Vertentes de carreira | Psicologia

Quem estuda Psicologia e deseja trabalhar com a saúde e o estudo da mente humana, tem algumas decisões importantes para tomar, ao longo do curso. Primeiramente, os alunos são apresentados às linhas terapêuticas, eventualmente precisando eleger um caminho entre elas, sendo as principais a Psicanálise, o Behaviorismo e Humanismo. Já com relação às formas de atuação no mercado, o aluno formado encontra uma grande variedade de opções, incluindo as mais tradicionais e, a cada dia, de novos espaços que pedem a presença desses profissionais.

Confira uma lista das principais áreas de atuação do psicólogo, atualmente:

Intervenção Clínica: atua em consultórios, seguindo uma das correntes teóricas da Psicologia.

Hospital: realiza atividades diversas, tais como: atender pacientes de hemodiálise; dar assistência a familiares de pacientes terminais ou com alguma deficiência; faz intervenção em pessoas que passarão por cirurgia bariátrica, etc.

Organizacional: faz o recrutamento e seleção de profissionais para compor o quadro de funcionários de empresas.

Escola: participa do processo escolar, ao atuar em dinâmicas de ensino e aprendizagem; presta assistência a alunos e auxilia crianças e jovens portadoras de deficiência.

Social: atua em ONG, estudando propostas e intervenções sociais.

Esporte: atende atletas, faz avaliações de perfil e acompanhamento do esportista. Considerada uma área com grande potencial de crescimento.

Acadêmica: qualifica-se para a pesquisa e para a docência.

Psicologia Jurídica: trabalha em processos de adoção e no tratamento de vítimas de abuso. Pode atuar em penitenciárias, recuperando infratores.

Vale mencionar, também, os profissionais psicólogos que atuam no Detran, para avaliar motoristas; os que orientam jovens a eleger uma área de atuação; o campo da Neuropsicologia, com foco em pacientes com lesões ou malformações. Duas áreas recentes, são: o trabalho com familiares de vítimas fatais de desastres e a que atua com tratamentos e alternativas para os pacientes autistas. Encontramos, ainda, profissionais que atuam com marketing, treinamento de animais, entre vários outros campos.