A graduação em Administração prepara profissionais para atuar com planejamento, organização, controle e gestão corporativa, além de formar para atividades estratégicas dos setores público e privado. O aluno de Administração entra em sintonia com as inovações, com a tecnologia e com o empreendedorismo. Ganha domínio dos conhecimentos da ciência da administração e se torna apto a elaborar projetos e assumir cargos de liderança. A Uniandrade prepara os alunos para atuar de forma crítica e reflexiva diante da complexidade e das contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, sempre valorizando a inovação e o desenvolvimento socioambiental.
Formas de atuação: A formação de caráter múltiplo permite ao administrador atuar em segmentos diversos: financeiro, marketing, logística, recursos humanos, produção ou vendas. Enfrentando um mercado bastante competitivo, o profissional precisa ter habilidades adicionais como uma boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. Mais especificamente, deve ter compreensão do papel social das organizações, agindo de maneira ética, dentro dos princípios administrativos.
NÚCLEO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS O Núcleo proporciona a qualificação por meio de atividades práticas e a aproximação com empresas e a comunidade em geral, fomentando o desenvolvimento de competências técnicas e estratégias com foco no mercado de trabalho.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO O aluno incentiva e oferece diversas atividades de extensão para complementar a formação do aluno, em formatos diversos como cursos, visitas acadêmicas extraclasse, palestras, seminários, oficinas, cursos de extensão, oportunidades de estágio.
COMPETÊNCIAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS Entre as várias competências adquiridas nesta graduação, destaca-se a aptidão para solucionar problemas de maneira criativa e socialmente responsável, bem como estabelecer e sustentar relacionamentos, sempre transitando na diversidade e desestimulando desigualdades.
1º PERÍODO |
C.H. |
FILOSOFIA |
66 |
ECONOMIA E CENÁRIOS GLOBALIZADOS |
66 |
ÉTICA PROFISSIONAL |
66 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
66 |
PSICOLOGIA |
66 |
TOTAL |
330 |
2º PERÍODO |
C.H. |
CONTABILIDADE BÁSICA |
66 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I |
66 |
MATEMÁTICA |
66 |
CIÊNCIA POLÍTICA |
66 |
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL |
66 |
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS |
66 |
TOTAL |
330 |
3º PERÍODO |
C.H. |
LOGÍSTICA |
66 |
GESTÃO DE PESSOAS I |
66 |
ESTATÍSTICA E INDICADORES REGIONAIS |
66 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II |
66 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
66 |
QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL |
66 |
TOTAL |
396 |
4º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DA QUALIDADE |
66 |
GESTÃO DE PESSOAS II |
66 |
CONTABILIDADE DE CUSTOS |
66 |
GESTÃO FINANCEIRA |
66 |
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA |
66 |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS |
66 |
TOTAL |
396 |
5º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DE RECURSOS E MATERIAIS |
66 |
MARKETING ESTRATÉGICO |
66 |
GESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES |
66 |
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA |
66 |
SUSTENTABILIDADE NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS |
66 |
EMPREENDEDORISMO |
66 |
TOTAL |
396 |
6º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DA PRODUÇÃO I |
66 |
GESTÃO DE SERVIÇOS |
66 |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
66 |
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO |
66 |
COMÉRCIO EXTERIOR |
66 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA |
66 |
TOTAL |
396 |
7º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DA PRODUÇÃO II |
66 |
GESTÃO MERCADOLÓGICA |
66 |
GESTÃO DE PROJETOS |
66 |
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS |
66 |
JOGOS DE EMPRESA |
66 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
180 |
TOTAL |
510 |
8º PERÍODO |
C.H. |
PESQUISA OPERACIONAL |
66 |
GESTÃO PÚBLICA |
66 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO |
66 |
AUDITORIA EMPRESARIAL |
66 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
180 |
TOTAL |
444 |
DISCIPLINA LIBRAS – OPTATIVA |
66 |
RESUMO GERAL |
H/A |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
360 |
TOTAL DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS |
2508 |
TOTAL DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA |
396 |
TOTAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
360 |
TOTAL GERAL DO CURSO |
3624 |
1º PERÍODO |
C.H. |
FILOSOFIA |
66 |
ECONOMIA E CENÁRIOS GLOBALIZADOS |
66 |
ÉTICA PROFISSIONAL |
66 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
66 |
PSICOLOGIA |
66 |
TOTAL |
330 |
2º PERÍODO |
C.H. |
CONTABILIDADE BÁSICA |
66 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I |
66 |
MATEMÁTICA |
66 |
CIÊNCIA POLÍTICA |
66 |
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL |
66 |
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS |
66 |
TOTAL |
330 |
3º PERÍODO |
C.H. |
LOGÍSTICA |
66 |
GESTÃO DE PESSOAS I |
66 |
ESTATÍSTICA E INDICADORES REGIONAIS |
66 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II |
66 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
66 |
QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL |
66 |
TOTAL |
396 |
4º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DA QUALIDADE |
66 |
GESTÃO DE PESSOAS II |
66 |
CONTABILIDADE DE CUSTOS |
66 |
GESTÃO FINANCEIRA |
66 |
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA |
66 |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS |
66 |
TOTAL |
396 |
5º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DE RECURSOS E MATERIAIS |
66 |
MARKETING ESTRATÉGICO |
66 |
GESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES |
66 |
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA |
66 |
SUSTENTABILIDADE NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS |
66 |
EMPREENDEDORISMO |
66 |
TOTAL |
396 |
6º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DA PRODUÇÃO I |
66 |
GESTÃO DE SERVIÇOS |
66 |
GESTÃO ESTRATÉGICA |
66 |
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO |
66 |
COMÉRCIO EXTERIOR |
66 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA |
66 |
TOTAL |
396 |
7º PERÍODO |
C.H. |
GESTÃO DA PRODUÇÃO II |
66 |
GESTÃO MERCADOLÓGICA |
66 |
GESTÃO DE PROJETOS |
66 |
AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS |
66 |
JOGOS DE EMPRESA |
66 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
180 |
TOTAL |
510 |
8º PERÍODO |
C.H. |
PESQUISA OPERACIONAL |
66 |
GESTÃO PÚBLICA |
66 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO |
66 |
AUDITORIA EMPRESARIAL |
66 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
180 |
TOTAL |
444 |
DISCIPLINA LIBRAS – OPTATIVA |
66 |
RESUMO GERAL |
H/A |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
360 |
TOTAL DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS |
2508 |
TOTAL DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA |
396 |
TOTAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
360 |
TOTAL GERAL DO CURSO |
3624 |
"O curso de Administração é um dos cursos que mais geram empregos, visto que ao longo do curso o aluno conta com uma formação diversificada em várias áreas, ou seja, conteúdos generalistas. Assim, gerenciar organizações, lançar novos produtos no mercado, organizar a produção de uma fábrica e liderar equipes são algumas das ações desempenhadas pelo administrador, que conta com a vantagem de ter uma ampla variedade de ofertas no mercado de trabalho."
Mestre em Educação. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e em Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior. Ministrou disciplinas nos cursos de Administração, Comércio Exterior, Engenharia de Produção, Pedagogia e Enfermagem. Atualmente coordena no Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE os cursos presenciais de: Administração, Marketing, Recursos Humanos e Logística e os cursos em EaD: Administração, Marketing, Gestão Comercial, Logística, Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Atua também como docente e tutora em diversos cursos de graduação da UNIANDRADE. Coordena o NGN - Núcleo de Gestão e Negócios da Uniandrade. É membro do CPCE - Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP. Membro do Pacto Universitário em Direitos Humanos. Avaliadora de trabalhos para congressos e parecerista do Guia do Estudante/Estadão. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Possui registro no Conselho Regional de Administração. Líder do Grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq: Grupo de Gestão e Negócios.