Arquitetura e Urbanismo participam do Índice de Caminhabilidade em Curitiba

A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Lemos de Almeida, juntamente com três alunas do seu curso, Keila Kaminski, Débora Oliveira e Alicia Forte, participaram no dia 13 de março de 2019 da reunião inicial para realizar o Índice de Caminhabilidade em Curitiba, no Centro Politécnico. Esse projeto será um trabalho realizado por meio da coordenação conjunta do Observatório do Espaço Público e do Fórum de Mobilidade Ativa, para cumprir a agenda proposta pela campanha da Mobilize.org “Calçadas do Brasil”.

A pesquisa será realizada através de análise streetscape. A intenção é avaliar a caminhabilidade das cidades brasileiras, fotografando os locais e atribuindo notas de 0 a 10 a cada um dos quesitos avaliados. A proposta é avaliar as condições para circulação dos pedestres nas cidades, especialmente as imediações de edifícios e outros equipamentos mantidos pelo poder público.

Segundo a Mobilize.org, pedestres são o elo mais frágil da cadeia de mobilidade urbana, especialmente idosos, crianças e pessoas com alguma restrição física. Logo, somos todos pedestres, ao menos uma vez por dia.

Dados do IBGE ainda revelam que 1/3 das viagens urbanas diárias é feito a pé, em geral pequenos trajetos, até a escola, a creche, o mercado, mas também viagens longas, de vários quilômetros, até o local de trabalho. Sendo assim, justifica-se a importância dessa pesquisa em mobilidade urbana. Parabéns aos envolvidos!

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress