Qualidade de vida no Trabalho, do que se trata?

Escolha o curso ideal para garantir sua qualidade de vida no trabalho! 

Você sabia que a qualidade de vida no trabalho é indispensável para que o profissional seja saudável física e emocionalmente?

Pois é, levando isso em consideração é fundamental que você escolha o curso certo para ingressar, pois ele vai determinar seu futuro profissional.

Confira o que é qualidade de vida no trabalho e algumas dicas interessantes para que você mesmo possa contribuir para a sua qualidade de vida no trabalho!

Fique por dentro do universo da graduação:

Confira os 6 cursos de graduação mais procurados! Veja com qual você se identifica! | Uniandrade

Veja como é feita a divisão dos cursos de graduação entre as áreas do conhecimento! | Uniandrade

Conheça mais sobre a graduação em licenciatura | Uniandrade

Saiba mais sobre a graduação de bacharelado! Confira tudo sobre essa categoria do ensino superior! | Uniandrade

Antes de começarmos, precisamos entender os conceitos de qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, vamos lá!

O que é qualidade de vida?

Ao ouvir falas sobre qualidade de vida, as pessoas já conseguem imaginar do que se trata, mesmo que não saibam o que é. A qualidade de vida é associada, pelo senso comum, ao “sentir-se bem”.

O conceito de qualidade de vida contempla vários aspectos como saúde, trabalho e meio ambiente.

Mas além desses aspectos principais, que podemos citar resumidamente, a qualidade de vida contempla tanto a saúde física quanto psicológica, bem como as relações que o indivíduo estabelece com as outras pessoas dentro de casa e nas instituições sociais que frequenta e até mesmo a sua relação com o meio ambiente.

A qualidade de vida de um indivíduo vai impactar diretamente na sua autoestima e bem estar pessoal. 

Qualidade de vida no trabalho

E você pode pensar: Mas em que a qualidade de vida é relevante no meio profissional?

Ora, se a autoestima e o bem estar individual estiverem elevados, o desempenho das atividades será melhor, o relacionamento com os colegas de trabalho será melhor, otimizando a produtividade.

É por isso que se você está pesquisando cursos para ingressar, deve levar em consideração a área de atuação e se vai gostar de atuar com a profissão escolhida.

Seu trabalho, sua vida!

É mais ou menos isso mesmo, pois atualmente, as pessoas passam mais tempo no trabalho, com os colegas do que com a própria família.

A partir disso, a qualidade de vida no trabalho passou a ser considerada fundamental e seu conceito abrange também as atividades desenvolvidas dentro das empresas, organizações e instituições.

Essa qualidade de vida no trabalho é medida considerando a qualidade de vida do trabalhador dentro da empresa, bem como, de sua produtividade, podendo levar em consideração aspectos da vida do funcionário que não estão relacionados diretamente com o trabalho.

A qualidade de vida no trabalho se refere aos pontos positivos e pontos negativos que o ambiente de trabalho proporciona ao profissional. Com base nisso, esse ambiente de trabalho precisa oferecer condições que sejam favoráveis tanto para o indivíduo quanto para a saúde econômica da organização. 

No entanto, o profissional também pode adotar atitudes e comportamentos que favorecem a qualidade de vida no trabalho. Confira algumas dicas:

  • Mantenha o foco!

O profissional que mantém o foco e comprometimento com seu trabalho tem menos percepção das interferências e ruídos negativos que podem prejudicar o seu desempenho.

  • Não se envolva em fofocas!

Você sabe como são os meios sociais, em todo lugar existem pessoas que adoram uma fofoca sobre a vida dos colegas. Não seja uma dessas pessoas! Pois conversas fúteis roubam o foco e criam um ambiente cheio de atritos, nada saudável para trabalhar. 

  • Seja interativo!

Aprender a trabalhar em equipe é uma habilidade indispensável no meio profissional, por isso colabore com seus colegas, compartilhe as informações que eles precisam saber sobre o trabalho, troquem sugestões. É importante expor ideias, mas também é importante acatar ideias que diferem das suas.

  • Seja responsável com prazos e horários!

Entregar as tarefas dentro dos prazos estabelecidos é fundamental para manter-se saudável.

Sério isso? Como ser pontual torna alguém saudável?

Ora, se você deixar suas tarefas para a última hora, pode desenvolver ansiedade e estresse, na tentativa de terminar tudo a tempo… Vamos concordar que adotar tal comportamento não proporciona qualidade de vida no trabalho, muito menos ao trabalho realizado!

Se você se organizar para fazer tudo com calma, terá uma visão mais aguçada do seu próprio trabalho e evitará atrasos cumprindo suas atividades dentro do prazo programado.

  • Invista nas relações interpessoais

Sabemos que as pessoas podem ser difíceis e, muitas vezes, as relações no ambiente do trabalho não são fáceis, mas você não precisa ser o melhor amigo de todo mundo, pode apenas ser cordial, condicionando o ambiente de trabalho a ser o mais agradável possível.

Responder educadamente e com respeito não custa nada, mas faz uma grande diferença nos relacionamentos de trabalho.

Captou tudinho? Ao ingressar no mercado de trabalho não esqueça dessas dicas, pois vão fazer muita diferença na sua qualidade de vida no trabalho.

Qualidade de vida versus padrão de vida

Algumas pessoas podem confundir os dois termos e ter uma ideia equivocada sobre o que é qualidade de vida, cabendo aqui esse adendo.

Padrão de vida diz respeito à quantidade de bens de consumo e serviços aos quais a pessoa tem acesso.

Qualidade de vida não significa a pessoa ter algum bem material específico. Refere-se a como essa pessoa se sente, física e emocionalmente. O que não depende de bens materiais, mas sim da influência de como o próprio indivíduo se vê, das relações com outras pessoas e dos hábitos que esse indivíduo possui.

E aí, conseguiu entender a importância da qualidade de vida no trabalho e como sua profissão vai determinar grande parte dessa qualidade?

Então, escolha seu curso ideal com carinho e venha fazer parte dos graduandos da Uniandrade!

Navegue pelo Blog | Uniandrade para conhecer os cursos oferecidos pela nossa instituição e aproveite para ficar ligadinho em conteúdos interessantes como esse!

Siga nossas páginas nas redes sociais!

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress