uniandrade.

O tema do debate foi “O Futuro da Psicologia como Ciência e Profissão”, onde o professor Thales expôs uma visão bastante heurística sobre a psicologia contemporânea e os desafios e oportunidades que estão envolvidos no futuro da psicologia.

Dentre os temas debatidos o que se destacou foi a questão do atendimento “à distância” em psicologia. Thales também falou sobre a estruturação de grades de cursos de bacharelado em psicologia no Brasil, apontando os principais déficits presentes nas grades comuns e as tendências contemporâneas que estão ganhando mais clareza. Dentro desse mesmo tema, apresentou possíveis visões relativas ao ensino a distância de psicologia no Brasil.

No que se refere as tendências que Thales destaca como “emergentes” em psicologia, destaca-se a área de atuação do “cyber psicólogo” ou “psicólogo virtual”, além de outros campos mais tradicionais em psicologia, como a psicologia evolucionista, a genética do comportamento e a neurociência.

O professor também destaca a importância de se investir na área de psicologia social considerando esta como uma disciplina base para a compreensão das demais escolas do pensamento. Seguindo a mesma linha, enfatizou a necessidade dos psicólogos investirem em formação continuada ao longo da vida, a fim de “não ficarem para trás” no que diz respeito às atualidades da psicologia.

Ainda no que diz respeito à atuação profissional dos psicólogos do futuro (e do presente), Thales sublinhou a existência de campos diversos fora do “escopo tradicional”, como por exemplo, a atuação do psicólogo em diferentes setores da indústria cultural, ou ainda, no campo de tomadas de decisões em políticas públicas, dentre muitos outros.

Os professores Thales e Thiago também falaram sobre o projeto de pesquisa em psicologia política que estão desenvolvendo, que visa explorar a cognição política dos brasileiros. Apesar de expor uma argumentação crítica, Thales se mostra bastante otimista, pontuando que de maneira geral a psicologia é (e será) um dos empreendimentos humanos que mais ganhará oportunidades para se tornar mais robusta e madura.

Confira algumas imagens