Uniandrade cria de grupo de pesquisa sobre Machado de Assis no CNPq

A partir de um intercâmbio com as universidades de Brigham Young e Stanford, estabelecidos a partir do ano de 2016, no dia 11 de fevereiro de 2020 a professora doutora Greicy Pinto Bellin, do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da Uniandrade, criou, junto ao CNPq, o grupo de pesquisa Machado de Assis: Novas Perspectivas e Abordagens.

O grupo tem como vice-líder o professor da Brigham Young University, James Remington Krause, que visita regularmente o Brasil para participar das reuniões que acontecem mensalmente.

Integrantes do grupo de pesquisa Machado de Assis: Novas Perspectivas e Abordagens.

O objetivo do grupo é fomentar perspectivas e abordagens inovadoras sobre a obra machadiana, que possui uma vasta fortuna crítica. Na visão da professora Greicy,

“há uma predominância de abordagens de cunho sociológico nas obras de Machado, uma das mais importantes da literatura brasileira, fazendo com que demais aspectos não sejam analisados em profundidade.”

A finalidade do grupo é preencher esta lacuna dando espaço aos jovens pesquisadores da obra machadiana, bem como alunos de graduação e pós-graduação que estejam começando a pesquisar os textos do Bruxo.

Outro objetivo do grupo é organizar jornadas periódicas, chamadas Jornadas de Novos Estudos Machadianos. A jornada tem por finalidade consolidar, por meio de debates entre líderes, vice-líderes e demais integrantes do grupo, as perspectivas desenvolvidas durante as reuniões; objetivando, ainda, a publicação de anais com textos produzidos pelos participantes.

A primeira jornada foi realizada em dezembro de 2019 e contou com 18 participantes, bem como a participação presencial do vice-líder. Os anais da primeira jornada já estão sendo preparados.

As perspectivas para 2020 são boas devido a entrada de pesquisadores renomados da obra de Machado no grupo de pesquisa. Entre eles o notório João Cezar de Castro Rocha, professor titular de literatura comparada da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), faz parte da boa iniciativa. Ainda, há a perspectiva da participação de demais convidados brasileiros e estrangeiros, cujas presenças serão confirmadas.

Ainda na visão da professora Greicy,

“tanto o grupo quanto as jornadas são de fundamental importância para consolidar perspectivas inovadoras, estimular a participação de alunos em processo de formação intelectual e projetar a Uniandrade, e mais especificamente o Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária, como centros de referência e excelência nos estudos sobre a obra de Machado de Assis.”

Conheça essas e outras iniciativas do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da Uniandrade clicando aqui.