1 – Operações Alpha
1 – OPERAÇÕES ALPHA
1.1 – TIRANDO RELATÓRIOS
Os relatórios se encontram na aba lateral esquerda do Alpha:
DESEMPENHO GERAL SINTÉTICO: Mostra de forma sintética a produtividade de um período específico. Geralmente é utilizado pelo gestor para verificar o que sua equipe fez até o momento, colocando o período da data atual até a data atual, ou ainda para verificar o desenvolvimento do time no dia anterior.
DESEMPENHO DE CAMPANHA ANALÍTICO: Mostra de forma analítica todos os registros dos candidatos a partir da Inscrição para o vestibular.
Importante: A partir do ato da inscrição temos as carteiras Prova Futura, Prova Faltou e Aprovado. Entretanto, os campos de Tentativas de Contato e Contatos com Sucesso deste relatório mostram os dados da carteira atual, ignorando possíveis contatos do mesmo candidato em outras carteiras.
DESEMPENHO DE OPERADOR ANALÍTICO: Mostra de forma analítica as tratativas que o operador teve em cada carteira, bem como inscrições e observações de cada registro.
DESEMPENHO DE OPERADOR SINTÉTICO: Mostra de forma sintética em PDF uma tabela com a quantidade de leads que o operador tem na carteira, bem como seus registros, inscrições, recusas e outras informações do período selecionado.
RELAÇÃO VISITANTES: Mostra de forma analítica todos os visitantes da campanha selecionada, também aponta os candidatos que tiveram inscrição para o vestibular através do campo “DATA DE INSCRIÇÃO”. Candidatos com este campo vazio não foram inscritos ainda.
1.2 – HABILITANDO OPERADORES E DISTRIBUINDO CONTATOS
Para ter acesso aos leads e receber novos contatos os operadores precisam estar habilitados nas carteiras. Isso pode ser verificado e controlado através de PROCESSO SELETIVO ? OPERADOR.
O gestor vai encontrar uma lista com todos seus operadores e 6 campos que podem ser flegados:
Cada flag tem uma função, como descrito a seguir:
USUÁRIO OPERADOR: deixa o operador aparecendo nos relatórios sintéticos.
ATIVO: permite que o operador receba contatos novos automaticamente sempre que houver uma importação ou o recebimentos de novos leads provenientes organicamente do site.
CART. CAND. APROVADO: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de aprovados.
CART. CAND. FALTOU: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de prova faltou.
CART. CAND. PROVA FUTURA: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de prova futura.
CART. CAND. VISITANTE: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de visitantes.
Para distribuir os contatos de um operador, é necessário desflegar o campo referente a carteira que se deseja transferir, marcar o percentual a ser transferido e então clicar em OK.
A quantidade atual de leads que cada operador possui pode ser sempre verificada através dos relatório DESEMPENHO DE OPERADOR SINTÉTICO, informado acima.
1.3 – CRIANDO PESQUISADOR
Os pesquisadores são utilizados para classificar a origem dos leads. Quando provenientes de campanhas do marketing eles ficam com identificações criadas pelo marketing, quando provenientes de reimportações pela própria captação eles ficam com classificação de reimport e assim por diante.
Para criar um novo pesquisador o gestor deve ir até PROCESSO SELETIVO ? PESQUISADOR e então clicar em novo, ao fim da página.
Devem ser preenchidos NOME, CPF, TELEFONE e se, necessário, observações do pesquisador.
Dica: diversas vezes será necessário utilizarmos números de CPF ou calculadoras de percentuais. Tudo isso e muitos outros processos podem ser automatizados através do site 4 DEVS.
1.4 – FAZENDO IMPORTAÇÕES
Existem 2 departamentos que importam leads para o Alpha: o marketing e a própria captação. Geralmente os leads que são importados pela Captação são leads já antigos, que voltam para reaproveitamento. Dessa forma, após o gestor separar os leads que voltarão ao sistema, o mesmo deve colocá-los dentro da planilha que possui a seguinte estrutura:
Os dados mínimos necessários para importar/reimportar leads são: Nome, DDD, Telefone e E-mail.
Depois de colocar todos os leads neste modelo, o gestor deve selecionar um pesquisador já existente, clicar em CARREGAR DADOS e depois em INICIAR IMPORTAÇÃO.
Todos os leads importados serão atribuídos ao usuário que importou (ao gestor). Dessa forma, ele deve distribuir esses leads conforme o processo foi ensinado acima.