Regra de três: para que serve?

Todo mundo já se viu diante de um conteúdo na escola e se perguntou “pra que eu vou usar isso?”, não é? A gente sabe. A questão é que conteúdos como a regra de três podem ser uma verdadeira mão na roda em situações práticas do nosso cotidiano, mas, muitas vezes deixamos de aproveitá-las porque não sabemos como aplicar. 

É por isso que nós separamos uma beabá da regra de três e seus usos, pra facilitar sua vida de uma vez por todas, bora?

Tipos de regra de 3

Simples

regra de três simples é um mecanismo da matemática utilizado para resolver problemas que envolvem 2 grandezas que são diretamente ou inversamente proporcionais.

Na regra de três simples a descoberta da incógnita se dá a partir do conhecimento de outros três valores que compõem o problema. Em outras palavras, é necessário que três valores sejam apresentados, para que assim, se descubra o quarto valor.

Composta

regra de três simples é um mecanismo da matemática utilizado para resolver problemas que envolvem mais de 2 grandezas que são diretamente ou inversamente proporcionais.

Para resolver um problema que envolve mais de duas grandezas, devemos inicialmente colocar os dados do problema em uma tabela e, em seguida, analisar se as grandezas são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.

E quando você usa isso?

Bom, se você dominar esse mecanismo simples e básico, você pode usar esse esquema em diversas situações cotidianas e profissionais, por exemplo:

Você está planejando terminar a obra de construção de muros ao redor da sua casa, que havia ficado parada por algum tempo. Você se lembra de alguns detalhes: para construir os 14 metros de muro que já estão prontos, foram necessários 3 dias de trabalho da equipe de construção. E sabe que que ainda faltam 42 de metros de muro a serem construídos. A sua pergunta é: quantos dias a obra vai levar para ficar pronta?

Simples! Perceba que aqui temos valores que são diretamente proporcionais. Ou seja, quanto maior o muro, maior o tempo que levará sua construção.

Então você faz a multiplicação cruzada:

Ou seja: Y = 9, seu muro estará em pé em exatos nove dias, caso a equipe de construção mantenha o mesmo ritmo de trabalho. 

??????? Outros usos possíveis

  • Seu chuveiro está vazando! Por isso, você quer saber quantos litros em média está desperdiçando a cada dia que passa sem fazer o conserto. Basta contar os pingos durante 1 minuto e aplicar a regra de três. Se em um minuto você ouve 10 pingos, sabe que em 1 hora serão 600 pingos. Mas como você vai saber quantas gostas equivalem a 1 litro? Simples! Você pode usar um desses copinhos de xarope e um conta gotas. Então você poderá saber quantas gotas equivalem a 5 ml, por exemplo e descobrir quantas gotas cabem em um litro.
  • Pesquisar nas lojas e nas oficinas de carros o consumo de combustível. Assim, você sabe quanto gasta em modelos ou marcas. Calcular o consumo e o gasto mensal que você terá com determinado modelo de carro. Se você sabe a distância em km da sua casa até o trabalho? Então fica fácil! Supondo que o carro dos seus sonhos faz 10 km com 1 litro, você consegue fazer a conta. Basta aplicar a regra de três e descobrir de quanto será seu gasto mensal considerando o preço médio do combustível.

E aí, pronto pra pensar o mundo matematicamente? Não se preocupe se você ficou um pouco confuso porque é 100% humanas. A gente entende!

O que importa é que tem curso e espaço pra todo mundo, dá uma olhada na nossa lista!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress