Fluxo de solicitação, produção e fechamento de eventos de extensão

Este aqui é um passo a passo de como deve ser o procedimento com os eventos! Dentro do departamento, o colaborador responsável pelos eventos na IES deve cuidar do fluxo do início ao fim.

Antes de entendermos quais processos temos que fazer para lançar um evento, vamos entender qual processo o solicitante deve fazer, assim poderemos orientá-lo corretamente:

Eventos sem investimento (custo para a IES):

  1. Sempre quando o professor solicitar um evento é preciso que ele agende a data no Callendly; Os eventos devem ser solicitados com período ideal de 30 dias, e no mínimo 10 dias antes do evento.
  2. Caso haja necessidade de espaço físico e materiais da IES, o organizador deve também fazer esta reserva diretamente com a equipe de gestão dos laboratórios no e-mail [email protected]
  3. Com a data reservada, ele deve preencher com todas as informações da palestra o formulário de solicitações marketing. Quando ele faz este processo, todos os profissionais envolvidos na produção recebem os dados em seu e-mail. Caso você não esteja recebendo, envie um e-mail para [email protected] para que você seja cadastrado no fluxo de recebimentos. 
  4. Em até 3 dias úteis o solicitante receberá o material para apontar as correções necessárias;
  5. Em mais três dias, o marketing irá enviar a arte final e materiais publicados.

Importante: devemos buscar canalizar as solicitações por este canal. Lá temos todos os dados necessários para um evento, não tendo todos os dados, o processo ficará parado da mesma forma. Além disso, permite oficializar o pedido e enviar as imagens na resolução correta, diferente do whatsapp que reduz a resolução para possibilitar o envio.

Eventos com investimento (custo para a IES):

Os eventos com investimento da parte da IES seguem o mesmo processo, mas devem antes cumprir uma etapa adicional: solicitar a aprovação do evento e verba ao departamento pedagógico [email protected]. Com o evento aprovado, o solicitante pode preencher o formulário de solicitações do marketing. Três dias úteis antes do evento deverá ser confirmado se o valor arrecadado cobre os custos, caso isso não ocorra, o evento deverá ser cancelado. Tendo confirmado a adesão ao evento, o financeiro fará a liberação da verba para aquisição dos materiais e confirmação dos profissionais envolvidos. Em caso de cancelamento, o marketing deverá fazer o repasse do valor existente no Sympla ao financeiro solicitando o reembolso aos alunos, juntamente com os dados bancários de cada um.

Como o valor arrecadado é dividido entre a IES e o organizador?

Removidos os custos, o valor arrecadado é dividido igualmente entre a Instituição e o organizador.

Entre os custos é preciso incluir:

  • o valor da sala utilizada; 
  • valor pago ao palestrante.
  • Demais itens necessários listados pelo organizador;

Quais eventos podem ser solicitados e quais os padrões a serem seguidos?

  • Podem ser divulgados eventos presenciais e eventos online, pagos ou gratuítos
  • Os eventos online devem sempre ser realizados pelo StreamYard, com transmissão para as plataformas do YouTube e Instagram. Caso seja do interesse do palestrante uma maior interação, é possível realizar o evento pelo Google Meet, mas sempre mantendo as transmissões para as redes sociais. O evento somente não será transmitido, se o conteúdo for sensível e não puder ser divulgado de forma mais abrangente;
  • As inscrições do evento são realizadas sempre pelo Sympla, assim como o envio dos certificados em até 30 dias após o evento, que podem ser baixados automaticamente pelos participantes, facilitando todo o processo.
  • Para certificados com diferenciação de carga horária é necessário criar uma lista de presença pelo Google Forms, que ficará sob a responsabilidade do professor organizador enviar ao marketing em até 3 dias úteis após o evento, para fechamento e disponibilização dos certificados.

Qual o processo deve ser seguido pelo marketing?

1- Etapa da documentação

  • colocar o evento no trello com checklist e marcar as pessoas da equipe que irão colaborar na produção.
  • Coletar os contatos (email e @) de cada um dos palestrantes (para coleta do termo de uso de imagem) e @ para marcar na publicação (podemos adicionar no formulário);
  • Assim que recebido o formulário, enviar um e-mail a cada um dos palestrantes perguntando se ele autoriza o uso da imagem dele para aquela finalidade.. 
  • Salvar as autorizações na pasta do evento no drive e encaminhar por e-mail ao RH da sua cidade;

2- Etapa de produção

    • Texto para o Sympla: apresentando todo evento da forma mais completa possível, com todas as informações sobre o objetivo do evento, nome, sobre das palestras, palestrantes, data, horário, local, se é pago ou gratuito, quantidade de horas, prazo final de inscrições. Enfim, tudo bem completinho.
  • Texto para rede social: Texto de chamada para o evento com as informações principais do evento. Texto com bastante interação com o público fazendo com que eles vão para o sympla realizar a inscrição.
  • E-mail: texto de convite para a participação do evento. É importante colocar as informações principais de forma que instigue o público a se inscrever.
  • Criativo para feed em forma de carrossel (1080×1080), de preferência; Criativo para o Sympla (1920×1080) e para o Story (1080×1920).

3- Etapa de revisão, postagem e transmissão

  • Com o material pronto, suba ele para o drive, envie o link no grupo da redação e depois ao professor responsável para que ele faça a revisão e aprove.
  • Realize a postagem no Sympla, Instagram, Facebook, Story e grupo dos coordenadores.
  • Eventos com transmissão pelo YouTube, criar o link de transmissão por StreamYard e enviar ao responsável o link da sala de transmissão e do YouTube. 

4- Pós – evento

  • Produção e envio dos certificados em até 30 dias após o evento.
  • Retirar o relatório do evento e postar no drive na pasta junto com os outros materiais. O relatório deve conter: os nomes dos participantes, valor arrecadado e dados bancários para repasse financeiro. Eventos gratuitos dispensam os dois últimos dados, mas ainda assim precisamos do relatório.
  • Enviar um e-mail ao grupo da sua IES listado em um dos e-mails abaixo, relatando a realização do evento com o relatório em anexo + dados dos participantes para a coleta dos termos de uso de imagem. Quando vc envia e-mail a este grupo, automaticamente o RH, a direção, o ndi e o departamento de emissão de diplomas recebe o informativo.

Segue lista de grupos de e-mail para eventos de cada cidade:

SMG à  [email protected] 

UNIB à  [email protected]

Uniandrade  [email protected]

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