Treinamento Captação

Treinamento Gestor

1 – Operações Alpha

1 – OPERAÇÕES ALPHA

1.1 – TIRANDO RELATÓRIOS

Os relatórios se encontram na aba lateral esquerda do Alpha:

DESEMPENHO GERAL SINTÉTICO: Mostra de forma sintética a produtividade de um período específico. Geralmente é utilizado pelo gestor para verificar o que sua equipe fez até o momento, colocando o período da data atual até a data atual, ou ainda para verificar o desenvolvimento do time no dia anterior.

DESEMPENHO DE CAMPANHA ANALÍTICO: Mostra de forma analítica todos os registros dos candidatos a partir da Inscrição para o vestibular. 

Importante: A partir do ato da inscrição temos as carteiras Prova Futura, Prova Faltou e Aprovado. Entretanto, os campos de Tentativas de Contato e Contatos com Sucesso deste relatório mostram os dados da carteira atual, ignorando possíveis contatos do mesmo candidato em outras carteiras.

DESEMPENHO DE OPERADOR ANALÍTICO:  Mostra de forma analítica as tratativas que o operador teve em cada carteira, bem como inscrições e observações de cada registro.

DESEMPENHO DE OPERADOR SINTÉTICO:  Mostra de forma sintética em PDF uma tabela com a quantidade de leads que o operador tem na carteira, bem como seus registros, inscrições, recusas e outras informações do período selecionado.

RELAÇÃO VISITANTES:  Mostra de forma analítica todos os visitantes da campanha selecionada, também aponta os candidatos que tiveram inscrição para o vestibular através do campo “DATA DE INSCRIÇÃO”. Candidatos com este campo vazio não foram inscritos ainda.

1.2 – HABILITANDO OPERADORES E DISTRIBUINDO CONTATOS

Para ter acesso aos leads e receber novos contatos os operadores precisam estar habilitados nas carteiras. Isso pode ser verificado e controlado através de PROCESSO SELETIVO ? OPERADOR.

O gestor vai encontrar uma lista com todos seus operadores e 6 campos que podem ser flegados:

Cada flag tem uma função, como descrito a seguir:

USUÁRIO OPERADOR: deixa o operador aparecendo nos relatórios sintéticos.

ATIVO: permite que o operador receba contatos novos automaticamente sempre que houver uma importação ou o recebimentos de novos leads provenientes organicamente do site.

CART. CAND. APROVADO: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de aprovados.

CART. CAND. FALTOU: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de prova faltou.

CART. CAND. PROVA FUTURA: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de prova futura.

CART. CAND. VISITANTE: permite que o operador tenha acesso a candidatos que se encontrem na carteira de visitantes.

Para distribuir os contatos de um operador, é necessário desflegar o campo referente a carteira que se deseja transferir, marcar o percentual a ser transferido e então clicar em OK.

A quantidade atual de leads que cada operador possui pode ser sempre verificada através dos relatório DESEMPENHO DE OPERADOR SINTÉTICO, informado acima.

1.3 – CRIANDO PESQUISADOR

Os pesquisadores são utilizados para classificar a origem dos leads. Quando provenientes de campanhas do marketing eles ficam com identificações criadas pelo marketing, quando provenientes de reimportações pela própria captação eles ficam com classificação de reimport e assim por diante.

Para criar um novo pesquisador o gestor deve ir até PROCESSO SELETIVO ? PESQUISADOR e então clicar em novo, ao fim da página.

Devem ser preenchidos NOME, CPF, TELEFONE e se, necessário, observações do pesquisador.

Dica: diversas vezes será necessário utilizarmos números de CPF ou calculadoras de percentuais. Tudo isso e muitos outros processos podem ser automatizados através do site 4 DEVS.

1.4 – FAZENDO IMPORTAÇÕES

Existem 2 departamentos que importam leads para o Alpha: o marketing e a própria captação. Geralmente os leads que são importados pela Captação são leads já antigos, que voltam para reaproveitamento. Dessa forma, após o gestor separar os leads que voltarão ao sistema, o mesmo deve colocá-los dentro da planilha que possui a seguinte estrutura:

Os dados mínimos necessários para importar/reimportar leads são: Nome, DDD, Telefone e E-mail.

Depois de colocar todos os leads neste modelo, o gestor deve selecionar um pesquisador já existente, clicar em CARREGAR DADOS e depois em INICIAR IMPORTAÇÃO.

Todos os leads importados serão atribuídos ao usuário que importou (ao gestor). Dessa forma, ele deve distribuir esses leads conforme o processo foi ensinado acima.

2 – Operações Huggy

2.1 – CADASTRANDO OPERADORES

Para cadastrar um novo operador na HUGGY, o gestor deve ir até o símbolo de engrenagem, clicar em AGENTES e então em “Adicionar agente”.

Os dados devem ser preenchidos conforme os campos solicitam. Atenção para alguns detalhes:

No campo de perfil de acesso: Administrador,  Agente e Gerente. Os operadores devem ser cadastrados como “Agente”.

No campo de Departamentos autorizados o gestor deve flegar os campos que correspondem ao que o agente vai trabalhar.

Depois de preencher todos os campos o gestor deve clicar em “Salvar”.

2.2 – ANALISANDO WORKFLOW

Todas as conversas que os agentes tratam ou finalizam, se estiverem corretamente catalogadas, devem aparecer no WorkFlow.

O gestor pode deixar que todas as conversas fiquem visíveis para ele ou pode filtrar por perfil de agente, assim vendo somente os registros que estão aos cuidados de determinado agente.

É possível verificar uma conversa clicando sobre ela. Também é importante verificar se a mesma está corretamente catalogada com as informações principais, como nome, email, etapa do workflow e assim por diante.

 

4 – Métricas e estratégias

4.1 – METAS POR OPERADOR

O que se exige de cada operador é no mínimo duas matrículas por dia. Desta forma, estima-se que o necessário para que cada operador alcance diariamente o número de matrículas é:

Por operador a cada dia:

200 tratativas (registros de tentativas de contato no Alpha)

30 sucessos (pessoas com quem ele falou)

5 inscrições

3 boletos gerados

2 boletos pagos (o que é considerado como pré-matrícula para o operador do G1)

O objetivo principal são as matrículas. Entretanto, se um operador consegue matrículas em um dia mas não bate nenhum outro indicador, dificilmente nos dias seguintes ele vai conseguir manter o número de matrículas em equilíbrio.

4.2 – BONIFICAÇÕES

Para que os operadores sejam motivados a impulsionar cada vez mais seus resultados, existem diversos projetos de bonificação. Segue abaixo:

COMISSIONAMENTO: os operadores recebem a cada mês uma bonificação em dinheiro que varia de acordo com suas matrículas e inscrições. Os valores são tabelados e partem de R$8,00 sem possuir teto.

VALE LANCHE: os operadores que fizerem 5 inscrições no mesmo dia receberão um vale lanche para ser gasto na cantina no valor de R$11,00 (aproximadamente um salgado ou doce e um refrigerante).

DAY OFF SÁBADO: o operador que tiver a maior pontuação durante a semana receberá folga no sábado, sem descontar de seu banco de horas. (Cada matrícula valendo 3 pontos e cada inscrição valendo 1 ponto).

CAIXA PARA CAMPANHAS RELÂMPAGO (em etapa de aprovação): é solicitado um caixa de R$300,00 por mês para que o gestor faça campanhas relâmpago, estabelecendo metas de inscrição ou matrícula em condições específicas para bonificar o operador em R$50,00 via PIX. Além disso, parte desse dinheiro pode ser convertido em doces para que o operador ganhe caso faça uma inscrição ou matrícula.

8 – Gerando o boleto

O boleto bancário pode ser gerado após a realização da prova do vestibular, na própria tela de aprovação.

O campo de “Cupom de desconto” pode ser preenchido com códigos que estarão disponíveis nas tabelas de valores. Cada cupom utilizado mostrará os novos valores e condições especiais no canto esquerdo da tela.

Após selecionar o cupom correspondente, tanto o operador quanto o candidato podem gerar o boleto. Após o candidato pagar o boleto, o operador do grupo G1 finaliza sua função.

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