Qual é o perfil para fazer um curso a distância?

Quando pensamos em como será a educação no futuro, é pertinente nos perguntarmos qual será o papel do ensino a distância neste cenário. Será que existe algum perigo dos cursos presenciais sumirem por completo? Segundo os estudiosos do tema, existe um perfil de aluno diferente para cada modalidade. Deste modo, o curso a distância não viria para substituir o presencial, mas sim para atender um público específico.

De um perfil para o outro, existem diferenças ligadas à rotina deste aluno e também características mais particulares que levam ao sucesso do estudo a distância. O Mestre em Educação e Diretor Acadêmico da Uniandrade, Prof. Everaldo Andrade, afirma que o aluno do EAD precisa ter duas características principais: disciplina e gosto pela leitura.

1. TER GOSTO PELA LEITURA

O videoaula é um recurso bem aproveitado no ensino a distância, mas ainda existe uma predominância de materiais em formato de texto. Pesquisas mostram que o aluno consegue prender a atenção em um vídeo no máximo por oito minutos. Assim, os vídeos podem dar suporte aos estudos, introduzir ou concluir temas, mas não substituem os materiais textuais.

Importante enfatizar que a leitura é um hábito que pode ser desenvolvido. Para começar, uma boa ideia é reservar um cantinho especial para a leitura e criar uma rotina, ou seja: ler todos os dias, em um horário determinado. Começar pelo seu gênero preferido de livros é um bom caminho e, aos poucos, não terá dificuldades para ampliar o leque e ler qualquer conteúdo que for necessário.

1. TER DISCIPLINA PARA OS ESTUDOS

Além da facilidade para ler grandes volumes de texto, a segunda principal característica para o EAD é ter disciplina para os estudos. Sim, pois não existindo a necessidade de deslocamento e um horário marcado para a hora da aula, dependerá muito mais do aluno ter a organização e a motivação para assimilar todo o conteúdo.

Algumas pessoas tem mais facilidade para motivar a si mesmas e seguir um cronograma. Mas, o mais importante ao escolher um curso a distância é estar consciente e preparado para este esforço extra, nunca perdendo de vista o motivo principal que o leva a ter esta disciplina: alcançar uma graduação, aprimorar-se ou realizar o seu sonho profissional.

COMO FUNCIONA O EAD DA UNIANDRADE?

A EAD Uniandrade oferece para o aluno as mais diversas mídias online, como a videoaula, animações, textos, infográficos, entre outros. Todo esse material foi desenvolvido com uma linguagem dialógica, para que os materiais conversem entre si e, principalmente, com o aluno. Assim, é possível um aproveitamento mais efetivo por parte do estudante.

Quando existe qualquer dúvida ou problema administrativo, o aluno conta com o apoio da Monitoria, que está à disposição para solucionar essas questões, sendo o canal do Whatsapp uma das ferramentas para a comunicação entre o aluno e a instituição.

Já sobre as dúvidas de conteúdo, o aluno conta com um Fórum chamado “Fale com o tutor”, em que o aluno pode sanar suas dúvidas de conteúdo, bem como contribuir com os colegas em suas discussões.

Cada disciplina tem a duração de cinco semanas, sendo que nas quatro primeiras todas as atividades podem ser desenvolvidas online. Apenas na quinta semana é preciso comparecer ao Polo para realizar a avaliação presencial.

A Uniandrade oferece um portfólio com 21 cursos de graduação, sendo estes divididos em 12 tecnólogos, 04 bacharelados e 05 cursos de licenciatura. Para mais informações, acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo telefone: (41) 3219-4290.