O que é Semiótica e como ela é vista na Moda?

Em palavras simples, mas corretas, pode-se dizer que Semiótica é o estudo dos significados, mais precisamente, de como as coisas adquirem significado para os seres humanos.

O interesse pelos aspectos psicológicos da comunicação foi um dos motores do desenvolvimento da semiótica, sem dúvida. Quando o indivíduo fala, coloca suas palavras no lugar das ideias, por isso as pessoas podem se compreender.

Entretanto, isso só vai depender da compreensão do mesmo sistema linguístico. Se uma pessoa não fala turco, por exemplo, provavelmente não entenderá um falante dessa língua pelo fato de não conhecer o sistema de signos daquele idioma.

No design, a semiótica está em vários lugares. Ela está nos estudos que visam tornar a comunicação mais eficiente. A exemplo do que ocorre nas embalagens, ela está nos editoriais das revistas especializadas buscando emitir mensagens mais complexas, a fim de atingir camadas inconscientes da percepção humana. Logo, a semiótica se apresenta nas opções que o designer de moda faz quando escolhe a cor, o tecido e a forma de suas criações.

Estando a semiótica nos editoriais das revistas especializadas, isso a torna um elemento muito importante para a moda. Sendo assim, o Curso de Design de Moda da Uniandrade tem como diferencial o estudo da Semiótica. Além de aplicada, ela não se limita ao plano, à segunda dimensão. Ou seja, como as aulas são presenciais, o aluno é estimulado a “comunicar” ou potencializar um significado em sua criação volumétrica. Isso é importante porque as pessoas se vestem e são vistas como corpos volumétricos e dinâmicos.

Além disso, os conteúdos foram criados tendo como base o pensamento de Charles Peirce, ou seja, os alunos aprendem que, muito embora eles possam potencializar um artefato em termos de significado, esse significado dependerá sempre de alguém que o compreenda ou “legitime’.

Tal abordagem liberta o aluno para que ele possa investigar profundamente a si próprio e colocar a si mesmo nas suas criações, em busca de um possível contato com o outro.